Advisor | Nuto, Sharmênia de Araújo Soares | pt_BR |
Author | Coelho, Márcia Gomes Marinheiro. | pt_BR |
Access date | 2021-08-09T22:00:40Z | |
Available date | 2021-08-09T22:00:40Z | |
Document date | 2019 | pt_BR |
Citation | COELHO, Márcia Gomes Marinheiro. Estudo sobre a inserção de discentes de medicina na atenção primária a saúde. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Presidência, Fundação Oswaldo Cruz, Eusébio-CE, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48525 | |
Abstract in Portuguese | A trajetória do Ensino Médico no Brasil vem passando por diversas mudanças nos últi- mos anos, ressaltando o papel do aluno de graduação como protagonista do saber, resinificando a prática médica e desenvolvendo competências no sentido de uma formação mais ampla. Nesse contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 reforçam a proposta de um perfil de formação que contemple as necessidades de saúde através da integração ensino-serviço e dessa forma, a Atenção Primária à Saúde se configura como campo de prática num contexto longitu- dinal, oportunizando a aquisição de competências necessárias para consolidação do SUS. As- sim, o objetivo dessa pesquisa é analisar, sob a ótica dos alunos do internato de Medicina, a Atenção Primária à Saúde (APS) como ambiente de aprendizagem. Realizou-se um estudo transversal descritivo, com abordagem qualitativa, através de quatro grupos focais com internos dos quatro cursos de Medicina de Fortaleza, Ceará. Realizou-se o método de interpretação dos sentidos, tendo sido identificadas 14 categorias empíricas. Os resultados dessa pesquisa trazem elementos importantes para identificar fragilidades e potencialidades da APS como cenário de ensino do curso de Medicina. Na opinião dos alunos, a APS permite correlacionar a teoria com situações reais, à medida que os aproxima das necessidades de saúde da população e das pessoas inseridas em seu contexto familiar e social. No geral, fatores como as limitações do Sistema Único de saúde (SUS), a falta de estabilidade na contratação dos profissionais e ainda, a ausên- cia de um plano de carreira afastam alguns da possibilidade de virem a trabalhar na Atenção Primária. Para outros, no entanto, o incentivo à docência na APS seria um fator motivador para sua atuação nessa área. A partir dos resultados, ressalta-se que novas e importantes habilidades devem ser estimuladas a partir das adversidades para que possam ser compreendidas como de- safio possível de ser contornado pelos futuros egressos em Medicina. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Médica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aprendizagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Medicina de Família e Comunidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
Title | Estudo sobre a inserção de discentes de medicina na atenção primária a saúde | pt_BR |
Alternative title | Study on the insertion of medical students in primary health care | |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2019-05-15 | pt_BR |
Departament | Presidência | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Eusébio CE | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PROFSAÚDE | pt_BR |
Abstract | The trajectory of Medical Education in Brazil has undergone several changes in recent years, recognizing the role of the undergraduate student as a protagonist of knowledge, re-sig- nifying medical practice and developing competences towards a broader education. In this con- text, the 2014 National Curricular Guidelines reinforce the proposal of a training profile that addresses health needs through the integration of teaching-service and, thus, Primary Health Care is a field of practice in a longitudinal context, providing the acquisition of skills needed to consolidate SUS. Thus, the objective of this research is to analyze, from the perspective of the medical board students, Primary Health Care (PHC) as a learning environment. A descriptive cross-sectional study with a qualitative approach was carried out through four focus groups with interns from the four medical courses in Fortaleza-CE. The method of interpreting the senses was performed, and 14 empirical categories were identified. The results of this research bring important elements to identify fragilitiy and potentiality of PHC as a teaching scenario for the medical course. In the opinion of the students, the PHA allows to correlate the theory with real situations, as it approaches them to the health needs of the population and the people inserted in their family and social context. In general, factors such as the limitations of the Unified Health System (SUS), the lack of stability in the hiring of professionals, and the absence of a career plan distract some from the possibility of coming to work in primary care. For others, however, the incentive to teach in PHC would be a motivating factor for their performance in this area. From the results, it is emphasized that important new skills must be stimulated from the adversities so that they can be understood as a possible challenge to be overcome by the future graduates in Medicine. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Primary Health Care | |
Subject | Medical Education | |
Subject | Learning | |
Subject | Family and Community Medicine | |
Subject | Health Unic System | |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação Médica | pt_BR |
DeCS | Aprendizagem | pt_BR |
DeCS | Medicina de Família e Comunidade | pt_BR |
DeCS | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
DeCS | Estudos Transversais | pt_BR |
DeCS | Entrevista | pt_BR |