Advisor | Santos, José Sebastião dos | pt_BR |
Author | Moura, Irani Ribeiro de | |
Access date | 2012-09-06T01:11:33Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:33Z | |
Document date | 2004 | |
Citation | MOURA, Irani Ribeiro de. Avaliação da organização assistencial das unidades não hospitalares de pronto atendimento do município de Goiânia adotando como referência a política nacional de atenção às urgências. 2004. 101 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4883 | |
Abstract in Portuguese | Com base na Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU), as Unidades Não
Hospitalares de Atenção às Urgências/Emergências (UNHAU/E) têm a atribuição
de prestar assistência aos casos de baixa e média complexidade e servir de
interface entre os serviços pré-hospitalares fixo e móvel e as unidades hospitalares
de atendimento às urgências. Com o objetivo de avaliar a organização assistencial
das UNHAU/E do Município de Goiânia, fez-se uma análise quantitativa, in locu, da
dimensão de suas estruturas assistenciais, incluindo recursos humanos, área
física, equipamentos, materiais e medicamentos. Também foram obtidos, por meio
de dois grupos focais, os depoimentos dos gerentes e conselheiros do Conselho
Municipal de Saúde(CMS) relativos às suas percepções sobre a atribuição
daquelas UNHAU/E junto à rede assistencial. Os depoimentos foram objeto de
análise de conteúdo e juntamente com a verificação da estrutura assistencial foram
cotejados com a organização prevista para as UNHAU/E, na PNAU. Para os
depoentes, sobretudo os do CMS, as UNHAU/E operam com estruturas tangíveis
deficitárias, oferecem serviços predominantemente paliativos e, desta forma, o local
mais apropriado para atender as urgências é o Hospital de Urgência de Goiânia. A
articulação dos grupos sociais envolvidos com as UNHAU/E para planejar as suas
ações e garantir suas atribuições não é sistematizada. A área física em duas
Unidades não comporta sala exclusiva para reanimação e estabilização clínica,
sutura, curativos contaminados, inaloterapia/medicação. Nenhuma das UNHAU/E
apresenta sala de observação individualizada por sexo e faixa etária com posto de
enfermagem, sanitários e chuveiros. Dentre as categorias profissionais previstas
para as UNHAU/E, somente estão garantidas nas 24 horas, o médico e
auxiliar/técnico de enfermagem. As UNHAU/E não adotam a triagem classificatória
de risco e de outras práticas de humanização da assistência, e tampouco possuem
programas de educação permanente especifica para urgência. Do total de itens
referentes a equipamentos, materiais e medicamentos previstos para as UNHAU/E,
foram contabilizados, em média, respectivamente, 48,95%, 56,39% e 55,48%
daqueles indicados pela PNAU. Dentre os dez equipamentos definidos como
essenciais para dar suporte à estabilização clínica e à manutenção da vida, duas
Unidades contavam com, respectivamente, 30 e 40% dos itens, enquanto nas
outras duas remanescentes, nenhum item foi relacionado. Dentre os atendimentos
realizados nas UNHAU/E, o percentual de encaminhamento para internação
hospitalar varia de 2,5 a 10% e supera os 3% previsto na referência em três
Unidades. Conclui-se que, as UNHAU/E têm, perante os grupos sociais ouvidos,
um papel reduzido junto à rede assistencial, o que guarda relação com as
limitações das dimensões arquitetônicas e tecnológicas e das práticas assistenciais
e gerenciais dessas Unidades. Desta forma, a organização de uma rede
assistencial, com a atribuição esperada das UNHAU/E, conforme está previsto na
PNAU, depende de um plano de investimentos que contemplem: adequação
arquitetônica, tecnológica e uma política de recursos humanos, que garanta
educação permanente dos seus profissionais para a incorporação de novas
práticas assistenciais e gerenciais. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Title | Avaliação da organização assistencial das unidades não hospitalares de pronto atendimento do município de Goiânia adotando como referência a política nacional de atenção às urgências | pt_BR |
Alternative title | Evaluation of the assistencial organization of the not hospital units of ready attendance of the city of Goiânia adopting as reference the national politics of the urgencies attention | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | Based on the National Policy of Urgency Care (PNAU), the Non-Hospital Units of
Urgency/Emergency Care (UNHAU/E) are responsible for providing care to cases of
low and medium complexity and for acting as an interface between fixed and mobile
pre-hospital services and the hospital units for urgency care. In order to assess
some determinants of the organization of UNHAU/E in the municipality of Goiânia, a
quantitative analysis of the dimension of their assistance structures was carried out
in loco, including human resources, physical space, equipment, material, and
medications. Also, the testimony of managers and members of the Municipal Health
Council regarding their perceptions about the organization of these UNHAU/E was
obtained by means of two focal groups. The testimony was submitted to content
analysis based on the understanding of the role of UNHAU/E regarding the PNAU.
According to the persons heard, the UNHAU/E offer predominantly palliative
services, operate with deficient tangible structures and present a low power of
interaction between their agents. The physical premises of two Units do not contain
rooms exclusively devoted to reanimation and clinical stabilization, suture,
contaminated dressings, inhalation treatment/medication. None of the UNHAU/E
has separate observation rooms according to sex and age range, with a nursing
station, bathrooms and showers. Among the scheduled professional categories,
only a physician and a nursing aid/technician are guaranteed on a 24 hour basis.
None of the units adopts screening for risk classification or institutes other
humanizing practices, nor do they have programs of permanent education
specifically devoted to urgency cases. Only 48,95%, 56,39% and 55,48% of the
total items referring to equipment, material and medications scheduled for the
UNHAU/E were recorded, respectively. Regarding the ten types of equipment
defined as essential for the support of clinical stabilization and for life maintenance,
two Units respectively counted with 30 and 40% of the items, and the other two had
no equipment at all. Regarding the care offered at the UNHAU/E, the percentage or
referral for hospitalization ranged from 2.5 to 10% and exceeded the recommended
3% at three units. We conclude that, according to the social groups heard, the
UNHAU/E play a reduced role in the assistance network which is related to the
limited size of the physical premises and of the technological facilities, as also are
their dimensioning and assistance organization. Thus, the organization of an
assistance network with the attributions expected for UNHAU/E according to PNAU
recommendations depends on an investment plan involving adequate physical
premises, updated technology and a policy of human resources that will guarantee
continuing education of the professional staff for the incorporation of new assistance
and management practices. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Ambulances | |
Subject | Unified Health System | |
Subject | Health Services Research | |
Subject | Emergency Medical Services | |
DeCS | Ambulâncias | pt_BR |
DeCS | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
DeCS | Pesquisa sobre Serviços de Saúde | pt_BR |
DeCS | Serviços Médicos de Emergência | pt_BR |