Advisor | Machado, Maria de Fátima Antero Sousa | |
Author | Oliveira, Anderson Milfont Feitosa de | |
Access date | 2022-07-13T14:55:32Z | |
Available date | 2022-07-13T14:55:32Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | OLIVEIRA, Anderson Milfont Feitosa de. Plano de integração ensino-serviço na formação de residentes em Medicina de Família e Comunidade em Juazeiro do Norte-CE. Orientador: Maria de Fátima Antero Sousa Machado. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Ceará, Eusébio - CE, 2019. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53800 | |
Abstract in Portuguese | Recentemente, de 2007 para os anos atuais, a discussão nos ambientes acadêmicos sobre um olhar para formação dos médicos residentes passou a ganhar estrutura e vem desenvolvendo resultados apesar dos inúmeros desafios enfrentados neste processo. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de integração ensino-serviço para a formação na residência médica em Medicina de Família e Comunidade – MFC . Para tanto, adotou-se um estudo do tipo pesquisa-intervenção, realizado em Juazeiro do Norte – CE, com preceptores de um programa de residência médica em MFC já existente, vinculado à uma Instituição de Ensino Superior privada no município e a gestores da secretaria de saúde, sendo os sujeitos do estudo denominados de informantes-chave. Foi adotada, como estratégia para a condução do estudo, uma escuta qualificada junto aos informantes-chave, mediada por uma entrevista semiestruturada para posterior análise das entrevistas. O material advindo do momento com os informantes-chave foi processado no software Iramuteq, definindo a nuvem de palavras, que permite identificar a ocorrência de palavras e variáveis comuns a todos os textos com base na análise temática. Os resultados apontaram para quatro categorias, a saber: Campo de prática: vivências de preceptores; Percepção dos preceptores acerca da integração ensino-serviço; Integração ensino serviço: a fala de gestores; Fortalecendo a integração para formação na residência. Os aspectos identificados como importantes para o fortalecimento da integração ensino-serviço para a formação na Residência possibilitaram a elaboração do Plano de Integração Ensino-Serviço para Residência Médica em MFC. Este intenciona contribuir para tornar este processo efetivo no município locus do estudo. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fiocruz/Fiocruz Ceará | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Serviços de Integração Docente-Assistencial | pt_BR |
Subject in Portuguese | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Internato e Residência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Medicina de Família e Comunidade | pt_BR |
Title | Plano de integração ensino-serviço na formação de residentes em Medicina de Família e Comunidade em Juazeiro do Norte-CE | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2019 | |
Departament | Fiocruz Ceará | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Degree level | Mestrado Profissional | |
Place of Defense | Eusébio/CE | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família | |
Abstract | Recently, from 2007 to the present, the discussion in academic environments about the training of resident physicians started to gain structure and has been developing results despite the numerous challenges faced in this process. In this perspective, this study aims to elaborate a proposal of teaching-care integration for medical residency training in Family Medicine. For this, an intervention study was conducted in Juazeiro do Norte - CE with preceptors of a Family Medicine residency program linked to a Private College in the city and managers of the Municipal Health Secretary. The study subjects called key informants. It was adopted as strategy for conducting the study a qualified listening, together with the key informants, mediated by a semi-structured interview for later analysis. The material coming from the moment with the key informants was processed in the Iramuteq software, defining the word cloud, which allows to identify the occurrence of words and variables common to all texts based on the thematic analysis. The results pointed to four categories, namely: Field of practice: experiences of preceptors; Perceptions of preceptors about teaching-care integration; Teaching-care integration: the speech of managers; Strengthening the integration of residency training. The aspects identified as important for the strengthening of the teaching-care integration for the formation in the Residency made possible the elaboration of a Plan of Integration Teaching-Service for Medical Residency in Family Medicine. This intends to contribute to make this process effective in the municipality, locus of the study. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família (PROFSAÚDE). Eusébio, CE, Brasil. | |
Subject | Teaching Care Integration | en_US |
Subject | Health Human Resource Training | en_US |
Subject | Health Human Resource Training | en_US |
Subject | Family Medicine | en_US |
Member of the board | Moreira, Maria Rosilene Candido | |
Member of the board | Pessoa, Vanira Matos | |
Member of the board | Souza, Maximiliano Loiola de Ponte | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 17 Parcerias e meios de implementação | |