Orientador | Rotenberg, Lúcia | |
Autor | Oliveira, Grace Bürger de | |
Data de acesso | 2021-02-25T23:28:49Z | |
Data de disponibilização | 2021-02-25T23:28:49Z | |
Data do publicação | 2020 | |
Citação | OLIVEIRA, Grace Bürger de. Estratégias e mecanismos de defesa no trabalho de docentes do ensino superior brasileiro na perspectiva da psicodinâmica do trabalho. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46196 | |
Resumo | Os estudos com docentes de Instituições de Ensino Superior apontam para o inevitável sofrimento no trabalho decorrente da distância entre a história, os desejos do professor e a organização do trabalho, como propõe a Psicodinâmica do Trabalho. Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica sobre as estratégias e mecanismos de defesa utilizados por docentes do ensino superior no Brasil, na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. O estudo baseia-se na metodologia de revisão integrativa, tendo como ponto de partida a realização de busca nas bases de dados BVS regional (Biblioteca Virtual em Saúde), Oasis Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e SciELO (Scientific Electronic Library Online), por terem grande abrangência na América Latina e serem consideradas relevantes para o campo do estudo. A estratégia de busca foi construída através da combinação dos descritores indexados na base de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e palavras chaves. Os resultados baseiam-se (i) na caracterização do material bibliográfico quanto ao tipo de estudo (artigo, tese ou dissertação), área do conhecimento, modelo de instituição estudada (pública ou privada), grupo estudado, objetivos, procedimentos metodológicos e principais estratégias e mecanismos de defesa identificados pelos autores face às adversidades do trabalho e (ii) na síntese dos dados observados com vistas a compor um quadro explicativo das relações entre a organização do trabalho e os recursos de defesa mais utilizados pelos docentes universitários. As defesas que prevaleceram entre os docentes foram os mecanismos individuais de negação. O uso contínuo dos mecanismos de defesa individuais e a negação do sofrimento podem levar ao sofrimento e adoecimento, sendo identificada, na maioria dos estudos, uma tendência à alienação. Somente uma pesquisa abordou questões relacionadas ao gênero, o que entendemos ser fundamental, dadas as diferenciações entre os recursos defensivos utilizados por homens e mulheres diante das vivências de sofrimento que são influenciadas pelas relações de gênero. Na maioria dos estudos, o enfrentamento das situações que indicavam sofrimento e adoecimento, decorrentes da organização do trabalho foi escasso, o que aponta para a necessidade da promoção de espaços que propiciem o diálogo entre os docentes, favorecendo ambientes de trabalho mais saudáveis. São necessários novos estudos que dêem continuidade às investigações com professores de IES no Brasil, dando maior visibilidade aos processos de trabalho e às características da organização do trabalho que causam sofrimento. A maior compreensão da complexidade do processo de prazer- sofrimento entre os professores poderá viabilizar intervenções voltadas para a transformação da organização do trabalho de docentes universitários. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Docente | pt_BR |
Palavras-chave | Universidade | pt_BR |
Palavras-chave | Estratégias de Defesa | pt_BR |
Palavras-chave | Mecanismos de Defesa | pt_BR |
Palavras-chave | Psicodinâmica do Trabalho | pt_BR |
Título | Estratégias e mecanismos de defesa no trabalho de docentes do ensino superior brasileiro na perspectiva da psicodinâmica do trabalho | pt_BR |
Título alternativo | Defense strategies and mechanisms in the work of Brazilian
higher education teachers from the perspective of Psichodynamics of Word | |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2020-06-30 | |
Departamento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Grau | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Resumo em Inglês | Studies with professors from Higher Education Institutions point to the inevitable suffering at work due to the distance between history, the teacher's desires and the organization of work, as proposed by Psychodynamics of Work. This study aimed to analyze the scientific production on the defense strategies and mechanisms used by higher education teachers in Brazil, from the perspective of Psychodynamics of Work. The study is based on the integrative review methodology, having as a starting point the search in the BVS Regional (Biblioteca Virtual em Saúde), Oasis Ibict (Brazilian Institute of Information in Science and Technology) and SciELO (Scientific Electronic) databases Library Online), as they have a wide coverage in Latin America and are considered relevant to the field of study. The search strategy was built by combining the descriptors indexed in the Health Sciences Descriptors (DeCS) base and keywords. The results are based on (i) the characterization of the bibliographic material regarding the type of study (article, thesis or dissertation), area of knowledge, model of institution studied (public or private), group studied, objectives, methodological procedures and main defense strategies and mechanisms identified by the authors in the face of the adversities of work and (ii) in the synthesis of the observed data in order to compose an explanatory table of the relations between the work organization and the defense resources most common among university professors. The defenses that prevailed among teachers were individual mechanisms of denial. The continued use of individual defense mechanisms and the denial of suffering can lead to suffering and illness, with a tendency towards alienation being identified in most studies. Only one survey addressed issues related to gender, which we believe to be fundamental, due to differences between the defense resources used by men and women, give. In most studies, coping with situations that indicated suffering and illness, resulting from the organization of work was scarce, which points to the need to promote spaces that provide dialogue between teachers, favoring healthier work environments. Further studies are needed to continue investigations with higher education teachers in Brazil, giving greater visibility to work processes and the characteristics of work organization that cause suffering. Greater understanding of the complexity of the pleasure-suffering process among teachers may enable interventions aimed at transforming the work organization of university teachers. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Teacher | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | University | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Defense Strategies | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Defense Mechanisms | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Psychodynamics of Work | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Universidades | pt_BR |
DeCS | Estratégias | pt_BR |
DeCS | Trabalhopsicologia | pt_BR |
DeCS | Mecanismos de Defesa | pt_BR |
DeCS | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
DeCS | Atividades Científicas e Tecnológicas | pt_BR |
DeCS | Revisão Sistemática | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |