Advisor | Labra, Maria Eliana | pt_BR |
Author | Ferreira, Mirna Luz Costa | |
Access date | 2012-09-06T01:11:48Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:48Z | |
Document date | 2003 | |
Citation | FERREIRA, Mirna Luz Costa. Intersetorialidade: um desafio na implementação da política nacional do idoso no estado do Rio de Janeiro. 2003. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2003. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5008 | |
Abstract in Portuguese | O envelhecimento da população brasileira gerou novas demandas por serviços,
benefícios e atenção para os idosos. Para responder estas e outras questões formulou-se a
Lei nº 8.842/94, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, definindo princípios e
diretrizes que asseguram os direitos sociais da pessoa maior de 60 anos. Sua principal
característica deriva da intenção dos legisladores de responder às necessidades dos idosos
mediante programas e ações de diferentes tipos numa perspectiva intersetorial, envolvendo
Previdência e Assistência Social, Saúde, Trabalho, Justiça, Planejamento, Cultura e outros.
Desde a sua regulamentação, em julho de 1996, estados e municípios brasileiros passaram a
tê-la como eixo norteador na adoção de políticas públicas para aquele segmento.
Esta dissertação examina, no marco da análise da implementação de políticas
públicas, os requisitos de intersetorialidade previstos para o êxito da PNI, quanto ao
desenvolvimento de ações conjuntas das diversas secretarias de governo do Estado do Rio
de Janeiro, com ênfase nas arenas decisórias, nos atores envolvidos e nas interações entre as
agências governamentais. Entre as conclusões, destacamos: (1) o estado do Rio de Janeiro
dispõe da proporção mais alta de idosos do país e reúne um grande número de instituições
assistenciais, em particular na saúde; (2) apesar dessas facilidades, há deficiências
estruturais e materiais para atender às necessidades dos idosos; (3) as burocracias públicas
apresentam resistências inauditas para trabalhar de forma cooperativa na execução das
diretrizes legais; (4) a execução das ações é pontual e desarticulada; (5) a atuação
intersetorial ocorre apenas em momentos que o desrespeito aos direitos dos idosos ganha
visibilidade na mídia. Apesar desse quadro, constatou-se que o otimismo é consensual
quanto ao avanço, no futuro próximo, das políticas destinadas à população idosa no estado. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Brasil | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Subject in Portuguese | Política Nacional do Idoso | pt_BR |
Subject in Portuguese | Implementação de Políticas Públicas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Intersetorialidade | pt_BR |
Title | Intersetorialidade: um desafio na implementação da política nacional do idoso no estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Alternative title | Intersetorialidade: a challenge in the implementation of the national politics of the aged one in the state of Rio de Janeiro | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | Demographic changes in Brazil are demanding new services, benefits and health
assistance for older people. Accordingly, the National Policy for the Elderly, enacted by the
Law nr. 8.842/1994, stated principles and rules to assure human and social rights to
individuals above 60 years old. Its main characteristic is to comply those objectives through
an inter sector arrangement, that is to say, that implementation must be carried out in en
integrated compromise between the following governmental agencies: Social Security,
Social Assistance, Health, Labor, Justice, Planning, Culture, and others. At the present
time, the law 8.842 is being used by Brazilian states and municipalities as a guide for
implementing programs directed to the elder.
This dissertation examines the intersectoriality dimension in relation with the
implementation of the National Policy for the Elderly in the state of Rio de Janeiro,
focusing on the state agencies involved, the decisional arenas, the actors involved, and the
interactions between them.
Among the conclusions we mention: (1) Rio de Janeiro State has the highest
proportion of people above 60 years old in Brazil and has a huge network of social services,
specially in the Health sector; (2) in spite of those facilities, there are many deficiencies for
complying with the demands of that population; (3) public bureaucracies show resistance to
work in a cooperative way in order to enforce the laws and rules; (4) the implementation of
programs and actions is disjointed, (5) gaining some breath when crisis occur, as is the case
of serious abuses and disrespect against older people that gain public visibility. In spite of
that scenario, among officials and social actors there is wide consensus concerning the
success of the policy for the aged in the near future. | en |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Brazil | en |
Subject | Rio de Janeiro State | en |
Subject | National Policy for the Elderly | en |
Subject | Public Policy Implementation | en |
Subject | Intersectoriality | en |
DeCS | Brasil | pt_BR |
DeCS | Colaboração Intersetorial | pt_BR |
DeCS | Política de Saúde | pt_BR |
DeCS | Envelhecimento | pt_BR |
DeCS | Política Pública | pt_BR |