Advisor | Medeiros, Kátia Rejane | |
Author | Silva, Paula Francineide Pinto da. | |
Access date | 2021-11-12T13:18:30Z | |
Available date | 2021-11-12T13:18:30Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SILVA, Paula Francineide Pinto da. As práticas de integração ensino-serviço-comunidade no curso de Medicina da UFPE em Caruaru-PE. 2019. 106 p. Dissertação (mestrado) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49806 | |
Abstract in Portuguese | O presente estudo tem por objetivo analisar a Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC) a partir das Práticas Interdisciplinares de Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) do curso de Medicina da UFPE, no município de Caruaru-PE. Fundamentado nos princípios do construtivismo e da aprendizagem significativa, o curso de Medicina do Campus Acadêmico do Agreste prioriza as metodologias ativas e apresenta uma organização curricular integrada e interdisciplinar como forma de colocar em prática os ideais de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa, cujo percurso metodológico utilizado compreende a pesquisa documental (projeto pedagógico do curso, diretrizes curriculares nacionais de medicina, manuais do PIESC e diários de campo) e a entrevista individual semiestruturada aos atores-chave (docentes, discentes, preceptores, gestores e usuários dos serviços de saúde). Tanto as entrevistas quanto os documentos foram submetidos à análise de conteúdo. Dessa análise surgiram seis categorias essenciais: organização didático-pedagógica; integração pedagógica; formação e desenvolvimento de vínculo; correlação teórico-prática do módulo PIESC; relação interinstitucional entre a academia e a gestão municipal; e compreensão e expectativas da integração ensino-serviço-comunidade. Foram identificados alguns enfrentamentos como a restrição na oferta de vagas de estágio, a falta de um planejamento pedagógico integrado e a necessidade de uma melhor preparação da rede de serviços de saúde para receber os estudantes. Por fim, constatou-se que o módulo PIESC, apesar de seus desafios, tem contribuído para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à comunidade e para a construção de agendas promissoras e partilhadas com vistas à Integração Ensino-Serviço-Comunidade. Dessa forma, os estudantes vivenciam a beleza das relações estabelecidas e das práticas socialmente transformadoras . | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | restricted access | pt_BR |
Title | As práticas de integração ensino-serviço-comunidade no curso de Medicina da UFPE em Caruaru-PE | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2019-04-22 | |
Departament | Instituto Aggeu Magalhães | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | en_US |
Place of Defense | Recife/PE | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | The presented study aims to analyze the Integration of Teaching-Service-Community from the point of view of Interdisciplinary Practices of Teaching, Service and Community of UFPE\2019s (Pernambuco Federal University) Medical School, in the city of Caruaru. Based upon the principles of constructivism and upon meaningful learning, Agreste\2019s Medical School campus prioritize active methodologies and present an integrated and interdisciplinary course organization as a way to put the teaching-learning ideals to practice. This research is a study case of qualitative nature whose methodological path comprehends documental research (the pedagogical project of the degree, national curricular guidelines on medicine, PIESC manuals and field diaries) and individual interview semi-structured on key factors (faculty, student\2019s body, preceptors, managers and health care users). The interview as well as the documents will be submitted to content analysis. Of this analysis six essential categories came up: didactic and pedagogical organization; pedagogical integration; formation and bond development; theoretical and practical correlation of the PIESC module; interinstitutional relation between the Academy and municipal management; understanding and expectations of the teaching-service and community integration. Some conflicts were identified, such as a restriction in internship openings, and the lack of integrated pedagogical planning and a better preparation of the services to receive students. At last, the PIESC module, despite its challenges, has contributed to the improvement of community services; the development of shared and promising schedules aiming the integration of Teaching-Service-Community; and allows students to experience the beauty of stablished relationships and the practices that are socially transforming . | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Member of the board | Medeiros, Katia Rejane de | |
Member of the board | Gonçalves, Glaciene Mary da Silva | |
Member of the board | Alves, Cinthia Kaline de Almeida | |
DeCS | Serviços de Integração Docente-Assistencial | pt_BR |
DeCS | Práticas Interdisciplinares | pt_BR |
DeCS | Educação Médica | pt_BR |
Embargo date | 2021-10-22 | |