Advisor | Brito, Jussara Cruz de | pt_BR |
Author | Marchiori, Flávia Moreira | |
Access date | 2012-09-06T01:11:05Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:05Z | |
Document date | 2004 | |
Citation | MARCHIORI, Flávia Moreira. No pulsar da atividade: uma análise do trabalho e da saúde dos professores numa escola municipal de Vitória/ES. 2004. 109 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4661 | |
Abstract in Portuguese | Esta dissertação teve como objetivo compreender o trabalho dos professores na escola
pública e seus efeitos na produção de saúde e doença. Privilegiamos a análise da atividade dos
professores numa escola municipal de Vitória, Espírito Santo, evidenciando suas
características, as dificuldades encontradas, as variabilidades que se apresentavam no meio de
trabalho, contando com a participação dos professores no processo investigativo. Verificamos
que os professores desenvolvem uma grande quantidade de tarefas que, longe de serem tarefas
simples, caracterizam-se pela complexidade. Avaliamos o universo que antecede a própria
realização da atividade, ou seja, a idéia de trabalho prescrito que ganhou visibilidade para
compreendermos o trabalho real. Em sala de aula acompanhamos a gestão das variabilidades
presentes, tais como a falta de material, as condições do ambiente e os problemas sóciofamiliares dos alunos, que se mostram como desafios cotidianos a serem vencidos pelo
professor para que o trabalho aconteça. Frente a esses entraves, os professores criam saídas
para que o trabalho não perca a qualidade e atinja o objetivo de “formar um cidadão”,
mostrando um forte compromisso com a educação dos alunos. Todavia, esse esforço cotidiano
dos professores acontece em condições que se apresentam como nocivas à saúde, pois
desencadeiam ritmo de trabalho intenso, grande responsabilidade por um número excessivo
de alunos, multiplicidade de tarefas diferenciadas e simultâneas. Os prejuízos à saúde se
agravam com os baixos salários recebidos, com as condições precárias de trabalho nas
escolas e com a dupla ou tripla jornada de trabalho. A investigação realizada mostra que, se
por um lado os professores desenvolvem certas competências no trabalho, por outro, muitas
mudanças nesse meio precisam ser efetivadas para transformar as condições e a organização
do trabalho na escola pública, bem como para promover espaços de discussão nos próprios
locais de trabalho, de modo a ampliar o poder de ação dos trabalhadores a partir do
conhecimento sobre sua própria atividade. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Title | No pulsar da atividade: uma análise do trabalho e da saúde dos professores numa escola municipal de Vitória/ES | pt_BR |
Alternative title | In beating of the activity: an analysis of the work and the health of the professors in a municipal school of Vitória/ES | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestrado | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Barros, Maria Elizabeth Barros de | |
Abstract | This dissertation had as main objective the teachers labour at public schools and its effects in
the production of health and disease. We gave prior to the analysis of the teacher’s activity
from a local school in the city of Vitoria, Espirito Santo. Counting with the participation of
such teachers in the investigative process, this analysis portrays the characteristics of their
labour, the difficulties faced, and the variability that came up during the development of the
work. We checked that the teacher develop a huge amount of tasks that have very complex
characteristics. We have assessed the universe that precedes the realization of the activity in
itself, and afterwards the idea of work got visibility so that we could understand the real work.
In classroom we observed some disturbances such as lack of material, the environment
conditions, and the socio-familiar problems of the students who turn out to be daily challenges
that the teacher has to overcome in order to make things work. In face of such troubles, the
teacher tries to create escapes so that the work will not lose its quality and will reach the
objective of “molding a citizen” while showing a strong commitment with the student’s
education. However, the teacher’s daily effort happens in conditions that end up by being
dangerous to health because it triggers an intense rhythm of work, a huge responsibility for an
excessive number of students, multiplicity of tasks which are different and simultaneous. The
dangers to health become worse with low salaries, ordinary conditions of labour in the schools
and two or three work shifts. The research shows that – in a way, the teacher develops certain
competences at work, on the other side, many changes within this environment must be
effectively made as well as promote spaces for discussion at the work places, so as to broaden
the worker’s power of action that starts from the knowledge about their own activity. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Occupational Health | |
Subject | Teachers | |
Subject | Schools | |
DeCS | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Instituições Acadêmicas | pt_BR |