Author | Altheman, Francine | |
Author | Marques, Ângela Cristina Salgueiro | |
Access date | 2021-11-24T17:45:52Z | |
Available date | 2021-11-24T17:45:52Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | ALTHEMAN, Francine; MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro. Meninas em luta: processos comunicativos e estéticos das performances feministas no movimento secundarista. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 1064-1083, out./dez. 2021. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50033 | |
Description | Francine Altheman da Escola Superior de Propaganda e Marketing, do Curso de Jornalismo teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Estudos métricos da informação científica em saúde, parte 1, v. 15 n.4 (2021) | en_US |
Description | Ângela Cristina Salgueiro Marques da Escola Superior de Propaganda e Marketing, do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Minas Gerais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Estudos métricos da informação científica em saúde, parte 1, v. 15 n.4 (2021) | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo busca refletir sobre processos de emancipação postos em marcha pelos jovens envolvidos no movimento secundarista em 2015, conferindo especial atenção às meninas protagonistas desse levante, às suas corporeidades e às dimensões estético-políticas de suas reivindicações. Evidenciamos que, durante as ocupações, questões ligadas ao feminismo tornaram-se tema de debates, aparecendo também no documentário Lute como uma menina! (Flávio Colombini e Beatriz Alonso, 2016), que foi produzido durante as ocupações, tecido unicamente com depoimentos das meninas que participaram do movimento. A partir de cenas e trechos dessa produção, buscamos mostrar como a agência das meninas secundaristas produzem arranjos disposicionais e subjetivações políticas e cenas de dissenso nas quais outras formas de vida e outras performatividades são possíveis. | en_US |
Sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | en_US |
Sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Cenas de dissenso | en_US |
Subject in Portuguese | Arranjos disposicionais | en_US |
Subject in Portuguese | Secundaristas | en_US |
Subject in Portuguese | Performances feministas | en_US |
Subject in Portuguese | Emancipação | en_US |
Title | Meninas em luta: processos comunicativos e estéticos das performances feministas no movimento secundarista | en_US |
Alternative title | Girls in struggle: communicative and aesthetic processes of feminist performances in the secondary movement | en_US |
Alternative title | Niñas en lucha: procesos comunicativos y estéticos de performances feministas en el movimiento secundario | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v15i4.2322 | |
Abstract | This article seeks to reflect on the processes of emancipation set in motion by the young people involved in the secondary movement in 2015, paying special attention to the girls protagonists of this uprising, their corporealities and the aesthetic-political dimensions of their claims. We showed that, during the occupations, issues related to feminism became the subject of debates, also appearing in the documentary Fight like a girl! (Flávio Colombini and Beatriz Alonso, 2016), which was produced during the occupations, woven only with testimonies from the girls who participated in the movement. From scenes and excerpts from this production, we seek to show how the agency of high school girls produces dispositional arrangements and political subjectivities and scenes of dissent in which other forms of life and other performativities are possible. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Este artículo busca reflexionar sobre los procesos de emancipación puestos en marcha por los jóvenes involucrados en el movimiento secundario en 2015, con especial atención a las niñas protagonistas de este levantamiento, sus corporealidades y las dimensiones estético-políticas de sus reivindicaciones. Demostramos que, durante las ocupaciones, temas relacionados con el feminismo se convirtieron en tema de debate, apareciendo también en el documental Laúd como niña! (Flávio Colombini y Beatriz Alonso, 2016), que se produjo durante las ocupaciones, tejido únicamente a partir de los testimonios de las niñas que participaron en el movimiento. Basándonos en escenas y extractos de esta producción, buscamos mostrar cómo la agencia de las niñas de secundaria produce arreglos disposicionales y subjetividades políticas y escenas de disenso en las que otras formas de vida y otras performatividades son posibles. | en_US |
Affilliation | Escola Superior de Propaganda e Marketing. Curso de Jornalismo. São Paulo, SP, Brasil. | |
Affilliation | Escola Superior de Propaganda e Marketing. Curso de Jornalismo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Belo Horizonte, MG, Brasil. | |
Subject | Scenes of dissensus | en_US |
Subject | Dispositional arrangements | en_US |
Subject | Secondary students | en_US |
Subject | Feminist performances | en_US |
Subject | Emancipation | en_US |
Subject in Spanish | Escenas de disenso | en_US |
Subject in Spanish | Arreglos de disposicionales | en_US |
Subject in Spanish | Estudiantes de secundaria | en_US |
Subject in Spanish | Actuaciones feministas | en_US |
Subject in Spanish | Emancipación | en_US |
e-ISSN | 1981-6278 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |