Orientador | Brito, Jussara Cruz de | pt_BR |
Autor | Rezende, Marcello Santos | |
Data de acesso | 2012-09-06T01:11:11Z | |
Data de disponibilização | 2012-09-06T01:11:11Z | |
Data do publicação | 2007 | |
Citação | REZENDE, Marcello Santos. Atividade de trabalho em call center: a mobilização das teleatendentes para compatibilizar saúde, produtividade e qualidade. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2007. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4714 | |
Resumo | Esta pesquisa buscou compreender a atividade de trabalho desenvolvida em
operação de telemarketing em uma central de atendimento de grande porte, pressupondo
a contribuição desse caminho para um maior entendimento das relações entre os
processos de trabalho e a saúde das operadoras. A investigação teve como objetivos (i)
Identificar situações de trabalho adversas e nocivas à saúde dessas profissionais (ii)
Analisar possíveis estratégias que as operadoras criam para lidar com essas
adversidades e nocividades. Dando destaque ao ponto de vista da atividade, os
principais referenciais teóricos utilizados foram a concepção vitalista de saúde presente
na obra de Georges Canguilhem e a perspectiva ergológica proposta por Yves Schwartz
e outros, incorporando ferramentas teórico-metodológicas de abordagens clínicas do
trabalho, como a Ergonomia da Atividade, a Psicodinâmica do Trabalho, a Clínica da
Atividade, articulando-as com as proposições de P. Zarifian sobre o modelo de
competência e a lógica presente na relação de serviço. A ferramenta metodológica
utilizada para este estudo exploratório foi inspirada na técnica de “instruções ao sósia”
formulada por Ivar Oddone no Modelo Operário Italiano (MOI) e desenvolvida pela
Clínica da Atividade. Percebeu-se que a maioria das situações adversas no trabalho em
telemarketing são relativas ao estabelecimento de um tempo médio de atendimento
(TMA) que deve ser cumprido independente do tipo de cliente e de situação enfrentada
pelas operadoras. Essas dificuldades parecem configurar uma adversidade do processo
de trabalho para o qual as operadoras não encontram saídas. Ao menos, não
conseguimos identificar estratégias satisfatórias para lidar com estas situações.
Identificamos, entretanto, saberes e estratégias que as ajudam a enfrentar outras
adversidades, que apontam a necessidade de ampliarem a possibilidade de uso de suas
experiências. Chegar antes do horário, optar por sair ou seguir o script, criar expressões
verbais, e apoiar-se no coletivo de trabalho para evitar erros são algumas dessas
estratégias. Podemos afirmar que sem o uso que elas fazem do tempo, do script, de suas
expressões verbais e da relação com os demais trabalhadores, a atividade de trabalho no
call center se tornaria ainda mais desgastante e dificilmente se alcançariam os
resultados esperados. O produto de uma central de atendimento é um serviço e não um
bem industrial clássico. A ligação de um cliente é cheia de imprevistos e não se pode
normalizar o comportamento deles. Por esses motivos, entendemos que, a longo prazo,
o sucesso das centrais de atendimento só será possível se a atual tentativa de
racionalização industrial for questionada e contrabalançada por formas mais pertinentes
ao negócio da empresa e ao melhor uso de sua “força de trabalho”. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Telemarketing | pt_BR |
Palavras-chave | Call Center | pt_BR |
Palavras-chave | Gestão de Qualidade | pt_BR |
Palavras-chave | Trabalho Feminino | pt_BR |
Título | Atividade de trabalho em call center: a mobilização das teleatendentes para compatibilizar saúde, produtividade e qualidade | pt_BR |
Título alternativo | Activity of work in call to center: the mobilization of tele attendants to make compatible health, productivity and quality | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Departamento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Grau | Mestre | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Coorientador | Athayde, Milton Raimundo Cidreira de | pt_BR |
Resumo em Inglês | The aim of this research was to understand the work developed in telemarketing activity
at a major call center. We assume that this study contributes with the knowledge
existent about the operator’s health and their labour process. The objectives of this
investigation were (i) Identify work situations that are adverse or harmful to the health
of these professionals (ii) Analyze the possible strategies developed by these workers to
deal with the adverse and harmful situations. The most important theoretical references
used concerning the activity point of view were the concept of health present at Georges
Canguilhem work and the ergological perspective proposed by Yves Schwartz and
others, the Activity Ergonomics, the Activity Clinic, the Work Psychodynamic and
Zarifian’s “CompetenceModel. The methodological tool used at this exploractive study
was inspired on Ivar Oddone’s “instructions for the double” technique, created at the
Italian Worker Model and developed by the Activity Clinic. We found out that most of
the adverse telemarketing work situations are related to the settling of an average time
of attendance (ATA), which must be accomplished not mattering possible differences
between clients or situations confronted by different operators. These difficulties seams
to form an adversity at there labour process to which they cannot find a way out. At
least, we could not find a satisfactory strategy to deal with this kind of situations.
However, we did identify practical knowledge and strategies that helped them face other
adversities, which indicates the necessity to enlarge the possibility of using their
experiences. Some of these strategies used by the operators are: arrive at work before
the entering hour, choose to follow or not the script, create verbal expressions and
support yourself at the work collective in the intention of avoiding mistakes. We can say
that without their way of using time and script, their verbal expressions and the
relationship with other workers, the work activity at the call center would be even more
destructive and they would hardly ever reach the results expected from them. A call
center product is a service and not a classic industrial good. A client’s call is full of
unforeseens, as well as it is not possible to normalize a client’s behavior. For these
reasons, we understand that, for long time sake, the call center’s success will only be
possible if this moments industrial reason is questioned and contra balanced by a more
relevant company’s business pattern and a better use of its labor force. | |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Telemarketing | |
Palavras-chave em inglês | Call Center | |
Palavras-chave em inglês | Work Activity | |
Palavras-chave em inglês | Worker’s Health | |
Palavras-chave em inglês | Services | |
DeCS | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
DeCS | Telecomunicações | pt_BR |
DeCS | Gestão de Qualidade | pt_BR |
DeCS | Mulheres Trabalhadoras | pt_BR |
DeCS | Atividade de Trabalho | pt_BR |
DeCS | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
DeCS | Serviços | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |