Advisor | Souza, Kátia Reis de | |
Author | Fernandes, Clarice Cardoso | |
Access date | 2021-05-24T19:31:55Z | |
Available date | 2021-05-24T19:31:55Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | FERNANDES, Clarice Cardoso. A greve que durou dois anos: perspectivas sobre crise, trabalho e saúde na UERJ segundo o comando de greve docente. 2020. 73 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47342 | |
Abstract in Portuguese | Esta pesquisa analisa a greve de professores da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ) ocorrida em 2016 no Estado do Rio de Janeiro e suas repercussões na saúde e
trabalho docente. A greve teve como pivô a forma como a crise fiscal do estado atingiu a
universidade, momento em que as medidas adotadas pelo governo culminaram em atrasos no
pagamento de salários dos servidores e de bolsas de estudos; demissão em massa de
funcionários terceirizados (limpeza, manutenção e segurança); e risco de fechamento da
instituição. No caso emblemático da UERJ, alguns servidores tiveram a própria subsistência
ameaçada devido aos atrasos nos salários e a outras situações que os levaram a decidir pela
greve como meio de lutar por seus direitos. Para tanto, com base na teoria da determinação
social do processo saúde-doença e do campo da saúde do trabalhador, esta análise assumiu
como ponto de partida que as entidades representativas possuem um papel importante na
compreensão das condições de vida e trabalho, possibilitando a coesão e a motivação para a
luta dos trabalhadores, facilitando laços de solidariedade e, por conseguinte, acionando
estratégias coletivas de defesa. Sendo assim, como método de apreensão da realidade, foram
realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes componentes do “comando de
greve”, seguindo-se a técnica snow ball. Os dados foram interpretados por meio da técnica de
análise temática, que consiste em identificar os núcleos de sentido que compõem um texto.
Desta forma, extraíram-se cinco temas: “A dramática história recente da UERJ e a organização
da resistência docente”; “A pedagogia da greve”; “Os sentidos de saúde que atravessaram a
greve”; “O comando de greve”; e “Significações da greve: UERJ Resiste e existe”. Os
resultados apontam que, durante quase dois anos, a universidade permaneceu num estado de
greve, lutando pela manutenção de direitos e, na opinião dos entrevistados, a greve ainda é
considerada um instrumento válido de organização e luta, embora seja um processo desgastante,
com diversas implicações na saúde. Apesar de todo o desgaste, o movimento “UERJ Resiste”
se estabeleceu como um instrumento de força e ânimo ao unir estratégias políticas de classe a
uma identidade institucional. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
Subject in Portuguese | Greve | pt_BR |
Subject in Portuguese | Crise | pt_BR |
Subject in Portuguese | Trabalho Docente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Comando de Greve | pt_BR |
Title | A greve que durou dois anos: perspectivas sobre crise, trabalho e saúde na UERJ segundo o comando de greve docente | pt_BR |
Alternative title | The strike that lasted two years: perspectives on crisis, work and
health at UERJ according to the command of the teaching strike | |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2020-10-29 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Santos, Gideon Borges dos | |
Abstract | This research analyzes the teacher`s strike at the State University of Rio de Janeiro
(UERJ) that took place in 2016 in the State of Rio de Janeiro and its repercussions on health
and teaching work. The strike had as its pivot the way the state’s fiscal crisis hit the university,
when the measures adopted by the government culminated in delays in the payment of servers
salaries and scholarships; mass dismissal of outsourced employees (cleaning, maintenance and
security); and risk of closing the institution. In the emblematic case of UERJ, some servers had
their very subsistence threatened due to wage delays and other situations that led them to decide
on strike as a means of fighting for their rights. Therefore, based on the theory of social
determination of the health-disease process and the field of workers’ health, this analysis took
as a starting point that representative entities have an important role in understanding the
conditions of life and work, enabling cohesion and the motivation for the workers’ struggle,
facilitating ties of solidarity and, therefore, triggering collective defense strategies. Thus, as a
method of apprehending reality, semi-structured interviews were carried out with five teachers
who are members of the “strike command”, following the snow ball technique. The data were
interpreted using the thematic analysis technique, which consists of identifying the nuclei of
meaning that make up a text. In this way, five themes were extracted: “The dramatic recent
history of UERJ and the organization of teaching resistance”; “The pedagogy of the strike”;
“The health senses that crossed the strike”; “The strike command”; and “Strike meanings: UERJ
Resists and exists”. The results show that, for almost two years, the university remained in a
state of strike, fighting for the maintenance of rights; and in the opinion of the interviewees, the
strike is still considered a valid instrument of organization and struggle, although it is an
exhausting process, with several health implications. Despite all the strain, the “UERJ Resiste”
movement has established itself as an instrument of strength and courage since it unites class
political strategies with an institutional identity. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Worker Health | pt_BR |
Subject | Strike | pt_BR |
Subject | Crisis | pt_BR |
Subject | Teaching Work | pt_BR |
Subject | Strike Command | pt_BR |
DeCS | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
DeCS | Greve | pt_BR |
DeCS | Processo Saúde-Doença | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
DeCS | Entrevista | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |