Advisor | Valadares, Jorge de Campos | pt_BR |
Author | Lima, Páulea Zaquini Monteiro | |
Access date | 2012-09-06T01:11:22Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:22Z | |
Document date | 2004 | |
Citation | LIMA, Páulea Zaquini Monteiro. O ambiente e o ensino fundamental no Brasil: discussão dos fundamentos da educação e dos princípios para a educação ambiental. 2004. 124 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4801 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo principal deste trabalho é discutir a inserção da educação ambiental
no ensino formal, principalmente no ensino fundamental.
Para subsidiar esta discussão é apresentada – como primeira parte do trabalho -
uma revisão bibliográfica sobre os fundamentos da educação/aprendizagem onde
diversos autores de diferentes épocas são considerados, em especial Bruner, Carl
Rogers, Piaget, Paulo Freire, Myles Horton e Sigmund Freud. A partir destes estudos,
temas como ideal do eu, papel da autoridade, liberdade, papel da escola, política atual
de educação e a política de mercado “globalizante” são discutidos.
A segunda parte do trabalho compreende uma discussão sobre os princípios a
serem utilizados nos processos de educação ambiental com destaque para: a necessidade
de sempre estarmos atento às representações sociais; a necessidade de mudança e
movimento dos seres vivos; o necessário enfrentamento aos padrões estabelecidos; uma
utilização do tempo que considere o tempo da natureza e para a necessidade de um novo
olhar diante do meio ambiente.
Para completar o estudo são apresentadas análises de três programas de
educação ambiental, sendo eles: o Programa Cidadania Ambiental - um projeto
desenvolvido para ser aplicado em escolas da rede pública estadual do Estado do Rio de
Janeiro; o Programa Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola - uma proposta
do Governo Federal Brasileiro, a ser aplicado na formação de professores e alunos do
ensino fundamental; e o Programa Eco-Escolas - um projeto internacional desenvolvido
em escolas de mais de 25 países da Europa. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Ambiental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Primária e Secundária | pt_BR |
Subject in Portuguese | Desenvolvimento Humano | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Ambiental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Title | O ambiente e o ensino fundamental no Brasil: discussão dos fundamentos da educação e dos princípios para a educação ambiental | pt_BR |
Alternative title | Environmental and the high school degree in Brazil: argument of the foundations of the education and of the beginnings for the environmental education | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | The main objective of this research is discussing the environmental education’s
inclusion during the education process, mainly in high school degree.
To Supporting this discussion, it is presented in the first part, a bibliographical
revision about education/learning statements, where many authors from different ages
are well considered, specially Bruner, Carl Rogers, Piaget, Paulo Freire, Myles Horton e
Sigmund Freud. Since this studies were done, themes as ego ideal / “ichideal”,
authoritie’s functions, freedom, school’s rolls, education actual policy and global policy
are discussed.
The second part do work understands a quarrel on the principles to be used us
processes of environmental education with prominence: the necessity always to be intent
to the social representations; the necessity of change and movement of the beings
livings creature; the necessary confrontation to the established standards; an use that
considers the time of the nature and for the necessity of a new to look at ahead of the
environment. To complete the study analyses of three programs of environmental
education are presented, being they: ”Programa Cidadania Ambiental” – a developed
project for being applied in schools of the state net of the Rio de Janeiro State; the “
Programa Parâmetros em Ação - Meio Ambiente na Escola” – a proposal of the
Brazilian Federal Government, to be applied in the formation of professors and pupils of
basic education; and the “Programa Eco-Escolas” - a developed international project in
schools of more than 25 countries of the Europe. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Environmental Education | |
Subject | Environmental Health | |
Subject | Primary and Secondary Education | |
Subject | Education in Health | |
Subject | Human Development | |
DeCS | Educação em Saúde Ambiental | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Desenvolvimento Humano | pt_BR |
DeCS | Saúde Ambiental | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |