Advisor | Oliveira, Rosely Magalhães de | pt_BR |
Author | Pagliaro, Graciela Esther | |
Access date | 2012-09-06T01:11:45Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:45Z | |
Document date | 2004 | |
Citation | PAGLIARO, Graciela Esther. Homeopatia e educação popular: pauta para um diálogo. 2004. 150 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4982 | |
Abstract in Portuguese | No campo da produção de conhecimento em saúde, as contribuições de outras
racionalidades médicas que permitam uma visão mais integral do binômio saúde/
doença e que possibilitem pensar relações mais humanas com os pacientes /usuários são
importantes e devem ser consideradas. Este trabalho discute esta questão através da
prática de educação popular e saúde utilizando como instrumento educativo o caso
clínico homeopático discutido coletivamente. Para isso, são promovidas e analisadas
três oficinas pedagógicas com diferentes atores sociais: responsáveis de crianças,
educadoras de creche comunitária e médicos da ONG Homeopatia Ação Pelo
Semelhante. O local da pesquisa e realização das oficinas foi o Morro dos Cabritos,
Copacabana, Rio de Janeiro, onde a ONG atua em assistência médica e educação em
saúde. Os discursos individuais expressos nas oficinas são sistematizados por grupos
(responsáveis, educadoras e médicos) buscando a identificação/construção do Discurso
do Sujeito Coletivo (Lefèvre F.& Lefèvre AMC & Teixeira JJV.,2000). O caso clínico
homeopático é analisado como um instrumento valioso no processo de aprendizagem,
como um método passível de ser utilizado em educação popular e saúde, possibilitando
problematizar e refletir sobre toda a complexidade presente na discussão sobre saúde.
Determinadas características da prática médica homeopática contribuem para a
auto estima, o auto conhecimento e a autonomia das pessoas, aproximando-se de
aspectos relacionados à prática da educação popular. Porém, a primeira apresenta
limitações para lidar com as questões sócio-econômicas presentes na determinação de
saúde. Verifica-se que a articulação de uma prática médica à educação popular pode
contribuir positivamente nas limitações da prática médica homeopática para lidar com
essas questões. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Title | Homeopatia e educação popular: pauta para um diálogo | pt_BR |
Alternative title | Homeopathy and popular education: guideline for a dialogue | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Stotz, Eduardo Navarro | pt_BR |
Abstract | Within the field of knowledge production on health, contributions from different
medical rationalities which allow for a more wholesome perspective of the health/illness
tandem, encouraging as well the development of more human patient/users
relationships are important and must be considered. This paper approaches this subject
through the practice of popular education and health, using as its educational instrument
the homeopathic clinic case discussed on a collective basis. In order to attain this
objective, three pedagogical workshops are organized and analyzed with different social
agents: children’s parents (or their primary carers), community daycare center
caregivers and doctors of the NGO “Homeopatia Ação Pelo Semelhante” (Homeopathy
– Action Through the Like). Both the research and the workshops have been held at
“Morro dos Cabritos”, Copacabana, Rio de Janeiro, where this NGO acts providing
medical assistance and health education. The individual statements expressed in the
workshops are systematically arranged in groups (parents/carers, caregivers and
doctors) seeking the identification/construction of the Discourse of the Collective
Subject (Lefèvre F. & Lefèvre AMC & Teixeira JJV., 2000). The homeopathic clinic
case serves as a valuable instrument in the learning process, i.e, a method which could
be used in popular education and health to help define the problem nature as well as to
think over all the complexity involved in the health discussion.
Certain features of the homeopathic medical practice help promote self-esteem,
self-knowledge and autonomy in people, thus resembling some aspects related to the
popular education practice. However, the homeopathic practice faces restrictions when
it comes to approaching the socioeconomic issues present in the health evaluation. One
observe that coupling medical practice to popular education can positively contribute to
reducing the restraints the homeopathic medical practice encounters when dealing with
such issues. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Homeopathy | |
Subject | Health Education | |
Subject | Community Participation | |
DeCS | Homeopatia | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Participação da Comunidade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 11 Cidades e comunidades sustentáveis | |