Advisor | Gruzman, Carla | |
Author | Conceição, Thaynara Flôr Marques | |
Access date | 2021-02-01T20:07:01Z | |
Available date | 2021-02-01T20:07:01Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | CONCEIÇÃO, Thaynara Flôr Marques. O jovem e a exposição: uma análise sobre os objetos e a produção de sentidos no Museu da Vida. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45912 | |
Abstract in Portuguese | É inegável hoje reconhecer os museus como lugar de produção e divulgação de conhecimentos, educação e oportunidade de lazer. As iniciativas propostas demonstram planejamento, intencionalidades e características particulares dessas instituições, que são consideradas também como ambientes não formais de educação. Nesse contexto, os museus podem ser vistos como espaços de ampliação de horizontes para o público, despertando seu interesse para aspectos culturais e históricos da humanidade, provocando curiosidade e levando o visitante a novas perguntas (VALENTE, 2009). O estudo apresentado aqui segue a abordagem qualitativa desenvolvida no campo da Educação em Museu e Divulgação Científica. A pesquisa aborda as exposições e os objetos dos museus de ciência, buscando compreender o fenômeno educacional nessas instituições. Como objetivo principal investigou-se as práticas de produção de sentidos de jovens estudantes do ensino médio em exposições de um museu de ciência. Considerando a atuação do Museu da Vida (COC/FIOCRUZ) e sua relevância no cenário nacional, nas ações de divulgação científica e educação em ciência e saúde para os mais diversos públicos que o visitam, analisamos duas exposições. A primeira é a exposição ao ar livre Parque da Ciência, de longa duração. Já a segunda é uma exposição temporária, chamada Insetos Ilustrados. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de ensino médio de escolas públicas estaduais, localizadas em municípios do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa está organizada em três etapas metodológicas. Na primeira etapa foi feita a observação sistemática das duas exposições, que fazem parte do escopo da pesquisa; a segunda etapa contemplou a aplicação de um questionário sociodemográfico-cultural, aplicado antes da visita aos estudantes; a terceira etapa metodológica foi inspirada na abordagem thinking aloud, proposta pelos pesquisadores Dufresne-Tassé et al.(1998) e adaptada por Gruzman et al. (2017; 2018), onde a intenção foi compreender as observações, reflexões e considerações dos estudantes sobre os objetos que integram as exposições, por meio da solicitação de suas impressões ao longo da visita. Para fase de análise buscamos fundamentos teóricos metodológicos na perspectiva sócio histórica, pautada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin (2003). Os resultados obtidos demostram que o museu pode exercer um papel relevante na formação cultural e educacional de jovens do ensino médio, enriquecendo o repertório que eles trazem da escola e construir sentidos a partir deste encontro, despertando novos olhares para o mundo que os cerca. | pt_BR |
Sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Divulgação Científica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Museus | pt_BR |
Subject in Portuguese | Objetos na Exposição | pt_BR |
Subject in Portuguese | Produção de Sentido de Estudantes | pt_BR |
Title | O jovem e a exposição: uma análise sobre os objetos e a produção de sentidos no Museu da Vida | pt_BR |
Alternative title | The young and the exhibition: An analysis of objects and the construction of meanings in the Museu da Vida | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2019 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde | pt_BR |
Abstract | It is undeniable today to recognize museums as a place of production and dissemination of knowledge, education and leisure opportunities. The proposed initiatives demonstrate the planning, intentionalities and particular characteristics of these institutions, which are also considered as non-formal environments of education. In this context, museums can be seen as spaces for broadening horizons for the public, arousing their interest in cultural and historical aspects of humanity, provoking curiosity and taking the visitor to new questions (VALENTE, 2009). The study presented here follows the qualitative approach developed in the field of Education in Museum and Science Communication. The research deals with the exhibitions and objects of the science museums, seeking to understand the educational phenomenon in these institutions. The main objective was to investigate the practices of appropriation and construction of meanings of young high school students in exhibitions of a science museum. Considering the work of the Museu da Vida (COC / FIOCRUZ) and its relevance in the national scenario in the actions of science communication and education in science and health for the most diverse publics that visit it, we analyzed two exhibitions. The first is the longterm Parque da Ciência outdoor exhibition. The second is a temporary exhibition called Insetos Ilustrados. The research subjects are high school students of public schools located in municipalities of the State of Rio de Janeiro. The research is organized in three methodological stages. In the first stage the systematic observation of the two exhibitions that are part of the scope of the research was made; the second stage included the application of a sociodemographic-cultural questionnaire that was applied before the students' visit; the third methodological step was inspired by the \201CThinking Aloud\201D approach proposed by researchers Dufresne-Tassé et al. (1998) and adapted by Gruzman et al. (2017, 2018), where the intention was to understand the observations, reflections and considerations of the students about the objects that integrate the exhibitions, through the request of their impressions during the visit. For the analysis phase, we seek theoretical methodological foundations from the sociohistorical perspective, based on Bakhtin (2003)'s Philosophy of Language. The results show that the museum can play a relevant role in the cultural and educational formation of high school students, enriching the repertoire that they bring from the school and building senses from this encounter, awakening new glances to the world around them. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Science Communication | pt_BR |
Subject | Museum Education | pt_BR |
Subject | Objects in the Exhibition | pt_BR |
Subject | Construction of Meanings of Students | pt_BR |
Member of the board | Soares, Ozias de Jesus | |
Member of the board | Valente, Maria Alvarez Ester | |
Member of the board | Rocha, Luisa Maria Gomes de Mattos | |
Member of the board | Carvalho, Maria Cristina Monteiro Pereira de | |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | pt_BR |
DeCS | Museus | pt_BR |
DeCS | Exposição | pt_BR |
DeCS | Estudantes | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |