Advisor | Soares, Ozias de Jesus | |
Author | Silva, Juliane Barros da | |
Access date | 2021-08-13T13:09:09Z | |
Available date | 2021-08-13T13:09:09Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | SILVA, Juliane Barros da. Do discurso ao desconhecido: saberes e leituras em exposição no Museu da Natureza - Piauí. 2020. 263 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48613 | |
Abstract in Portuguese | A presente pesquisa, de caráter qualitativo, buscou compreender os processos de construção do discurso expositivo, as interpretações e negociações de sentidos construídas pelo público adulto visitante a partir da exposição de longa duração do Museu da Natureza, localizado no município de Coronel José Dias, Piauí. Para isso, lançamos mão da triangulação de técnicas, com utilização do método da observação sistemática do espaço, entrevistas junto à equipe do Museu e produção de dados de gravações verbais dos visitantes ao percorrerem a exposição (adaptação do método thinking aloud). Os discursos decorrentes das entrevistas e do thinking aloud adaptado foram transcritos, categorizados e analisados a partir das técnicas propostas pela análise de discurso e da perspectiva filosófica e sociológica fundamentada nos estudos da linguagem. De forma geral, os resultados demonstraram a evolução do discurso expositivo a partir da influência da tecnologia sobre o acervo biológico. O público adulto visitante, com elevado grau de escolaridade, demonstrou percepção predominantemente de natureza estética e afetiva. Ao longo do percurso foram também expressas relações entre os elementos da expografia com os saberes prévios dos visitantes e com experiências pessoais, bem como, foram registradas expressões de conhecimento e reflexões sobre a ação do homem e seus impactos sobre a natureza. As informações obtidas por esta pesquisa poderão ser úteis no embasamento de decisões cotidianas de gestão do Museu da Natureza, poderão colaborar com estudos sobre evolução do processo de reconstrução de significações e aprendizagem por livre escolha em museus de ciências e também constituir evidência sobre os processos de apropriação social da cultura científica. | pt_BR |
Sponsorship | CAPES | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Divulgação Científica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Discurso Expositivo | pt_BR |
Subject in Portuguese | Público Adulto | pt_BR |
Subject in Portuguese | Exposição | pt_BR |
Subject in Portuguese | Museu da Natureza | pt_BR |
Title | Do discurso ao desconhecido: saberes e leituras em exposição no Museu da Natureza - Piauí | pt_BR |
Alternative title | From discourse to the unknown: knowledge and readings at exhbitions the Museu da Natureza (Museum of Nature) - Piauí | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2020 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde | pt_BR |
Abstract | The present qualitative research aimed to understand how the construction of the expository discourse took place and the interpretations and negotiations of meanings were built by adult visitors of a long-term exhibition at the Museu da Natureza (Museum of Nature), located in the municipality of Coronel José Dias, Piauí. For this purpose, we used the triangulation of techniques, using the method of systematic observation of space, interviews with the Museum staff, data from the verbal recordings of visitors when they went through the exhibition (adaptation of the thinking aloud method). The speeches obtained through inter-views and the adapted thinking aloud were transcribed, categorized and analyzed by techniques of discourse analysis and the philosophical and sociological perspective based on studies of language. In general, the results demonstrated that the evolution of the expositive discourse was based on the influence of technology on the biological collection. The adult visitors with a high level of education demonstrated a perception of aesthetic and affective nature. Along the itineraries, relations between the elements of exhibit design were also ex pressed with the visitors' prior knowledge and personal experiences, as well as expressions of knowledge and reflections on human action and its impacts on nature were recorded. The results of this study may be useful to support the daily management decisions of the Museum of Nature, may collaborate with studies on the evolution of the process of reconstructing meanings and learning by free choice in science museums and also constitute evidence about the processes of social appropriation of scientific culture. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Science Communication | pt_BR |
Subject | Expositive Discourse | pt_BR |
Subject | Adult Visitors | pt_BR |
Subject | Exposition | pt_BR |
Subject | Museu da Natureza (Museum of Nature) | pt_BR |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | pt_BR |
DeCS | Exposições Científicas | pt_BR |
DeCS | Adulto | pt_BR |
DeCS | Museus | pt_BR |