Advisor | Santos, Sóstenes Conceição dos | |
Author | Reis, Jéssica de Jesus | |
Access date | 2021-05-17T11:28:27Z | |
Available date | 2021-05-17T11:28:27Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | REIS, Jéssica de Jesus. Memória e escrevivência como práticas de (R)existir. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Fundação Estatal Saúde da Família. Instituto Gonçalo Moniz. Fundação Oswaldo Cruz, Salvador, 2020. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47192 | |
Abstract in Portuguese | Definido como ferramenta avaliativa, ao reconstruir a história de aprendizagem a partir da participação na Residência Integrada em Saúde da Família FIOCRUZ/FESF-SUS, o memorial de trajetória do curso permite além de uma autoavaliação do/a residente, um relato da imersão do sujeito no seu campo profissional em todas as dimensões: sociais, afetivas, políticas, culturais e identitárias, por exemplo. Por isso a enunciação da voz subjetiva da autora e seu lugar social, racial e de gênero – mulher negra – permeará toda escrita de um documento que se formata em memória narrada e trajetória individual, mas que reconhece a coletividade, a conjuntura dos espaços e sociedade e o contexto de cada ação profissional/pedagógica. Em um primeiro momento, falarei sobre a importância da Residência na construção de novas identidades profissionais, sobre aspectos da educação popular em saúde no planejamento e desenvolvimento de espaços coletivos, sobre a invisibilidade da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e sobre a possibilidade de uma educação antirracista para crianças. Com esta reflexão inicial, elaboro o relato de experiência em si, o memorial enquanto escrevivência. Nele busco minhas primeiras memórias sobre educação na infância, adolescência e sobre minha família matriarcal negra até chegar aos tempos de conquistas de títulos e maior consciência do lugar que hoje ocupo como cirurgiã dentista. Vou abordar também o principal contexto da escrita dessa narrativa, a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Mangabas, e das ações coletivas e educativas em que mais dediquei afeto, força, planejamento e estudo: o Grupo de Gestantes e o Mangabinhas (grupo de crianças), sendo este último contextualizado por um estudo epidemiológico sobre a condição de saúde bucal de escolares da área de abrangência da USF. Finalizo essa escrita tecendo reflexão sobre o processo formativo, os entraves institucionais e também ressaltando os aspectos positivos e encontros político-afetivos significativos que a residência proporcionou ao longo desses intensos dois anos. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde da Família | pt_BR |
Subject in Portuguese | Memória | pt_BR |
Subject in Portuguese | Grupo com Ancestrais do Continente Africano | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Política de Saúde | pt_BR |
Title | Memória e escrevivência como práticas de (R)existir | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2020 | |
Departament | Fundação Estatal Saúde da Família | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Estatal Saúde da Família. Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. | pt_BR |
Place of Defense | Salvador, BA | pt_BR |
Program | Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família | pt_BR |
Abstract | Defined as an evaluative tool, to reconstruct a learning history based on participation in the Integrated Residence in Family Health FIOCRUZ / FESF-SUS, or memorial of the course's trajectory, in addition to a self-assessment / resident, a report of immersion in the individual in his professional field in all dimensions: social, affective, political, cultural and identity, for example. Therefore, the voice of the voice recorded by the author and her social, racial and gender place - black woman - allows the entire writing of a document that shapes the narrated memory and the individual trajectory, but that registers the collectivity, a conjuncture of spaces and society and the context of each professional / pedagogical action. At first, we talked about the importance of residency in the construction of new professional identities, about aspects of popular health education, in the planning and development of collective spaces, about the invisibility of the National Policy for Integral Health of the Black Population and about the possibility of an anti-racist education for children. With this initial reflection, elaboration or report of experience itself, or memorial while writing. In it I search for my first memories about early childhood education, adolescence and my black matriarchal family until I reached the time of winning titles and greater awareness of the place that today occurs as a dental surgeon. You will also address the main context of writing this narrative, the Family Health Unit (FHU), the Parque das Mangabas, and the collective and educational actions on what are the rights, strength, planning and study: the Group of Pregnant Women and Mangabinhas (group of children), the latter being contextualized by an epidemiological study on the oral health condition of students in the area covered by the USF. Finish this writing by reflecting on the formative process, the institutional records and also highlighting the positive aspects and the political-affected relationships that the residence has offered over these intense two years | pt_BR |
Affilliation | Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil. | pt_BR |
Subject | Health family | pt_BR |
Subject | Memory | pt_BR |
Subject | African Continental Ancestry Group | pt_BR |
Subject | Unified Health System | pt_BR |
Subject | Health Policy | pt_BR |
Member of the board | Santos, Sóstenes Conceição dos | |