Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55801
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- IOC - Artigos de Periódicos [12140]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
ERA UMA VEZ! A APLICAÇÃO DO FOLCLORE COMO FERRAMENTA PARA ENSINO DE ENTOMOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Titulo alternativo
ONCE UPON A TIME! The application of the folklore as a tool for teaching entomology in basic education.Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Biodiversidade Entomológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Ciências Biológicas e Saúde. Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal. Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Ciências Biológicas e Saúde. Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal. Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Muitos educadores ainda seguem uma metodologia marcada pelo processo passivo de transmissão e recepção
do conhecimento. Assim, o desenvolvimento do Saber Científico interligado ao Saber Empírico se faz
necessário por propiciar ao aluno o melhor entendimento da História da Ciência, inserindo-os como parte
atuante e não os destacando dos demais elementos da natureza. Este trabalho realiza a aplicação do folclore
como ferramenta estratégica de apoio ao ensino, através de lendas e contos, e analisa sua eficiência no
ensino de Entomologia, discutindo sua a contribuição a aquisição de novos conhecimentos, demonstrando
a importância da aproximação dos Saberes Científico e Popular como motivação no processo ensino-aprendizagem.
As atividades foram desenvolvidas com duas turmas do sétimo ano do ensino fundamental, sendo
uma turma no ano de 2016 e outra no ano de 2017, em uma instituição privada no município do Rio de
Janeiro, RJ. Esse recurso demonstrou ser um recurso eficiente, de baixo custo e com potencial de tornar
as aulas mais atraentes aos alunos, podendo ser utilizado como ferramenta complementar em sala de aula
ou como ponto de partida para atividades, e/ou uma forma diferente de apresentar a temática de maneira
envolvente e significativa articulando os conceitos do cotidiano ao conhecimento científico. Podendo ainda
ser extrapolada as outras disciplinas e outros países.
Resumen en ingles
Lots of educators still follow a methodology marked by the passive process of transmission and reception
of information. So, the development of the new methodologies does if necessary to allow students a better
understanding of the Sciences’ History, inserting them as an active part of this process. This work discusses
the contribution of new teaching methodologies, showing the importance of the approximation of the Scientific
and Popular Knowledge as a motivation for the teaching-learning process, through legends and tales
as a strategic tool for teaching Entomology concepts at school and evaluates the efficiency of this didactic
approach in the knowledge construction. The activities were developed with two classes in the years 2016
and 2017, in Rio de Janeiro, Brazil. The results showed that the proposed resource contributes significantly
to the teaching-learning process by linking everyday concepts with scientific knowledge.
Compartir