Advisor | Camacho, Luiz Antonio Bastos | |
Author | Vincent, Beatriz Rodrigues Lopes | |
Access date | 2022-05-11T12:43:00Z | |
Available date | 2022-05-11T12:43:00Z | |
Document date | 2011 | |
Citation | VINCENT, Beatriz Rodrigues Lopes. Competência em informação de alunos de pós-graduação em saúde pública. 2011. 166 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52605 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho foi realizado por se considerar que a Competência em
Informação (CI) não é um fim em si mesmo, e sim um meio para que pós-graduandos
possam ampliar seu acesso à informação; por suas implicações diretas e imediatas sobre
a qualidade de monografias, dissertações e teses; e que de um modo geral os programas
de pós-graduação brasileiros investem recursos na formação de alunos em CI. Uma
revisão da literatura identificou 26 estudos sobre CI na área da saúde, no país e no
exterior. A maioria empregou desenho seccional e questionário auto-preenchido. Foram
identificadas inúmeras denominações para CI. Uma constatação da atualidade do tema e
da sua importância na área da saúde foi a inclusão do descritor Information Literacy no
MeSH (Medical Subject Headings), vocabulário controlado da Biblioteca Médica
Americana. Um inquérito brasileiro com médicos residentes deu origem ao instrumento
utilizado em dois estudos seccionais em CI de pós-graduandos de Saúde Pública (SP),
envolvendo 88 mestrandos e doutorandos ingressantes em 2009 e 2010 na Escola
Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz e 86 mestrandos
ingressantes em 2010 no Institut de Santé Publique d’Epidémiologie et de
Développement, Université Bordeaux Segalen, França. No estudo brasileiro da ENSP,
os resultados indicaram que egressos de graduações da área de concentração das
Ciências da Saúde e Biológicas (CSB) demonstraram uma CI superior aos da área não
CSB. O autodidatismo, isto é, a ausência de ensino formal, seja com bibliotecários ou
professores-orientadores ou em disciplinas instituídas, prevaleceu no grupo não CSB, o
que pode talvez explicar tal diferença. Estudo analítico naquela coorte brasileira e que
se voltou especificamente para os usuários do Portal da CAPES apontou que, dentre
esses, prevaleceram aqueles que tiveram aprendizado formal e leitores de artigos em
inglês. Não se identificaram, entretanto, diferenças para sexo, idade ou nível acadêmico
(mestrandos versus doutorandos). Na coorte francesa de Bordeaux, analisaram-se
possíveis diferenças em CI nos 55 franceses versus 31 estrangeiros de 18
nacionalidades. Os estrangeiros se mostraram menos experientes em buscas com
recursos avançados e mais propensos a pagar para ter acesso aos documentos de texto
integral. Em comum entre os estudos brasileiro e francês observou-se uma baixa CI,
apontando-se para a importância de se avaliar e investir na melhoria da CI ao nível da
pós-graduação de SP. Finalmente, estudo experimental em pós-graduandos brasileiros
de SP que contou com 31 participantes ilustrou que o treinamento de 7 horas aumentou
a pontuação na avaliação pós-treinamento do grupo experimental. Na metodologia desse
estudo original destacam-se o delineamento com “cegamento” na alocação dos
participantes e na análise dos dados, e a aplicação de um instrumento de avaliação
previamente validado. Adicionalmente, há que se ressaltar a elaboração de um curso em
CI voltado para pós-graduandos de SP. Concluindo, o presente trabalho fez um retrato
da CI de pós-graduandos de SP de background diverso, oriundos de diferentes regiões e
escolas de graduação do país e do exterior. Essa diversidade antecipa desafios ao se
elaborar propostas didático-pedagógicas flexíveis e que os preparem minimamente e, ao
mesmo tempo de forma inclusiva, no uso das ferramentas do método científico.
Acreditamos que ele possa contribuir para sensibilizar instituições brasileiras sobre o
papel da CI nos processos de aprendizagem e produção de conhecimento em SP. Como
estratégia de curto prazo, sugerimos parcerias entre bibliotecários e docentes. Assim,
iniciativas de treinamento tradicionalmente desenvolvidas de forma isolada por
bibliotecários ou docentes poderiam envolver o par docente-bibliotecário e se realizar
dentro da grade de disciplinas da graduação e pós-graduação. Sugerimos que os
docentes, por sua proximidade com o alunado, sejam capacitados como líderes,
replicadores do conhecimento. Há que se valorizar o papel do profissional da ciência da
informação no âmbito das instituições de ensino e pesquisa; o docente como catalisador
desta mudança. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Title | Competência em informação de alunos de pós-graduação em saúde pública | pt_BR |
Alternative title | Information competence of graduate students in public health | en_US |
Type | Thesis | |
Defense date | 2011-12-02 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | Information Literacy (IL) is the means for post-graduation students to
achieve a broader access to information. This work was accomplished for its immediate
and direct implications on the quality of dissertations/thesis and because, in general,
Brazilian post-graduation programs do invest on students formation on IL. A literature
review identified 26 IL studies in the health area, in Brazil and abroad. The majority
applied cross-sectional methodology and self-administered questionnaires; several
denominations for IL were appointed. This work revealed the contemporaneity of the
subject and its importance for the health specialties as the descriptor “Information
Literacy” was recently introduced in the Medical Subject Heading (MesH), a controlled
vocabulary from the American Medical Library. A survey with Brazilian medical
residents brought about the instrument herein used in two IL sectional studies with
Public Health (PH) Post-Graduation students, involving 88 incoming master and
doctorate students (2009-2010) from the Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP),
Fundação Oswaldo Cruz, Brazil, and 86 incoming master students (2010) from the
Institut de Santé Publique d’Epidémiologie et de Développement, Université Bordeaux
Segalen, France. In the Brazilian study, the results indicated that participants originating
from graduation courses on the health field showed improved IL in comparison to other
areas. Self-teaching, meaning the lack of formal teaching, be it with librarians,
disciplines or through the student-professor relationship, prevailed in the non-health
incoming group, which could maybe explain the difference. An analytical study
performed with the Brazilian cohort specially directed to the use of the Portal
Periódicos CAPES, a robust electronic resource for international citation databases and
journals financed by the Brazilian Ministry of Education, showed that among its users
there were mostly participants who have received formal IL education and were familiar
with the English language. In the French cohort from Bordeaux, IL was described
among French and foreign participants from 18 nationalities. The foreigners were
particularly less prone to use advanced resources and more prone to pay for having
access to the complete document. In common between the two cohorts there was found
a low IL standard, pointing to the importance of IL evaluation and formal teaching in
both post-graduations. Finally, an experimental study with Brazilian PH post-graduation
students accessed 31 participants. The originally designed 7 hours course improved the
Fresno scores when comparing pre and post evaluations. Concerning the respective
methodology, it should be highlighted the use of a validated instrument, the
randomization of participants and the use of blinding methods for data analysis. In
conclusion, beyond the experimental study, this work pictured the IL status of PH postgraduation students with diverse incoming background, originated from different
regions and schools in Brazil and abroad. This diversity may anticipate challenges when
elaborating teaching strategies covering the full range of the population characteristics
when it comes to the use of the academic tools. We believe that it should call the
attention of Brazilian institutions for the IL role in the process of learning and
producing knowledge in the PH field. As a short term strategy, we would suggest
partnerships involving professors and librarians. Therefore, traditional initiatives
accomplished in an individual fashion would join the pair professor-librarian and take
place in the context of the disciplines of PH post-graduation courses. We suggest that
the professor, closer to the student activities, should be prepared and taken as an IL
leader, replicators of IL knowledge. It is also important to value the Information Science
staff in Brazilian teaching and research institutions; the professor as a catalyst of this
change. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Postgraduate Education | en_US |
Subject | Public Health Students | en_US |
Subject | Information Literacy | en_US |
Subject | Evaluation | en_US |
Member of the board | Dudziak, Elisabeth Adriana | |
Member of the board | Biolchini, Jorge Calmon de Almeida | |
Member of the board | Moraes, Ilara Hämmerli Sozzi de | |
Member of the board | Coimbra Junior, Carlos Everaldo Alvares | |
Member of the board | Camacho, Luiz Antonio Bastos | |
DeCS | Educação de Pós-Graduação | pt_BR |
DeCS | Estudantes de Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Competência em Informação | pt_BR |
DeCS | Avaliação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |