Advisor | Azevedo, Nara | pt_BR |
Author | Damico, José Sergio | |
Access date | 2012-09-06T01:11:52Z | |
Available date | 2012-09-06T01:11:52Z | |
Document date | 2004 | |
Citation | DAMICO, José Sergio. Uma nova relação estrutural para a sustenilidade do Museu da Vida. 2004. 135 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5035 | |
Abstract in Portuguese | No presente trabalho pretende-se compreender a importância que os museus e
centros de ciência modernos podem ter para fornecer um importante suporte ao processo de
desenvolvimento em C&T do país. Para tanto, lançaremos um olhar sobre a história dos
museus, percebendo como os diversos países, em diferentes oportunidades, se serviram
desse importante instrumento de nacionalismo e difusão de ciências.
Inicialmente valorizado apenas pelos interesses de poucos colecionadores
privados, progressivamente os governos e as cortes foram percebendo que havia uma
importância estratégica nesse segmento. O Estado passa a ser figura importante nesse
contexto.
No Brasil estaremos focando os períodos em que o país promoveu o
reconhecimento do valor da ciência e da tecnologia, chegando aos financiamentos de
projetos através das agências e, em especial, do programa PADCT, resultante da conjunção
de interesses do CNPq, CAPES, FINEP e STI e que teve papel importante para a
implantação do Museu da Vida. O desenvolvimento do Museu da Vida é apresentado sob
formato histórico, mas, também, analítico, tendo como referencial teórico o processo de
formulação de estratégicas de Mintzberg. Será possível compreender como se deu o
conturbado período em que o Museu da Vida precisou ser retirado de seu momento zero e
enfrentar resistências internas, dificuldades de recursos e o período de legitimação junto à
comunidade.
O estado da arte do Museu da Vida é apresentado por meio de dados estatísticos,
pontuado com informações coletadas de 5 outras reconhecidas instituições do setor de
museus e centros de ciência no Brasil. Com este benchmark será observado que as
dificuldades e os fatores críticos para o setor não são privilégio deste ou daquele
empreendimento. A evidência mais clara fica por conta de que a iniciativa privada não tem
estrutura e interesse comercial para investir na implantação de museus e centros de ciência
interativos. O setor público possui recursos, mas não possui instrumentos de gestão
eficientes para geri-los da maneira como o dinamismo da área requer.
O Capítulo III apresentará uma proposta de atendimento a tais necessidades,
partindo do princípio da publicização, que foi um dos norteadores da proposta de reforma
do aparelho de estado em 1998. A proposição terá três pontos de sustentação: (i) nova estruturação, partindo do conceito da publicização; (ii) novos instrumentos de controle, que
se adeqüem ao novo formato proposto e (iii) nova modelagem de gestão, com base no
planejamento estratégico, que permita a integração com os dois pontos anteriores. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Museus | pt_BR |
Subject in Portuguese | Organização & Administração | pt_BR |
Subject in Portuguese | Planejamento Estratégico | pt_BR |
Subject in Portuguese | Modernização Organizacional | pt_BR |
Subject in Portuguese | Museus e Centros de Ciência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gestão de Museus | pt_BR |
Subject in Portuguese | Políticas de C&T | pt_BR |
Title | Uma nova relação estrutural para a sustenilidade do Museu da Vida | pt_BR |
Alternative title | New structural relation for the sustainability of the Museu da Vida | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | In the present work it is intended to understand the importance that the museums
and modern science centers have to supply the brazilian Brazilian process of development
in science and technology. For this, we will retrocede in the time until century XII, from
where we will look the history of the museums, observing how the different countries, at
different times, had used this important instrument of nationalism and diffusion of sciences.
Initially valued only for the interests of few particular collectors, governments and
the nobility had perceived that it had a strategical importance in this activity. The State
starts to be important figure in this context.
In Brazil history we will analyse the periods when the country recognized the value
of science and the technology, emphasyzing the financings of projects by the agencies and,
in special, by PADCT program, resultant of the conjunction of interests of the CNPq,
CAPES, FINEP and STI, that it was decisive for the Museum of Life implementation. This
process is presented under historical format, but, also, analytical, having as theoretical
reference the strategy concept of Mintzberg. We will able to understand how elapsed the
complex period when the Museum of the Life left its zero point and started to face the
internal resistences, the lack of resources and the period of legitimation into the
community.
The current period is presented by means of statistical data, with collected
information of 5 other recognized institutions of the museums and science-centers sector in
Brazil. With this benchmark will observed that the difficulties and the critical factors are
not exclusive of a specific enterprise. The clearest evidence is that the private sector does
not have structure and commercial interest to invest in the implantation of museums and
science-centers. The public sector has the resources, but it does not heve efficient
management instruments to manage them in the way how the dynamism of the area
requires.
The Chapter III will present a proposal of attendance to such necessities, using the
principle called “publicização”, that was one of the most important bases of the brazilian
Reform of the State, in 1998. The proposal have three points of sustentation: (i) new
structure, using the concept of “publicização”; (ii) new instruments of control, adjustable to the new considered format and (iii) new model of management, based on the strategical
planning, that allows the integration with the two previous itens. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Strategical Planning | |
Subject | Organization & Administration | |
Subject | Organizational Modernization | |
Subject | Museums of Science and Science Centers | |
Subject | Managing Museums | |
Subject | Science and Technology Politics | |
DeCS | Inovação Organizacional | pt_BR |
DeCS | Planejamento Estratégico | pt_BR |
DeCS | Organização e Administração | pt_BR |
DeCS | Exposições Científicas | pt_BR |
DeCS | Institutos Governamentais de Pesquisa | pt_BR |