Advisor | Rego, Sergio Tavares de Almeida | pt_BR |
Author | Souza, Flávio | |
Access date | 2012-09-06T01:12:17Z | |
Available date | 2012-09-06T01:12:17Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | SOUZA, Flávio. A percepção de docentes sobre a formação moral de alunos de uma Escola Técnica de Saúde. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5246 | |
Abstract in Portuguese | O presente estudo discute a percepção de docentes de uma escola técnica de saúde
sobre a formação moral de seus alunos. Um dos fundamentos desse estudo é o
reconhecimento do papel fundamental do educador em proporcionar um espaço de
discussão onde os educandos possam participar ativamente como sujeitos de sua formação
moral. Investigamos quais as possibilidades que os professores vislumbram com respeito a
uma aproximação entre os conceitos e prescrições da legislação brasileira e sua prática. Os
resultados da pesquisa indicam a existência de um distanciamento entre a prática docente e
as diretrizes fundamentais para a construção de uma educação moral. Em sua maioria os
professores entrevistados não estão familiarizados com os princípios de organização dos
Parâmetros Curriculares Nacionais e não se percebeu experiência objetiva vivida em seu
cotidiano no que diz respeito ao desenvolvimento moral de seus alunos. Em primeiro lugar,
descrevemos as orientações dos PCN procurando ressaltar como estes contemplam e
estruturam a formação moral através da abordagem da Ética no âmbito escolar por meio
dos Temas Transversais. Em segundo lugar, abordamos como o conhecimento das
proposições das teorias com enfoque construtivista e cognitivo-evolucionista fundadas na
psicologia do desenvolvimento, representadas nos estudos de Jean Piaget e Lawrence
Kohlberg, podem auxiliar o trabalho do educador neste processo. Em seguida são
apresentadas as observações a respeito da percepção de valores e práticas dos professores,
com base neste referencial teórico. Os docentes entrevistados focam sua atuação
especialmente no estímulo ao convívio social adequado às normas, pouco atuando no
sentido de promover um ensino centrado no desenvolvimento da competência individual de
desenvolvimento moral. Uma hipótese explicativa para o fenômeno seria a maior ênfase
que é conferida em estratégias coletivas em detrimento daquelas individuais pela matriz
teórico-prática que fundamenta a orientação pedagógica do curso. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Moral | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ética | pt_BR |
Subject in Portuguese | Temas Transversais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Valores de Professores | pt_BR |
Subject in Portuguese | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Desenvolvimento Moral | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Democrática | pt_BR |
Title | A percepção de docentes sobre a formação moral de alunos de uma Escola Técnica de Saúde | pt_BR |
Alternative title | Perception of teachers about moral education of students of a Technical School Health | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Place of Defense | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | This study discusses the perception of technical school teachers on the moral
development of their students. One of the basis of this study is the recognition of teachers’
fundamental role in providing an environment through which students can actively have a
say in their moral development. We have investigated which possibilities teachers envision
of an approximation between the Brazilian legal prescriptions and their practice, in regards
to their students’ moral development. The results of this research indicate the existence of a
distance between their practice and the guidelines for a moral education development. Most
of the interviewed teachers are not familiar with the organizational principles of the
Brazilian National Curricular Guidelines (PCN) and it was not perceived any objective
everyday experience on their part in regards to their students’ moral development. In this
study, first we have addressed the Brazilian Ministry of Education’s National Curricular
Guidelines on the approach of Ethics in the school realm by means of cross-cutting themes.
Second, we have described the works of Jean Piaget and Lawrence Kohlberg as the main
theoretical trends supporting the discussion on cognitive moral development, and how they
can aid teachers’ practice. Following we have reported on the teachers’ perceptions of
values and practices based on these theoretical trends. The interviewed teachers focus their
teaching especially on the stimulus to fit social interaction into the norms, placing little
emphasis on teaching centered on individual competence for moral development. One
hypothesis for this phenomenon is the higher emphasis placed on collective strategies, in
detriment of individual ones, by the techno-practical matrix which corroborates the course’s
pedagogical orientation. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Moral Education | |
Subject | Ethics | |
Subject | Cross - Cutting Themes | |
Subject | Teachers’ Values | |
Subject | Brazilian National Curricular Guidelines | |
Subject | Moral Development | |
Subject | Democratic Education | |
DeCS | Educação | pt_BR |
DeCS | Desenvolvimento Moral | pt_BR |
DeCS | Estudantes | pt_BR |
DeCS | Percepção | pt_BR |
DeCS | Ética | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Estudos Transversais | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |