Advisor | Souza, Kátia Reis de | |
Author | Morais, Karla Barros de | |
Access date | 2021-11-04T22:52:31Z | |
Available date | 2021-11-04T22:52:31Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | MORAIS, Karla Barros de. Trabalho e saúde de professores(as) de escola pública em território de violência armada: sobre cenas da vivência docente. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49685 | |
Abstract in Portuguese | A pesquisa analisa como os(as) professores(as) de uma escola pública situada na
região de Manguinhos, no Rio de Janeiro, vivenciam no cotidiano laboral modos de
resistências e defesa da saúde frente às adversidades do território e seu entorno decorrentes da
violência. Nesse sentido, adotou-se a seguinte questão de pesquisa: Qual é a visão de
professores(as) de escola pública sobre trabalho e saúde em território de violência armada? A
perspectiva histórica dos sujeitos foi incorporada à pesquisa, tomando como campo de estudo
e observação a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, sob a ótica, coletiva, da Saúde
do(a) Trabalhador(a). Dessa forma, ao estudar a categoria de professores(as), reafirmou-se a
importância da coesão e motivação para a luta diária pela vida, bem como o reconhecimento
de que seu ponto de vista possui papel capital na compreensão das condições de trabalho e
saúde nas quais estão inseridos(as). Sendo assim, como método de apreensão da realidade,
foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas, seguindo-se a técnica “bola de neve”. A
interpretação dos dados da pesquisa foi feita através da Análise de Conteúdo (AC), que
consiste na identificação dos principais temas, categorização e interpretação dos materiais de
campo. Desse modo, quatro temas foram extraídos: Guerra e trabalho docente; A saúde e o
sentimento de quem luta; Resistências, novas normas de vida e estratégias de defesa; e
Soluções e possíveis saídas. Os resultados apontam que há repercussão da violência armada
do território na vida dos(as) professores(as) e que o confronto entre grupos armados é o
principal motivo que os(as) deixam em estado de alerta frequente. A naturalização dos
eventos violentos, o plano de contingência da escola, a procura por suporte profissional e a
rede de solidariedade criada em resposta aos impactos da violência armada foram apreendidos
como estratégias de defesa. O diálogo entre escola, comunidade e autoridades de segurança
pública do Rio de Janeiro foi citado como a principal saída para o problema. Constatou-se que
qualificar a violência contra o(a) trabalhador(a) está associado a compreender a inter-relação
entre contexto social, contexto de território e o ambiente de trabalho. Recomenda-se adotar o
tema da violência armada e desigualdade social ao currículo escolar como proposta. Espera-se
oportunizar o diálogo entre professores(as) e comunidade acerca da realidade de
trabalhadores(as) do território de Manguinhos, visando fornecer subsídios para a elaboração
de políticas públicas de modo a favorecer os(as) trabalhadores(as) de escolas públicas. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Docente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Trabalho Docente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Violência Armada | pt_BR |
Subject in Portuguese | Violência Escolar | pt_BR |
Title | Trabalho e saúde de professores(as) de escola pública em território de violência armada: sobre cenas da vivência docente | pt_BR |
Alternative title | Work and health of public school teachers in a territory of armed violence: on scenes from the teaching experience | |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2021-06-29 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Santos, Gideon Borges dos | |
Abstract | The research analyzes how teachers of a public school located in Manguinhos region
of Rio de Janeiro experience in their daily work modes of resistance and defense of health in
the face of adversities in the territory and its surroundings resulting from violence. In this
sense, the following research question was fulfilled: What is the view of public school
teachers on work and health in a territory of armed violence? The historical perspective of the
subjects was incorporated into the research, taking as a field of study and observation the
Joaquim Venancio Polytechnic School of Health, from the collective perspective of Workers’
Health. This way, when studying the category of teachers, the importance of cohesion and
motivation for the daily struggle for life was reaffirmed, as well as the recognition that their
point of view has a key role in understanding the working and health conditions in which they
are inserted. Thus, as a method of apprehending reality, eight semi-structured interviews were
conducted, following the “snow ball” technique. The interpretation of the research data was
carried out through content analysis, which consists of identifying the main themes,
categorizing and interpreting field materials. Thus, four themes were extracted: War and
teaching work; Health and the feeling of those who fight; Resistances, new norms of life and
defense strategies; and Possible solutions. The results show that there is repercussion of
armed violence in the territory for the lives of teachers and that the confrontation between
armed groups is the main reason that leaves them in a state of frequent alert. The
naturalization of violent events, the school's contingency plan, the search for professional
support and the solidarity network created in response to the impacts of armed violence were
seized as defense strategies. The dialogue between school, community and public security
authorities in Rio de Janeiro was cited as the main solution to the problem. It was found that
qualifying violence against workers is associated with understanding the interrelationship
between social context, territory context and the work environment. It is recommended to
adopt the theme of armed violence and social inequality in the curriculum school as a
proposal. It is expected to provide opportunities for dialogue between teachers and the
community about the reality of workers in the territory of Manguinhos in order to provide
subsidies for the development of public policies in order to favor workers in public schools. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Worker's Health | pt_BR |
Subject | Teaching Health | pt_BR |
Subject | Teaching Work | pt_BR |
Subject | Armed Violence | pt_BR |
Subject | School Violence | pt_BR |
DeCS | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Violência com Arma de Fogo | pt_BR |
DeCS | Armas de Fogo | pt_BR |
DeCS | Instituições Acadêmicas | pt_BR |
DeCS | Observação | pt_BR |
DeCS | Entrevistas como Assunto | pt_BR |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |