Advisor | Magalhães, Rosana | pt_BR |
Author | Scalercio, Graziela Soares | |
Access date | 2012-09-06T01:11:19Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:19Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | SCALERCIO, Graziela Soares. Participação social e controle público em programas de transferência condicionada de renda: um estudo da experiência de implementação do programa bolsa família no município de Duque de Caxias/RJ. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2007. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4777 | |
Abstract in Portuguese | A Constituição Federal de 1988 garantiu ao local municipal o reconhecimento de
seu papel como espaço privilegiado de iniciativas inovadoras, tanto em métodos de gestão
como na organização da sociedade civil. Os conselhos gestores de políticas públicas
surgem como canais institucionalizados de participação e ocuparam espaço na
implementação de um novo padrão de políticas sociais, incluindo as políticas sociais
voltadas às questões da pobreza, embora venham enfrentando dificuldades para garantir a
democratização na sociedade. O Programa de Transferência de Renda Condicionada BolsaFamília (PBF) criado em outubro de 2003 torna-se uma iniciativa capaz de iluminar os
impasses e dilemas envolvidos na consolidação de estratégias de combate à pobreza. O
controle e participação social do Programa devem ser realizados em âmbito local,
respeitada a paridade entre governo e sociedade. A montagem e a execução de um sistema
de monitoramento e avaliação do PBF, bem como de divulgação dessas informações, serão
instrumentos essenciais para o exercício do controle público, entendido como o exercício
do controle sobre as políticas por parte dos representantes do governo e da sociedade civil.
Neste estudo, a perspectiva é investigar, através da experiência local de Duque de Caxias,
como se desenvolve o controle social no PBF a partir do que é previsto em sua criação,
como a formação de conselhos gestores ou comitês participativos, do que está sendo
redefinido no nível federal para o papel destas instâncias de participação social em meio ao
processo de implementação e como estas questões estão sendo equacionadas, em meio à
legitimação destes espaços de controle social em um contexto vivo de participação social e
às relações políticas marcadas pelo populismo e clientelismo. Como metodologia
desenvolveu-se um estudo de caso a partir da análise do processo de implementação de uma
política pública através de entrevistas semi-estruturadas com os atores locais, análise
documental e análise de dados secundários. A abertura de espaços para a participação da
sociedade na gestão do PBF, ainda que indispensáveis, não foram suficientes para a
efetivação da participação. Torna-se necessário uma maior integração entre as diferentes
instâncias locais envolvidas na implementação e execução do PBF, com capacidade técnica
de intervenção e garantia da participação social em todo o processo. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Programa Bolsa-Família | pt_BR |
Subject in Portuguese | Controle Social | pt_BR |
Subject in Portuguese | Conselhos Gestores | pt_BR |
Subject in Portuguese | Transferência de Renda | pt_BR |
Title | Participação social e controle público em programas de transferência condicionada de renda: um estudo da experiência de implementação do programa bolsa família no município de Duque de Caxias/RJ | pt_BR |
Alternative title | Social participation and public control in programs of transference conditioned of yield: a study of the experience of implementation of the family purse program in the city of Duque de Caxias of Rio de Janeiro | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | The 1988 Constitution ensured the municipal government the recognition of its role as
privileged space for innovative practices, both in managementn methods and in the civil
society’s organization. The public policies management council arise as institutionalized
participative channels and help implement a new social policies pattern, including social
policies concerned with poverty issues, despite the difficulties to ensure social
democratization. The Programa de Transferência de Renda Condicionada Bolsa-Família,
created in October 2003, became a strategy to clarify the deadlocks and dilemmas involved
in strategies to fight poverty. The program’s social control and participation should be
carried out on city level, respecting the parity between government and society. The
construction and fulfillment of a system to monitor and evaluate the program, as well as to
divulge information, will be fundamental tools to carry out public control, here understood
as political control on the part of the government’s and civil society’s representatives. This
study aims to investigate, through the experience of Duque de Caxias City, how social
control is developed by the program, according to its guidelines, such as the formation of
management councils or participative committees, as redefined by the federal government
for these municipal authorities of social participation, among the implementation process. It
also investigates how these issues were being conducted among the legitimation of these
social control spaces in a vivid context of social participation, and among the political
relations marked by populism and clientelism. The methodology comprised a case-study
based on the analysis of public policies implementation process, through semi-structured
interviews with municipal agents, documental analysis and secondary data analysis. The
new spaces given to social participation in the program’s management, although
indispensable, were not enough for effective participation. Better integration among the
several authorities involved in the program becomes necessary, with technical ability to
intervene and ensure social participation along the whole process. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Social Control | |
Subject | Management Council | |
Subject | Income Transfer | |
DeCS | Participação da Comunidade | pt_BR |
DeCS | Controle Social Formal | pt_BR |
DeCS | Planejamento Participativo | pt_BR |
DeCS | Política Pública | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 01 Erradicação da pobreza | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |