Advisor | Hortale, Virgínia Alonso | |
Author | Torres Junior, Moacyr | |
Access date | 2021-02-26T22:43:57Z | |
Available date | 2021-02-26T22:43:57Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | TORRES JUNIOR, Moacyr. O projeto de intervenção como contribuição para transformar as práticas de gestão em saúde: a experiência de um curso de especialização a distância. 2020. 109 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46218 | |
Abstract in Portuguese | O estudo teve como principal objetivo analisar a experiência de um curso de especialização a distância que tem como estratégia pedagógica a elaboração de projeto de intervenção voltado a transformar as práticas de gestão em saúde. O projeto de intervenção, segundo o projeto pedagógico do curso, é um componente estratégico, porque nele é possível materializar os objetivos de, numa dada realidade, que no curso chamamos de \201Cobjetivos de ação\201D, articular conhecimentos, métodos, técnicas e ação. Portanto, conseguimos enfrentar o grande desafio de articular objetivos acadêmicos com aqueles que possibilitem uma ação concreta na realidade de trabalho. Houve o entendimento de que a formação em saúde é capaz de transformar as práticas dos trabalhadores no serviço, e que a ênfase na formação de gestores pode ser um diferencial para preparar profissionais para o enfrentamento da realidade, utilizando metodologias que estimulem os sujeitos e que demonstrem que a prática da gestão não é uma reprodução de modelos, mas a possibilidade de transformá-los a partir de experiências existentes ou novas experimentações práticas. Foi adotada uma abordagem qualitativa com a aplicação de questionário on-line com egressos do Curso de Gestão em Saúde, ofertado entre 2016 e 2017 na modalidade de Educação a Distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. As respostas às questões da pesquisa foram organizadas como corpus do estudo e analisadas seguindo as três etapas do método de Análise Textual Discursiva. Os resultados foram apresentados a partir da interpretação do relato dos egressos sobre a estratégia pedagógica do projeto de intervenção e da formação a distância em Gestão em Saúde. Houve entendimento da necessidade de valorização da formação da força de trabalho em saúde e fortalecimento da sua participação no controle social, sendo a educação interprofissional um dispositivo dentro do escopo da Política Nacional de Educação Permenente em Saúde voltado para uma formação que amplie as práticas pedagógicas no campo da saúde pública e que favoreça ações colaborativas tão necessárias para o alcance de melhorias na atenção. Em síntese, houve aprovação da proposta pedagógica de projeto de intervenção, pois este contribuiu com o trabalho coletivo e fez com que o trabalho em equipe resistisse e resista a uma tentativa de ruptura, relacionando os propósitos da proposta pedagógica com uma maior aproximação entre teoria e prática, instituições formadoras, profissionais e sociedade. E, finalmente, a educação a distância pode ser apontada como caminho para formar um contingente maior de profissionais para atuar em diferentes locais de trabalho, sem perder as principais perspectivas de criação de novos espaços para ações que tenham como objetivo a construção de redes, vínculos, transformação dos processos de trabalho e organização dos serviços de saúde. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação a Distância | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gestão em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Projeto de Intervenção | pt_BR |
Title | O projeto de intervenção como contribuição para transformar as práticas de gestão em saúde: a experiência de um curso de especialização a distância | pt_BR |
Alternative title | The intervention project as a contribution to transform the practices of health management: the experience of a distance specialization course | en_US |
Type | Thesis | |
Defense date | 2020-06-05 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | The main objective of the study was to analyze the experience of a distance specialization course whose pedagogical strategy is the elaboration of an intervention project aimed at transforming health management practices. The intervention project, according to the pedagogical project of the course, is a strategic component, because it is possible to materialize the objectives of, in a given reality, which in the course we call \201Caction objectives\201D, to articulate knowledge, methods, techniques and action. Therefore, we were able to face the great challenge of articulating academic objectives with those that enable concrete action in the work reality. There was an understanding that health training is capable of transforming the practices of workers in the service, and that the emphasis on training managers can be a differential to prepare professionals to face reality, using methodologies that stimulate the subjects and that demonstrate that the practice of management is not a reproduction of models, but the possibility of transforming them based on existing experiences or new practical experiments. A qualitative approach was adopted with the application of an online questionnaire with graduates of the Health Management Course, offered between 2016 and 2017 in the Distance Education modality in partnership with the Open University of Brazil. The answers to the research questions were organized as a corpus of the study and analyzed according to the three steps of the Discursive Textual Analysis method. The results were presented based on the interpretation of the graduates' report on the pedagogical strategy of the intervention project and distance training in Health Management. There was an understanding of the need to value the training of the health workforce and strengthen their participation in the social control, with interprofessional education being a device within the scope of the National Policy of Permanent Education in Health, aimed at training that expands pedagogical practices in the field of public health and that favors collaborative actions that are so necessary to achieve improvements in care. In summary, there was approval of the pedagogical proposal for the intervention project, as it contributed to the collective work and made the team work to resist and resist an attempt at rupture, relating the purposes of the pedagogical proposal with a greater approximation between theory and practice, training institutions, professionals and society. And, finally, distance education can be pointed out as a way to train a larger contingent of professionals to work in different workplaces, without losing the main perspectives of creating new spaces for actions that aim to build networks, bonds , transformation of work processes and organization of health services. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Distance Education | en_US |
Subject | Continuing Health Education | en_US |
Subject | Health Training | en_US |
Subject | Health Management | en_US |
Subject | Intervention Project | en_US |
DeCS | Educação a Distância | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
DeCS | Gestão em Saúde | pt_BR |
DeCS | Projeto de Intervenção | pt_BR |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |