Advisor | Deslandes, Suely Ferreira | |
Author | Mesquita, Ana Maria Otoni | |
Access date | 2012-09-05T18:24:11Z | |
Available date | 2012-09-05T18:24:11Z | |
Document date | 2008 | pt_BR |
Citation | MESQUITA, Ana Maria Otoni. O significado da gravidez na adolescência a partir da ótica dos profissionais de saúde. 2008. 220 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4544 | |
Abstract in Portuguese | A tese teve como propósito a análise dos sentidos e significados atribuídos à gravidez na adolescência a partir dos discursos dos profissionais de saúde. Nosso enfoque partiu da hipótese de que o que tem limitado a produção de cenário favorável ao agir comunicativo segundo o conceito do filósofo Jürgen Habermas, na área da assistência à adolescente grávida, é a construção de uma visão hegemônica de risco revelada através da literatura especializada e, também, das falas dos profissionais sobre adolescência. A concepção de adolescência na cultura brasileira é ser fase de transição vinculada à puberdade, a processos fisiológicos, geneticamente determinados, e tem como padrão de referência a proposta, segundo Einsenstadt, de organização social e familiar universalizante. O setor Saúde formula um discurso hegemônico sobre o comportamento adolescente, apesar do fato de que o início das transformações fisiológicas, sexuais, psicológicas, sociais cognitivas poderem variar muito de uma pessoa para outra, em diferentes contextos. Essa conceituação, somada às limitações relativas ao agir comunicativo intra-equipe multidisciplinar, contribuem para a manutenção do status quo estratégico, no sentido habermasiano, dos serviços de pré-natal de adolescentes. Esse contexto tem dificultado a formulação de novas perspectivas no universo da inter-pessoalidade, dificultando a construção da proposta de humanização do atendimento baseada, entre outros, nos princípios da transversalidade de saberes, na articulação entre gestão e atenção e, especialmente, a oportunidade do protagonismo dos sujeitos. A metodologia empregada foi a da análise do conteúdo dos discursos dos profissionais selecionados e teve como referência uma visão pragmática do discurso, que considera a linguagem uma forma de vida e que a partir dela podemos inferir significados às relações e processos subjacentes. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gravidez na Adolescência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Significados | pt_BR |
Subject in Portuguese | Profissionais de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ação Comunicativa | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ação Estratégica | pt_BR |
Title | O significado da gravidez na adolescência a partir da ótica dos profissionais de saúde | pt_BR |
Alternative title | Significance of pregnancy in adolescence from the perspective of health professionals | pt_BR |
Type | Thesis | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | The purpose of this thesis is the analysis of the meanings attributed by health professionals to the phenomenon of teenage pregnancy. The focus was in the hypothesis that what limits the development of a more favorable scenery to the ‘communicative action’, according to the philosophical concept of Jürgen Habermas, aiming a better assistance to pregnant teenagers in health services, is the construction of a hegemonic
“risk conception” identified in the specialized literature and through the words of the interviewed professionals on adolescence. The conception of adolescence in the Brazilian culture is that of a transition period, organized in function of puberty and the physiological, genetic determinate characteristics, social and family ideals that purchase universality of goals and values, according to the anthropological concepts of Eisentadt.
The hegemonic vision of health area is developed, ignoring the fact that adolescent
characteristics being quite different from one person to another in multiple contexts. Added to the referred facts, are the limitations of the ‘communicative action’ between members of health staff, which contributes to maintain the status quo of ‘strategic action’, referring to the Habermasian concept. The scenery turns the process of making changes for new practices in the assistance procedures very difficult, which helps to perpetuate old and inefficient patterns, putting aside the aims of humanization of the attendance as: transversal knowledge, integrated attention to management and the
possibility to include the creative participation of all involved in attention.
Communicative or strategic action, this is the question for management in health assistance for teenagers.
The methodology applied was analysis of contents through a pragmatic point of view, which considers language a concrete form of life, according to Wittgenstein’s philosophical proposals. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Pregnancy in Adolescence | |
Subject | Health Personnel | |
Subject | Medical Records | |
Subject | Hospital Records | |
Subject | Interviews as Topic | |
DeCS | Gravidez na Adolescência | pt_BR |
DeCS | Pessoal de Saúde | pt_BR |
DeCS | Registros Médicos | pt_BR |
DeCS | Registros Hospitalares | pt_BR |
DeCS | Entrevistas como Assunto | pt_BR |