Advisor | Braga, Ana Maria Cheble Bahia | pt_BR |
Author | Batista, Paulo Henrique | |
Access date | 2012-09-06T01:12:15Z | |
Available date | 2012-09-06T01:12:15Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | BATISTA, Paulo Henrique. Trabalho e saúde dos professores de educação física nas escolas municipais do Rio de Janeiro. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5229 | |
Abstract in Portuguese | Esta dissertação buscou fazer uma reflexão acerca dos principais motivos
que geraram um quadro de desânimo, desgaste físico e outros problemas de
saúde encontrados de uma forma em geral nos professores da rede
Municipal do Rio de Janeiro, em especial os docentes de Educação Física.
A partir dos referenciais teóricos e metodológicos do campo da medicina
do trabalho e saúde do trabalhador, pretende-se analisar saúde e qualidade
de vida aliadas à atividade do docente de Educação Física, em seu
cotidiano de convivência e trabalho. A nossa pesquisa buscou compreender
a qualidade de vida no ambiente de trabalho e suas ações possíveis sobre a
saúde do docente de Educação Física. Para tal deu-se um destaque ao local
de trabalho desse profissional, ou seja, a escola, pois acreditamos ser um
ponto vital que precisa ser analisado. A saúde do trabalhador nos levou ao
campo das pesquisas em saúde, entendidas como um caminho para se
compreender as relações não apenas técnicas, mas também sociais junto
aos professores da rede municipal do Rio de Janeiro. O trabalho de campo
se deu no próprio espaço de atuação desse profissional – a escola. Através
de observações participativas e entrevistas semi-estruturadas pode-se
perceber como ocorrem às práticas do docente de Educação Física, sua
interação social, as atividades realizadas, bem como sua rotina laboral. O
estudo visou identificar as relações das atividades do trabalho como a saúde
desse profissional para mostrar que, a partir de um processo de
conhecimento e condições de trabalho é possível uma mudança que permita
que o ambiente de trabalho se torne menos prejudicial à saúde do professor
de Educação Física. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
Subject in Portuguese | Professor de Educação Física | pt_BR |
Subject in Portuguese | Qualidade de Vida | pt_BR |
Subject in Portuguese | Atividades Humanas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Escola | pt_BR |
Title | Trabalho e saúde dos professores de educação física nas escolas municipais do Rio de Janeiro | pt_BR |
Alternative title | Labor health of teachers of physical education in municipal schools in Rio de Janeiro | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Moreira, Carlos Otávio Fiúza | pt_BR |
Abstract | The following essay sought to make a reflection about the main reasons which caused a
condition of discouragement, as well as physical exhaustion and other health problems
mostly found in teachers from the school chains of the Municipality in Rio de Janeiro –
specially Physical Education teachers. Based on both methodological and theoretical
background in the field of work medicine in addition to workers' health, health and
quality of life (the latter linked to the activities of Physical Education teachers regarding
their personal and professional everyday life. Our research aimed to comprehend the
quality of life when it comes to the work environment and its possible effects on the
health of the Physical Education teacher. Therefore emphasis has been given to this
professional's workplace, i.e. the school -for we believe it to be a crucial point to be
analysed. The worker's health led us to the field of researches concerning health, seen as
a way to grasp the relationships -not only technical but also social in relation to teachers
from the Municipality of Rio de Janeiro. The work was conducted at the professional's
workplace: the school. Through participating observations as well as semi-structured
interviews, we could see how the practices of the Physical Education teacher are
conducted, his/her social interaction, activities performed besides his/ her working
routine. This study tried to identify the relationships between the working activities and
this professional's health to show that, from an understanding process and working
conditions, it's possible make a change which allows the work environment to become
less harmful to the health of the Physical Education teacher. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Worker's Health | |
Subject | Quality of Life | |
Subject | Human Activities | |
Subject | Physical Education | |
Subject | Education | |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Educação Física e Treinamento | pt_BR |
DeCS | Qualidade de Vida | pt_BR |
DeCS | Atividades Humanas | pt_BR |
DeCS | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |