Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56299
Tipo
AnalesDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
REVISITANDO ENSINAMENTOS DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REPRODUTIVA PARA MULHERES NO RIO DE JANEIRO
Cabral Félix de Sousa, Isabela | Fecha del documento:
24 nov. 2021
Titulo alternativo
Revisiting teachings from women's reproductive health education programs in Rio de JaneiroAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Poitécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Resumen en portugues
O Brasil vem testemunhado consideráveis desenvolvimentos em saúde reprodutiva para mulheres desde a metade do século vinte. Porém, há alguns movimentos que dificultam novos progressos. Este artigo destaca alguns deles. O primeiro é o questionamento da obra de Paulo Freire, educador que valoriza a cultura brasileira e questiona posições de subordinação. O segundo é a recente difusão da expressão “ideologia de gênero", que traz consigo diversas polêmicas quanto aos tipos de condutas nas escolas. O terceiro é a tentativa recente de restringir o currículo no Ensino Médio brasileiro, excluindo disciplinas como Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia. O artigo questiona estes movimentos recorrendo aos ensinamentos de programas educacionais não formais em saúde. Um trabalho de pesquisa qualitativa no Rio de Janeiro realizado com técnicas etnográficas, na década de 90, havia evidenciado o empoderamento de mulheres em contextos diferenciados, como igrejas de diferentes denominações religiosas utilizando uma abordagem ampliada da saúde e tratando de questões relevantes para as participantes. Ressalte-se que os diálogos pedagógicos procuram ser democráticos buscando promover a autonomia das mulheres. Os resultados indicaram a importância de diversas contribuições na obra de Paulo Freire, da discussão de gênero e da necessidade da abordagem interdisciplinar
Resumen en ingles
Brazil has witnessed considerable developments in reproductive health for women since the mid-twentieth century. However, there are some movements that hinder further progress. This article highlights some of them. The first is the questioning of the work of Paulo Freire, an educator who values Brazilian culture and questions positions of subordination. The second is the recent dissemination of the expression “gender ideology", which brings with it several controversies regarding the types of conduct in schools. The third is the recent attempt to restrict the curriculum in Brazilian High Schools, excluding subjects such as Arts, Physics Education, Philosophy and Sociology The article questions these movements using the teachings of non-formal educational programs in health. A qualitative research work in Rio de Janeiro carried out with ethnographic techniques, in the 90s, had evidenced the empowerment of women in different contexts, such as churches of different religious denominations using an expanded approach to health and addressing issues relevant to the participants. It should be noted that the pedagogical dialogues sought to be democratic seeking to promote the autonomy of women. The results indicated the importance of several contributions in the work of Paulo Freire, gender discussion and the need to address interdisciplinary.
Compartir