Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Santos, Bruna Navarone | |
Autor | Sousa, Isabela Cabral Félix de | |
Fecha de acceso | 2022-05-31T21:16:44Z | |
Fecha de disponibilización | 2022-05-31T21:16:44Z | |
Fecha de publicación | 2022 | |
Referencia | SANTOS, Bruna Navarone; SOUSA, Isabela Cabral Félix de. Características de dois programas de ciências para jovens de Ensino Médio no Japão e Brasil. In: LASA/Asia 2022 Congress Rethinking Trans-Pacific Ties: Asia and Latin America-Virtual Congress, Inter-Culturality between Asia and LAC, 1., 2022, Pittsburgh, Pennsylvania. Anais [...]. Pittsburgh: LASA, 2022 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53023 | |
Resumen en Portugués | Nessa pesquisa, pretende-se investigar características de dois programas de ciências para jovens de Ensino Médio no Japão e no Brasil. Para isto, será necessário também investigar como as concepções culturais japonesas e ocidentais de ciência podem influenciar ou não a seleção de certos temas, áreas de conhecimento e formas de participação na iniciação científica conduzida por pesquisadores para jovens no ensino médio. Tem-se como objetivo comparar os dois programas de iniciação científica para estudantes no ensino médio: o programa Sakura Science, organizado pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão e localizado no Japão, e o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo Cruz que está localizado no Brasil. Essa investigação será realizada com base na Análise de Conteúdo, para analisar os relatórios, artigos e outros documentos que registram os objetivos e as programações das atividades de iniciação científica que são realizadas pelos estudantes com os seus respectivos orientadores e coorientadores. Argumenta-se que é necessário considerar aspectos culturais e históricos que constituem as concepções sobre ciência para melhor compreender os seus possíveis significados e como podem fundamentar a formação científica para os estudantes nesses programas de iniciação científica do Brasil e do Japão. Nessa análise, também se considera as abordagens da Antropologia das Emoções e Sociologia das Emoções para abranger a importância do papel das emoções nas interações e disposições que integram a formação científica nesses programas de iniciação científica. | pt_BR |
Promoción | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Latin American Studies Association; East Asia Network of Latin American Studies | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Iniciação Científica | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Ensino Médio | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Japão | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Brasil | pt_BR |
Título | Características de dois programas de ciências para jovens de Ensino Médio no Japão e Brasil | pt_BR |
Tipo del documento | Papers presented at events | |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Fecha del evento | 2022-02 | |
Local del evento | Pittsbugh, Pennsylvania/Virtual Congress | pt_BR |
Título del evento | LASA/Asia 2022 Congress Rethinking Trans-Pacific Ties: Asia and Latin America-Virtual Congress | pt_BR |
Tipo del evento | congress | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade |