Advisor | Silva, Miriam Ventura da | |
Author | Marqueto, Alessandra | |
Access date | 2022-01-10T21:02:12Z | |
Available date | 2022-01-10T21:02:12Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | MARQUETO, Alessandra. Análise normativa da câmara permanente distrital de mediação em saúde CAMEDIS como instrumento de gestão na judicialização da saúde no Distrito Federal. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2021. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50719 | |
Abstract in Portuguese | A busca por mecanismos a fim de mitigar a Judicialização da saúde no Distrito Federal (DF) inspirou a criação da Câmara Permanente Distrital de Mediação em Saúde (CAMEDIS), firmada entre a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), que tem como missão institucional, buscar soluções às demandas por serviços e produtos de saúde. O presente estudo buscou avaliar a conformidade e adequação da CAMEDIS a partir das dimensões de estrutura, processo e resultado, conforme a Portaria Conjunta nº 01, de 26 de fevereiro de 2013; no âmbito da avaliação em saúde, optou-se pela avaliação normativa de caso único, ex post, no período de fevereiro de 2013 a junho de 2018. O método misto quanti-qualitativo foi adotado para análise dos dados combinado as técnicas de pesquisa documental, mensuração de matriz de análise de julgamento nas dimensões de estrutura, processo e resultado. Na análise das entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo por categorias temática. Os resultados demonstram que a CAMEDIS foi considerada pelos entrevistados como exitosa, porém de atuação limitada e insuficiente na redução da Judicialização da saúde no DF. Entre as fragilidades identificadas destaca-se a ausência de regulamentação com critérios, obrigações relativas à atuação das partes e fluxo prévio das atividades da Câmara; a ausência de estrutura, recursos humanos e materiais adequados ao atendimento proposto, não monitoramento dos acordos realizados e a carência no apoio político-institucional aos atores envolvidos. A principal fortaleza foi o alto percentual de acordos e soluções administrativas rápidas às demandas dos usuários quando disponível na rede, mesmo considerando-se que a Defensoria aplicava critérios próprios para o encaminhamento das demandas à CAMEDIS. A mensuração das matrizes de julgamento evidenciou o grau crítico de adequação e conformidade da CAMEDIS. Todavia, considerando o potencial de atuação exitoso da câmara recomenda-se sua reconstituição ampliando-se o acesso à CAMEDIS como medida de avanço ao acesso à saúde. Assim, no redesenho aconselha-se investimento em recursos humanos, infraestrutura própria e adequada ao seu funcionamento permanente, estabelecendo-se obrigações claras entre os partícipes no cumprimento e monitoramento das demandas, critérios de elegibilidade e fluxos prévios, bem como maior transparência, resolutividade e ampliação do atendimento, de modo que a câmara possa estar de portas abertas ao usuário. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Direito à Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Judicialização da Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Legislação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Solução Extrajudicial de Conflitos | pt_BR |
Title | Análise normativa da câmara permanente distrital de mediação em saúde CAMEDIS como instrumento de gestão na judicialização da saúde no Distrito Federal | pt_BR |
Alternative title | Normative analysis of the district permanent chamber of mediation in health CAMEDIS as a management tool in the judicialization of health in the Federal District | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2021-12-03 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Brasília/DF | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Abreu, Marcela Alves de | |
Abstract | The search for mechanisms to mitigate the legalization of health in the Federal District (DF) inspired the creation of the Permanent District Chamber for Mediation in Health (CAMEDIS), signed between the Health Department of the Federal District (SES/DF) and the Federal District Public Defender's Office (DPDF), whose institutional mission is to seek solutions to demands for health services and products. This study sought to assess the conformity and adequacy of CAMEDIS from the dimensions of structure, process and result, according to Joint Ordinance No. 01, of February 26, 2013; within the scope of health assessment, we opted for the normative assessment of a single case, ex post, in the period from February 2013 to June 2018. The mixed quantitative qualitative method was adopted for data analysis combined with documentary research techniques, measurement of judgment analysis matrix in the dimensions of structure, process and result. In the analysis of interviews, content analysis by thematic categories was used. The results show that CAMEDIS was considered by the interviewees as successful, but with limited and insufficient action in reducing the legalization of health in the DF. Among the weaknesses identified, the lack of regulation with criteria, obligations related to the performance of the parties and the previous flow of activities of the Chamber stand out; the absence of adequate structure, human and material resources for the proposed service, non monitoring of the agreements made and the lack of political institutional support for the actors involved. The main strength was the high percentage of agreements and quick administrative solutions to users' demands when available on the network, even considering that the Defender's Office applied its own criteria for forwarding demands to CAMEDIS. The measurement of the judgment matrices evidenced the critical degree of adequacy and compliance of CAMEDIS. However, considering the chamber's potential for successful action, its reconstitution is recommended, expanding access to CAMEDIS as a measure of advance in access to health. Thus, in the redesign, investment in human resources, its own infrastructure, adequate for its permanent operation is advised, establishing clear obligations between the participants in the fulfillment and monitoring of demands, eligibility criteria and previous flows, as well as greater transparency, resoluteness and expansion of service, so that the chamber can have its doors open to the user. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Right to health | pt_BR |
Subject | Health Evaluation | pt_BR |
Subject | Health Judicialization | pt_BR |
Subject | Legislation | pt_BR |
Subject | Out of Court Conflict Resolution | pt_BR |
DeCS | Direito à Saúde | pt_BR |
DeCS | Avaliação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Judicialização da Saúde | pt_BR |
DeCS | Legislação | pt_BR |
DeCS | Estudos de Caso Único como Assunto | pt_BR |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |