Advisor | Oliveira, Rosely Magalhães de | pt_BR |
Author | Ferreira, Fabiana Silva | |
Access date | 2012-09-06T01:12:30Z | |
Available date | 2012-09-06T01:12:30Z | |
Document date | 2006 | |
Citation | FERREIRA, Fabiana Silva. Educação em saúde no controle da Dengue no Brasil, 1988 a 2004: reflexões sobre a produção científica. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2006. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5342 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo busca refletir sobre o conhecimento científico em educação em saúde no
controle da dengue no Brasil, levantando os conteúdos e as abordagens/concepções
educativas presentes nesses estudos. Realizou pesquisa qualitativa, utilizando-se análise
de conteúdo da produção científica, cadastrada nas bases LILACS e MEDLINE, sobre
educação em saúde no controle da dengue, publicada no período de 1988 a 2004. Num
total de 379 resumos de estudos sobre dengue nesse período, foram identificados e
selecionados 25 documentos sobre educação em saúde no controle da dengue para
realizar a análise. Com essa seleção criou-se um quadro, identificando o pressuposto e
objetivos de cada estudo, metodologia utilizada, resultado e conclusão. Os estudos foram
classificados em cinco eixos de investigação, no qual foram apresentados seus conteúdos
relevantes, analisando-se também o formato da cada abordagem/concepção educativa
presente no estudo. Verificou-se nessas produções científicas que, apesar de a população
ter acesso a informações sobre os mecanismos de transmissão da doença e de seu
controle, isto não implica a adoção de práticas preventivas. Observou-se que as
abordagens tradicionais adotadas pelos órgãos de saúde não têm produzido os efeitos
esperados, já que muitas vezes não levam em conta a realidade de cada localidade. Além
disso, essas produções científicas apontam que as práticas educativas oficiais
responsabilizam a população pelo controle do vetor da doença e não consideram que a
ação da população muitas vezes está limitada pela inexistência de infra-estrutura
sanitária, que poderia fornecer uma proteção sanitária coletiva. Indicam para a
necessidade de novas estratégias educativas, mas poucos apontam que essas estratégias
devam ser baseadas na organização e conhecimento do nível local, levando em conta os
discursos, valores e o saber popular, articulando a questão da dengue com outras
prioridades da população. Analisando as abordagens educativas predominantes nos
serviços de saúde, verificou-se que estas partem de uma perspectiva reducionista da
doença, articulando a dengue como um problema entomológico, permanecendo o vetor
como o único elo vulnerável, sob o pressuposto de que acúmulo de informação
produziria, automaticamente, uma mudança da prática da população. Conclui-se que as
práticas educativas em dengue não estão valorizando o “real papel” da participação da
população no controle da doença e da necessidade de repensar essas práticas do ponto de
vista popular. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Controle de Endemias | pt_BR |
Subject in Portuguese | Dengue | pt_BR |
Title | Educação em saúde no controle da Dengue no Brasil, 1988 a 2004: reflexões sobre a produção científica | pt_BR |
Alternative title | Education in health in the control of the Dengue in Brazil, 1988 to 2004: reflections about the scientific output | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | This study seeks to reflect on the scientific knowledge on health education in the control of
dengue in Brazil, raising the contents and the educational approaches/concepts present . A
qualitative research was carried out, with use of the analysis of the body of scientific work,
registered in the databases LILACS and MEDLINE, in reference to health education in the
control of dengue that was published between 1988 and 2004. On a total number of 379
abstracts of studies on dengue in this period, 25 documents on health education in the
control of dengue were identified and selected in order to carry out the analysis.
Simultaneously, a framework was created, identifying presupposition and objectives of
each study, along with the utilized methodology, the result and the conclusion. The studies
were classified in five axes of investigation, wherein the relevant contents of the studies in
question were presented. Also, the format of each educational approach/concept was
analyzed. It was verified that the body of scientific work points out that the population
does not adapt to preventive measures, in spite of the availability of information about the
process of transmission of the disease and its control. It was noticed that the traditional
approach as applied by the public health institutions has not produced the expected results,
as it generally neglects the specific conditions of the different localities. Moreover, this
body of scientific work points out that official educational practices appeal to the
population to control the vector of the disease, while not considering that its efforts are
generally limited because of the complete lack of adequate sanitary facilities that could
provide collective sanitary protection. They indicate the necessity of new educational
strategies, but do no take into account that these strategies should be based on the
organization and the knowledge on the local level, taking in consideration the use of
language, values, and know-how of the people, joining the case of dengue together with
other needs of the population. Analyzing the predominant educational approach as applied
by the public health service, it seems it departs from a short-sighted perspective on the
dengue disease, articulating it as an entomological problem, and thus the vector remaining
the only vulnerable link in the transmission chain. It presupposes that an accumulation of
information would automatically produce a change in practical habits of the population. As
a conclusion, it is observed that the instructive practices concerning the dengue disease do
not value the key role of participation of the local community in controlling the disease,
and also highlights the necessity of a revaluation of these practices from the local
community’s point of view. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Health Educacion | |
Subject | Endemic Control | |
Subject | Dengue | |
DeCS | Dengue | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Doenças Endêmicas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |