Orientador | Machado, Cristiani Vieira | |
Autor | Moraes, Verena Duarte de | |
Data de acesso | 2021-11-08T18:07:35Z | |
Data de disponibilização | 2021-11-08T18:07:35Z | |
Data do publicação | 2019 | |
Citação | MORAES, Verena Duarte de. Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: as instâncias de coordenação intersetorial e de participação social. 2019. 261 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49726 | |
Resumo | A insegurança alimentar é um problema de grande magnitude no Brasil e no mundo. A
complexidade da operacionalização das políticas na área de Segurança Alimentar e Nutricional
(SAN) e o seu caráter interdisciplinar exigem uma abordagem intersetorial na coordenação de
ações. Na trajetória da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN)
destaca-se a criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)
e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) como instâncias
que possibilitam o diálogo e a coordenação entre os setores envolvidos e, no caso do CONSEA,
a participação social. A pesquisa teve como objetivo analisar a atuação dessas duas instâncias
colegiadas de coordenação da Política no Brasil no período de 2006 a 2016. A metodologia do
estudo baseou-se em contribuições teóricas das abordagens do institucionalismo histórico e de
implementação de políticas públicas. As estratégias metodológicas foram: revisão bibliográfica,
análise documental e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa
identificou que as comissões permanentes e a mesa diretiva no CONSEA e os comitês técnicos
na CAISAN contribuem para a articulação intersetorial na política. No CONSEA, observou-se
uma atuação expressiva da sociedade civil, com ampla diversidade de segmentos sociais, e uma
participação mais limitada dos representantes do poder público. Os órgãos governamentais que
mais participaram das duas instâncias foram similares: os ministérios do Desenvolvimento
Social, Saúde, Educação e Relações Exteriores. Em relação à agenda, identificou-se uma grande
diversidade de temas tratados, que expressam debates das conferências nacionais. A pauta das
conferências foi ampliada ao longo do tempo. Assuntos que envolvem interesses econômicos e
posições conflitantes foram muito debatidos nas instâncias, mas tiveram pouca repercussão
junto ao Congresso Nacional e ao Executivo, em termos da adoção de medidas legais e
normativas. A coexistência dessas duas instâncias favoreceu a coordenação intersetorial,
podendo influenciar desdobramentos mais efetivos dentro do governo. Contudo percebeu-se
que a Câmara possui fragilidades, que interferem na gestão mais qualificada na execução das
demandas. Conclui-se que o fortalecimento dessas instâncias é fundamental para a consolidação
e efetividade das políticas de SAN. Além disso, é essencial que haja enfrentamento dos
interesses econômicos, financiamento adequado e atuação abrangente do Estado na proteção
social para garantir a segurança alimentar, bem-estar social e saúde da população. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | |
Palavras-chave | Segurança Alimentar e Nutricional | pt_BR |
Palavras-chave | Política Pública | pt_BR |
Palavras-chave | Coordenação Intersetorial | pt_BR |
Palavras-chave | Participação Social | pt_BR |
Título | Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: as instâncias de coordenação intersetorial e de participação social | pt_BR |
Título alternativo | Food and Nutritional Security Policies in Brazil: the instances of intersectoral coordination and social participation | en_US |
Tipo do documento | Thesis | |
Data da defesa | 2019-12-19 | |
Departamento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Coorientador | Magalhaes, Rosana. | |
Resumo em Inglês | Food insecurity is a problem of great magnitude in Brazil and worldwide. The complexity of
the operationalization of policies in the field of Food and Nutrition Security (SAN) and its
interdisciplinary nature require an intersectoral approach in the coordination of actions. In the
trajectory of the National Policy for Food and Nutrition Security (PNSAN), the creation of the
National Council for Food and Nutrition Security (CONSEA), and the Interministerial Chamber
of Food and Nutrition Security (CAISAN) are highlighted as instances that enable the dialogue
and coordination between the sectors involved and, in the case of CONSEA, social
participation. The research aimed to analyze the performance of these two collegiate instances
of policy coordination in Brazil from 2006 to 2016. The study methodology was based on
theoretical contributions of the approaches of historical institutionalism and of implementation
of public policies. The methodological strategies were: literature review, document analysis,
and content analysis of semi-structured interviews. The research identified that the permanent
committees and the board of directors in CONSEA and the technical committees in CAISAN
contribute to the intersectoral articulation in the policy. In CONSEA, there was a significant
performance of civil society, with a wide diversity of social segments, and a more limited
participation of representatives of the public power. The government agencies that most
participated in both instances were similar: the Ministries of Social Development, Health,
Education, and Foreign Affairs. Regarding the agenda, we identified a great diversity of topics
addressed, which express debates at national conferences. The agenda of the conferences has
expanded over time. Matters involving economic interests and conflicting positions were much
debated in the forums, but had little repercussion in the National Congress and in the Executive
power, in terms of adoption of legal and normative measures. The coexistence of these two
instances favored intersectoral coordination and may influence more effective developments
within the government. However, it was noticed that the Congress has weaknesses, which
interfere in the more qualified management in the execution of the demands. It is concluded
that the strengthening of these instances is fundamental for the consolidation and effectiveness
of SAN policies. Moreover, it is essential to face economic interests, adequate funding, and
comprehensive state action in social protection to ensure food security, social welfare, and
health of the population. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Food and Nutrition Security | en_US |
Palavras-chave em inglês | Public Policy | en_US |
Palavras-chave em inglês | Intersectoral Collaboration | en_US |
Palavras-chave em inglês | Social Participation | en_US |
DeCS | Segurança Alimentar e Nutricional | pt_BR |
DeCS | Política Pública | pt_BR |
DeCS | Colaboração Intersetorial | pt_BR |
DeCS | Participação Social | pt_BR |
DeCS | Órgãos Governamentais | pt_BR |
DeCS | Revisão | pt_BR |
DeCS | Entrevistas como Assunto | pt_BR |
DeCS | Saúde da População | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 02 Fome zero e agricultura sustentável | |