Advisor | Santos, Elizabeth Moreira dos | pt_BR |
Author | Goldfarb, Luisa Mercedes da Costa e Silva | |
Access date | 2012-09-06T01:10:59Z | |
Available date | 2012-09-06T01:10:59Z | |
Document date | 2000 | |
Citation | GOLDFARB, Luisa Mercedes da Costa e Silva. Avaliação de um programa piloto de prevenção do tabagismo em quatro escolas do município do Rio de Janeiro. 2000. 130 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2000. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4620 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo geral dessa dissertação é avaliar, por meio de um estudo de desenho
quasi-experimental, os resultados de uma intervenção educativa realizada na
experiência piloto do programa “Prevenção do Tabagismo e outros Fatores de Risco de
Câncer em Escolas”, do Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde, em quatro
escolas do município do Rio de Janeiro”, durante 18 meses, entre 1997 e 1998. Duas
dessas escolas receberam a intervenção educativa e duas funcionaram como controles.
O enfoque dessa avaliação foi sobre os resultados obtidos, em relação ao tabagismo,
quanto a conhecimento, atitudes e comportamento, este traduzido pela prevalência de
fumantes, entre professores, e uso na vida (experimentação), uso no ano, uso no mês e
uso atual, entre alunos, no segmento de Ensino Fundamental, nas turmas de 4ª
a 8ª
séries.
A amostra de professores correspondeu ao universo de 168 professores, para um
universo amostral de 2653 alunos, optou-se por calcular uma amostra, com seleção
sistemática, correspondendo a 993 alunos nos quais foi realizado o inquérito pré e outro
pós-intervenção, utilizando questionários semi-estruturados e auto-aplicáveis.
A intervenção utilizou uma abordagem educativa multidimensional, para qual
foram concebidos e desenvolvidos: materiais técnico-pedagógicos específicos;
metodologia de capacitação de professores, demais funcionários e alunos do Ensino
Médio; além de instrumental para monitorar o processo de implementação da ação
educativa.
Os dados obtidos no pré e pós-testes foram submetidos, inicialmente, a uma
análise exploratória e, posteriormente, uma análise bivariada, na qual as diferenças entre
as proporções observadas, no pré- e no pós-teste, foram comparadas utilizando-se,
quando necessário, o teste “Qüi-quadrado”. Por fim, procedeu-se a uma análise na qual
compararam-se as diferenças entre as mudanças ocorridas nas freqüências de variáveis
selecionadas, nos grupos com e sem intervenção, do pré para o pós-teste.
O resultado das diferenças de proporções, encontradas no pré e pós-testes, quanto
ao “uso na vida”, foi de -2,8%, ao “uso no ano”, de -6,3%, e ao “uso no mês”, -2,4%.
Quanto ao “uso atual”, não foi observada diferença entre as proporções obtidas. Esses
dados sugerem um efeito positivo do programa em desacelerar a tendência temporal.
O estudo aponta, ainda, para a necessidade de um estudo que inclua uma avaliação
mais ampla contemplando também o seu processo de implementação, os insumos
utilizados e o conhecimento do contexto mais amplo em que se desenvolve, permitindo
reajustes que possam potencializar seu efeito positivo, bem como, oferecer uma
perspectiva mais ampla para sua adequação às diferentes regiões do País visando
atender à demanda por ações de Promoção da Saúde, voltadas para o controle do
tabagismo, que se impõe como base das políticas públicas de saúde no Brasil. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Title | Avaliaçäo de um programa piloto de prevençäo do agismo em quatro escolas do município do Rio de Janeiro | pt_BR |
Alternative title | Evaluation of a pilot program of prevention of the smoking in four schools of the municipal district of Rio de Janeiro | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | The overall objective of this work is to try and assess the results of a tentative
educational intervention carried out during a National Cancer Institute/Ministry of
Health pilot-program, “Prevenção do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer
em Escolas” (“Prevention of tobacco use and other cancer-risk factors in schools”), in
four state schools in Rio de Janeiro, between 1997 and 1998. Of those schools, two
underwent intervention while the other two played an experience-control role. The
assessment was focused on the results obtained in relation to the use of tobacco,
concerning knowledge, attitudes and behavior, this last one measured by the prevalence
of smokers, among teachers, and tobacco use during life (experimentation), during the
previous year, the previous month and present use, among students, from the 4th to the
8th grades of the first part of school education in Brazil, so-called Ensino Fundamental.
The sample of teachers corresponded to a universe (whole) of 168 teachers. For
a universe (whole) of 2653 students, a 993-strong sample was chosen, following a
systematic selection. A series of partly structured and self-contained questionnaires
were introduced, before and after the intervention.
The intervention made use of a multidimensional educational approach, for
which specifically prepared text-books, training methodology and monitoring tools were
conceived and developed, so as to train teachers and other school workers, as well as
students, for the process of implementing and assessing the educational intervention.
The data related to pre- and post-tested population were submitted, initially, to
an exploratory analysis and, afterwards, to a bi-varied analysis, in which differences
between the observed proportions, for pre- and post-tested populations, were compared,
using, whenever needed, the chi-square test. Finally, another analysis followed, in
which the differences between the changes in the frequency of selected variables,
achieved during the pre- and the post-test, among groups, taking into account whether
they had or had not been under intervention.
The difference between the proportions in the pre- and the post-tests, as far as
“use during life” and “use during the year” are concerned were –2,8 per cent and 6,3 per
cent, respectively; for “use in the month” the result was –2,4 per cent. As for “present
use”, there was no difference between proportions. These data suggest the program has
had a positive effect as far as reducing time-related trends are concerned.
It was possible to conclude from this work that there is a need of a new study, in
which a wider assessment should be able to contemplate its own implementation
process, its inputs and the context in which it takes place. During this new study,
adjustments should take place, in order to improve and increase the positive effects of
the tobacco use control program, offering a new and wider perspective to its adequacy,
to the different regions of the country, aiming to meet a demand for action concerning
health promotion and tobacco control, as imposed by public health policies in Brazil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | School Health Services | |
Subject | Smoking Prevention | |
Subject | Risk Factors | |
Subject | Child | |
Subject | Adolescent | |
DeCS | Prevenção do Hábito de Fumar | pt_BR |
DeCS | Fatores de Risco | pt_BR |
DeCS | Serviços de Saúde Escolar | pt_BR |
DeCS | Criança | pt_BR |
DeCS | Adolescente | pt_BR |