Advisor | Freitas, Carlos Machado de | pt_BR |
Author | Barbosa, Tania da Silva | |
Access date | 2012-09-06T01:11:27Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:27Z | |
Document date | 2002 | |
Citation | BARBOSA, Tania da Silva. Gerenciamento de riscos de acidentes de trabalho: estudo de caso em uma obra de construção de dutos terrestres. 2002. 102 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2002. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4844 | |
Abstract in Portuguese | Trata-se de investigar como se dá o gerenciamento de riscos de acidentes do trabalho numa obra de
construção de dutos terrestres.
A indústria da construção é um dos segmentos em que mais ocorrem acidentes do trabalho no mundo, e a
Organização Internacional do Trabalho (OIT) reconhece esse setor como um dos mais perigosos. A obra de
dutos é horizontal, assim como a construção de estradas, ferrovias ou redes de energia elétrica.
Como principais fatores que dificultam o gerenciamento de riscos de acidentes na
construção de dutos, citamos: a mobilidade da obra, que atravessa diversas regiões urbanas
ou rurais, cada uma com suas peculiaridades culturais, geográficas e políticas; uma mão-deobra, muitas vezes, sem experiência prévia, que trabalha em pequenos grupos isolados ao
longo do traçado da construção, simultaneamente.
Observa-se uma tendência em grandes empresas, nos dias de hoje, em adotar normas de gestão de saúde,
segurança e meio ambiente, com a finalidade de obter uma melhoria na performance dessas funções. A OIT
lançou em junho de 2001 um Guidelines para a implantação de sistema de gestão em saúde e segurança no
trabalho.
Para a realização deste estudo, lançamos mão da teoria sociológica dos acidentes de Dwyer e aplicamos
fundamentos da ergonomia para conhecer o processo de trabalho.
Em nossa pesquisa de campo observamos que há fragmentação do conhecimento sobre a forma de
gerenciamento dos riscos de acidentes, evidenciada através das verbalizações de representantes dos diversos
níveis funcionais da contratante dos serviços e da contratada, decorrente, em parte, de diversos fatores
culturais. Não há muitas oportunidades de participação dos indivíduos no processo de gestão, fato
determinante para a estagnação do fluxo de informações.
Percebemos certo distanciamento entre o planejado no escritório e o praticado na obra.
O modelo prescrito é robusto e burocrático e, no campo, nos deparamos com uma realidade
na qual o conceito de acidente, por exemplo, é variável. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção | pt_BR |
Subject in Portuguese | Construção de Dutos Terrestres | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gerenciamento de Riscos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cultura de Segurança | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistemas de Gestão de SMS | pt_BR |
Title | Gerenciamento de riscos de acidentes de trabalho: estudo de caso em uma obra de construção de dutos terrestres | pt_BR |
Alternative title | Safety management of accidents occupational case control in industry terrestrial ducts | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | Our objective is to know the health and safety risk management system in an on-shore pipeline
construction.
The International Labor Organization (ILO) recognizes construction process as one of the most
dangerous activities. The on-shore pipelines construction is horizontal, as well as the construction of
highways, railways or electric power nets.
As principal factors that hinder the risk management in pipeline construction are:
movable work, that crosses several urban or rural areas, each one with their peculiarities
cultural, geographical and politics; that counts with a work force, sometimes with no
previous experience, working in small isolated groups along the lane, simultaneously.
Management systems to HSE functions are widely adopted around the world with the purpose of
obtaining performance improvement of these functions. In fact, ILO launched in June of 2001 a Guidelines
for management systems to health and safety function at the work.
For the accomplishment of this study, we threw hand the Dwyer Sociological Theory of Industrial
Accidents and applied ergonomics fundaments on field study.
We observed that the knowledge about risk management is diffuse, evidenced through
the several functional levels from contractor and subcontractor, partly, related to cultural
factors. There is a lack of worker's participation in the risk management system, which we
recognize as a key element for the stagnation to the information flow.
The prescribed model is robust and bureaucratic and in the field we came across a reality where
awareness about accidents, for instance, is variable. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Accidents in the Construction Industry | |
Subject | On-shore Pipeline Construction | |
Subject | Risk Management | |
Subject | Safety Culture | |
DeCS | Acidentes de Trabalho | pt_BR |
DeCS | Indústria da Construção | pt_BR |
DeCS | Gestão de Riscos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 09 Indústria, inovação e infraestrutura | |