Advisor | Nuto, Sharmenia de Araújo Soares | |
Author | Guimarães, Samuel Carvalho | |
Access date | 2022-01-06T00:25:04Z | |
Available date | 2022-01-06T00:25:04Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | GUIMARÃES, Samuel Carvalho. Avaliação do programa integrado de residência em medicina de família e comunidade de Fortaleza-CE, sob a ótica dos médicos-residentes. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE) - Presidência, Fundação Oswaldo Cruz, Eusébio-CE, 2021. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50649 | |
Abstract in Portuguese | A Residência Médica (RM) é considerada, tanto academicamente quanto
profissionalmente, método padrão-ouro no ensino de médicos egressos da
Universidade. O Programa de Residência em Medicina de Família e
Comunidade de Fortaleza, Ceará, teve seus primórdios em 2005, no contexto da
implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Municipal de
Saúde-Escola (SMSE) nesta capital. Esse programa educacional é o primeiro do
gênero em larga escala, implantado em uma capital, concomitante com a rede
de serviços da ESF e com taxa de ocupação maior que a nacional, sendo
necessário aferir crítica e reflexivamente como este Programa tem se
desenvolvido. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o Programa
de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Fortaleza, a partir da
ótica dos residentes. Trata-se de um estudo transversal descritivo com
abordagem qualitativa, realizado com a participação de 18 residentes (R2) em
cinco Grupos Focais, no segundo semestre de 2020. Os dados foram analisados
pela técnica de Análise Temática em que foram identificadas como
subcategorias principais: Estratégias de ensino-aprendizagem, Avaliação do
processo ensino-aprendizagem, Produção de autonomia, Transferência da
formação para a prática, Fragilidades da residência e Potencialidades da
residência. Identificou-se que os residentes compreendem a responsabilidade
que têm no atendimento médico diário, ainda que como aprendizes. Eles
demonstram insegurança como sujeitos da formação (aprendizagem ativa),
sentindo-se mais confortáveis quando são colocados no papel passivo. Por outro
lado, os discentes do programa reconhecem a metodologia ativa de ensinoaprendizagem como adequada para o ensino de adultos, mas precisam que as
estratégias estejam voltadas para a resolução de problemas comuns à prática
profissional deles. Dessa forma, é preciso valorizar as experiências e
competências adquiridas heterogeneamente pelos residentes para compor
momentos de equalização do aprendizado, buscando o protagonismo do aluno
ao invés da imposição de conhecimentos. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação Educacional | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação de Programas e Projetos de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Internato e Residência | pt_BR |
Title | Avaliação do programa integrado de residência em medicina de família e comunidade de Fortaleza-CE, sob a ótica dos médicos-residentes | pt_BR |
Alternative title | Evaluation of the integrated residency program in family and community medicine in Fortaleza-CE, from the perspective of resident physicians | |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2021-09-02 | |
Departament | Presidência | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Eusébio CE | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PROFSAÚDE | pt_BR |
Abstract | Medical Residency (MR) is considered, both academically and professionally, the
gold standard method in teaching physicians who graduated from the University.
The Residency Program in Family and Community Medicine in Fortaleza, Ceará,
had its beginnings in 2005, in the context of the implementation of the Family
Health Strategy (ESF) and the Municipal School Health System (SMSE) in this
capital. This educational program is the first of its kind on a large scale,
implemented in a capital, concomitant with the ESF service network and with an
occupancy rate higher than the national one, making it necessary to critically and
reflectively assess how this Program has been developed. Therefore, this
research aims to evaluate the Residency Program in Family and Community
Medicine in Fortaleza, from the perspective of residents. This is a descriptive
cross-sectional study with a qualitative approach, carried out with the
participation of 18 residents (R2) in five Focus Groups, in the second half of 2020.
The data were analyzed using the Thematic Analysis technique, in which the
main subcategories were identified: Teaching-learning methodologies,
Evaluation of the teaching-learning process, Production of autonomy, Transfer of
training to practice, Residency weaknesses and Residency potentials. It was
identified that residents understand the responsibility they have in daily medical
care, even as apprentices. They demonstrate insecurity as subjects of training
(active learning), feeling more comfortable when placed in the passive role. On
the other hand, the program's students recognize the active teaching-learning
methodologies as adequate for teaching adults, but they need them to be focused
on solving problems common to their professional practice. Thus, it is necessary
to value the experiences and skills acquired heterogeneously by residents to
create moments of equalization of learning, seeking the student's protagonism
instead of imposing knowledge. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Teaching | pt_BR |
Subject | Educational Measurement | pt_BR |
Subject | Program Evaluation | pt_BR |
Subject | Internship and Residency | pt_BR |
DeCS | Internato e Residência | pt_BR |
DeCS | Avaliação Educacional | pt_BR |
DeCS | Avaliação de Programas e Projetos de Saúde | pt_BR |
DeCS | Medicina de Família e Comunidade | pt_BR |
DeCS | Corpo Clínico Hospitalareducação | pt_BR |
DeCS | Ensino | pt_BR |
DeCS | Aprendizagem | pt_BR |
DeCS | Estudos de Avaliação como Assunto | pt_BR |