Advisor | Tavares, Maria de Fátima Lobato | pt_BR |
Author | Guimarães, Germana Reis de Andrade | |
Access date | 2012-09-06T01:11:25Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:25Z | |
Document date | 2003 | |
Citation | GUIMARÃES, Germana Reis de Andrade. Promoção da saúde na escola: saúde bucal como objeto de saber. 2003. 168 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2003. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4829 | |
Abstract in Portuguese | Esse trabalho tem como foco de estudo as ações educativas para a saúde implementadas no
cenário escolar e direciona a investigação para as ações educativas relacionadas à promoção
da saúde bucal. Como a infância e a adolescência são períodos do ciclo de vida marcados
por grande vulnerabilidade por representar fases em que o ser humano está crescendo e se
desenvolvendo, tanto fisicamente como intelectualmente, merece uma atenção redobrada.
Sendo assim, é estratégico haver uma atuação na escola, local onde as crianças e
adolescentes normalmente se encontram e que também já trabalham com a construção do
conhecimento. Segundo nossos pressupostos a garantia da educação para saúde com vistas
ao empoderamento do alunado deveria causar impacto e assim, resultaria em maior
autonomia das pessoas em relação ao cuidado consigo mesmo, com o outro e com o meio
em que vive, para a conquista da melhoria da qualidade de vida. Utilizamos, como toda a
pesquisa científica, um método. Verificamos que o mais apropriado para tal estudo seria o
fundamentado na Pesquisa qualitativa, pois através dessa forma, poderíamos desvelar nosso
objeto de estudo recorrendo aos instrumentos metodológicos, tais como: a entrevista semiestruturada,
a observação participante e a análise documental, que podemos chamar de
Triangulação. Nosso local de investigação foi um Centro Integrado de Educação Infantil
(CIEP), que representa uma das escolas existentes no Município do Rio de Janeiro e se
situa em área de extrema pobreza e acúmulo de diferentes necessidades. Nesse cenário,
nossos atores pesquisados foram alunos e pais ou responsáveis. Os resultados que tivemos
revelam a realidade precária em que vivem nossos entrevistados. Percebemos através de
suas falas o conhecimento por eles compartilhados, mas também evidenciamos suas
debilidades em não saber utilizá-lo da forma mais conveniente dentro do seu contexto. Essa
constatação nos faz refletir que essa deficiência não pode ser atribuída aos indivíduos
entrevistados, pelo contrário, deve orientar os agentes educadores e os formuladores das
políticas públicas no sentido de possibilitarem a transformação do espaço da escola num
ambiente que produza saúde permitindo aos seres humanos que fazem parte dela, estejam
integrados nesse processo, empoderando-se, tendo sempre como pilar a promoção da saúde,
que é a grande norteadora da saúde no seu sentido positivo. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Promoção da Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde Bucal | pt_BR |
Subject in Portuguese | Serviços de Saúde Escolar | pt_BR |
Title | Promoção da saúde na escola: saúde bucal como objeto de saber | pt_BR |
Alternative title | Health promotion in the school: the bucal health as object of know | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | |
Abstract | This paper, focused on the study of educational health actions implemented in the school
setting, directs the investigation on educational actions related to oral health promotion.
Given that childhood and adolescence are periods of the life cycle marked by strong
vulnerability, when the human being grows up and develops, both physically and
intellectually, these stages deserve increased attention. It is therefore strategically important
that actions are implemented at school, a site where children and adolescents generally
meet and where the construction of knowledge also begins to be worked out. According to
our assumptions, by guaranteeing an education in health with the aim of empowering the
students, it should cause an impact and consequently result in more autonomy by the
individuals in relation to the care for themselves, for other people and for the environment
where they live, in order to improve the quality of life. As in any scientific research, a
method was used, and we decided herein for the method based on the qualitative research,
because through it we could unveil our object of study using methodological tools such as
semi-structured interview, participating observation and documental analysis, which we
may call Triangulation. The investigation was carried out at an integrated center for child
education (CIEP), which is one of the modalities of school available in the municipality of
Rio de Janeiro, located in an extremely poor area where different needs overlap. In this
setting, the actors of this research were students and their parents or people in charge of
them. The results show the precarious reality experienced by these individuals. Their
talkings reveal not only the knowledge they share, but also their frailty in using it
appropriately. This finding leads us to the consideration that these individuals cannot be
blamed for this deficiency; on the contrary, it should be used by educational agents and
public policy makers to transform the school setting into a health producing environment,
therefore integrating the human beings that are part of it in this process and empowering
them, always based on the notion of health promotion, a major guiding line for health in its
positive sense. | en |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Health Promotion | en |
Subject | Health Education, Dental | en |
Subject | School Health Services | en |
DeCS | Promoção da Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde Bucal | pt_BR |
DeCS | Serviços de Saúde Escolar | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |