Orientador | Silva, Douglas Falcão | |
Autor | Martins, Alanna Dahan | |
Data de acesso | 2021-02-02T11:43:27Z | |
Data de disponibilização | 2021-02-02T11:43:27Z | |
Data do publicação | 2019 | |
Citação | MARTINS, Alanna Dahan. Era dos humanos? a transposição didática no módulo do Antropoceno da exposição principal do Museu do Amanhã. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45917 | |
Resumo | Museus e centros de ciências são espaços que guardam não só conhecimentos científicos, mas a memória e a história de um povo, onde tudo emerge em forma de cultura. E se as histórias presentes nas exposições remetessem a histórias que ainda podemos construir? O museu do Amanhã é um novo museu de ciências no Rio de Janeiro que traz em sua temática o Antropoceno onde, segundo sua teoria, estamos no período geológico dos humanos. Essa teoria foi desenvolvida a partir da ideia de que nós, seres humanos, manipulamos e dominamos a natureza, construindo um futuro a partir de nossas escolhas e atitudes do presente. Sabe-se que há muito por trás dessa ideia, por exemplo, o modelo socioeconômico aos quais nossas atitudes estão atreladas. Essa teoria é aceita por parte da comunidade científica, mas ainda não se tem um consenso. Para projetar uma exposição em um museu de ciências é preciso ter uma equipe múltipla que seja capaz de fazer escolhas a partir dos conceitos de divulgação científica. A curiosidade que alimentou esse estudo tem a ver com a busca da compreensão sobre a escolha da equipe do Museu do Amanhã em relação ao Antropoceno como mensagem central, mesmo sendo um conteúdo científico ainda não consensual na ciência. Essa é uma pesquisa qualitativa, onde foram gerados modelos científicos a partir da teoria do Antropoceno e um modelo didático representando a exposição do Museu do Amanhã. Com a análise ficaram evidentes as escolhas do Museu em relação à mensagem que querem transmitir ao público. Foi observado que o Museu trabalha com um tema controverso, contudo não possui ferramentas em sua exposição que possa garantir a controvérsia e todas as questões que a permeiam, fazendo um recorte na teoria que eliminam dúvidas, distorcendo em alguns vieses o conhecimento científico, o que não condiz com uma boa transposição didática. | pt_BR |
Fomento | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | |
Palavras-chave | Concepção de Exposição | pt_BR |
Palavras-chave | Transposição Didática | pt_BR |
Palavras-chave | Divulgação Científica | pt_BR |
Palavras-chave | Museus de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave | Antropoceno | pt_BR |
Título | Era dos humanos? a transposição didática no módulo do Antropoceno da exposição principal do Museu do Amanhã | pt_BR |
Título alternativo | Age it human? Teaching transposition in the Antropocene module of the main exhibition of the Museum of Tomorrow | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | |
Data da defesa | 2019 | |
Departamento | Casa de Oswaldo Cruz | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Grau | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde | pt_BR |
Resumo em Inglês | Museums and Science Centers are spaces that guard are not so limited as scientific, but a memory and a history of a people, where everything emerges in the form of culture. Have the following editions been published in the next editions? The museum of Tomorrow is a new science museum in Rio de Janeiro that brings in its thematic the Anthropocene where, the second is being found in the geological period of humans. This theory was developed from the idea that we humans manipulate and dominate nature, building a future from our present choices and attitudes. It is known that there is much behind this idea, for example, the socioeconomic model to which our attitudes are linked. This theory is accepted by the scientific community, but it does not yet have a consensus. To design an exhibition in a science museum you need to have a team that is able to make choices from concepts of scientific dissemination. A curiosity that feeds the study has given a great help on the selection of the Museum of Tomorrow in relation to the Anthropocene as a central message, even though it is a content not yet recognized in science. This is a qualitative research, where scientific models were generated from the Anthropocene theory and a didactic model representing the exhibition of the Museum of Tomorrow. The analysis made clear the Museum's choices regarding the message they want to convey to the public. It was observed that the Museum works with a controversial theme, but it does not have tools in its exposition that can guarantee the controversy and all the questions that surround it, making a cut in the theory that eliminates doubts, distorting in some bias the scientific knowledge, which does not fit with a good didactic transposition. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Palavras-chave em inglês | Conception of Exposure | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Didactic Transposition | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Scientific Divulgation | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Science Museums | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Anthropocene | pt_BR |
Membro da banca | Gruzman, Carla | |
Membro da banca | Oliveira, Guilherme Corrêa de | |
Membro da banca | Soares, Ozias de Jesus | |
Membro da banca | Cazelli, Sibele | |
DeCS | Exposição | pt_BR |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | pt_BR |
DeCS | Museus | pt_BR |
DeCS | Exposições Científicas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 13 Ação contra a mudança global do clima | |