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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56539
TIME TRENDS OF PHYSICAL ACTIVITY FOR LEISURE AND TRANSPORTATION IN THE BRAZILIAN ADULT POPULATION: RESULTS FROM VIGITEL, 2010-2019
Tendencias temporales de la actividad física para el ocio y el transporte en la población adulta brasileña: resultados del Vigitel, 2010-2019
Título alternativo
Tendências temporais da atividade física para lazer e transporte na população adulta brasileira: resultados do Vigitel, 2010-2019Tendencias temporales de la actividad física para el ocio y el transporte en la población adulta brasileña: resultados del Vigitel, 2010-2019
Afiliação
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Brasil. Diamantina, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil/Universidade Federal de Minas Gerais. Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil/Universidade Federal de Minas Gerais. Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumo
Este estudo de série temporal analisou a prevalência de atividade física para lazer e transporte na população adulta brasileira em uma série histórica de uma década. Foram analisadas informações de 512.969 adultos entrevistados pelo Vigitel entre 2010 e 2019. Os indivíduos que relataram praticar pelo menos 150 minutos/semana de atividade física moderada ou pelo menos 75 minutos/semana de atividade física vigorosa foram considerados ativos durante seu lazer. Os indivíduos que relataram caminhar ou andar de bicicleta para/do trabalho, curso ou escola por pelo menos 30 minutos/dia (equivalente a pelo menos 150 minutos/semana de atividade física moderada) foram considerados ativos durante seu transporte. A prevalência de atividade física para lazer e transporte foi calculada anualmente e estratificada por sexo, faixa etária, escolaridade e cor da pele/raça. Modelo de regressão segmentada foi aplicado para analisar a série temporal. Foram calculadas as mudanças percentuais anuais e as mudanças médias anuais. Com o tempo, a prevalência de atividade física para o lazer aumentou e a prevalência de atividade física para o transporte diminuiu. A maior prevalência de atividade física para lazer foi observada entre homens, jovens e pessoas com Ensino Médio completo. Idosos, pessoas com Ensino Médio e brancos apresentaram a menor prevalência de transporte ativo. Formuladores de políticas devem propor estratégias que incentivem e facilitem a atividade física para o lazer em mulheres, indivíduos com idade ≥ 35 anos e pessoas com baixa escolaridade (< 12 anos), e atividade física para transporte entre idosos (≥ 60 anos), aqueles com Ensino Médio completo (≥ 12 anos) e pessoas brancas.
Resumo em Inglês
This time-series study examined a 10-year historical series of the physical activity prevalence for leisure and transportation in the Brazilian adult population. Information from 512,969 adults interviewed from the Vigitel between 2010 and 2019 was analyzed. Individuals who reported practicing at least 150 minutes/week of moderate-intensity physical activity or at least 75 minutes/week of vigorous-intensity physical activity were considered active during leisure time. Individuals who reported walking or cycling to/from work, course, or school at least 30 minutes/day, equivalent to at least 150 minutes/week of moderate-intensity physical activity, were considered active during transportation. The prevalence of physical activity for leisure and transportation was calculated annually and stratified by sex, age group, schooling, and race/skin color. The segmented regression model was applied to analyze the time series. Annual percent change and average annual percent change were calculated. Over time, the prevalence of physical activity for leisure increased, and the prevalence of physical activity for transportation decreased. The highest prevalence of physical activity for leisure was observed among males, young individuals, and those with high education. Older adults, those with high education, and white people presented the lowest prevalence of active transport. Policymakers should propose strategies that encourage and facilitate physical activity for leisure in women, individuals aged ≥ 35 years, and those with less education (< 12 years), and physical activity for transportation among older adults (≥ 60 years), those with high education (≥ 12 years), and white people.
Resumo em Espanhol
Este estudio de serie temporal analizó la prevalencia de la actividad física para el ocio y el transporte en la población adulta brasileña en una serie histórica de una década. Se analizaron las informaciones de 512.969 adultos, entrevistados por Vigitel entre 2010 y 2019. Las personas que informaron practicar al menos 150 minutos/semana de actividad física moderada o al menos 75 minutos/semana de actividad física vigorosa se consideraron activas durante su tiempo libre. Las personas que informaron caminar o andar en bicicleta al/desde el trabajo, curso o escuela por al menos 30 minutos/día (equivalente al menos a 150 minutos/semana de actividad física moderada) se consideraron activas durante su transporte. La prevalencia de la actividad física para el ocio y el transporte se calculó anualmente y se estratificó por sexo, grupo de edad, escolaridad y color de piel/raza. Se aplicó un modelo de regresión segmentada para analizar la serie temporal. Se calcularon las variaciones porcentuales anuales y las variaciones porcentuales medias anuales. Con el paso del tiempo, la prevalencia de la actividad física para el ocio tuvo un aumento y una reducción para el transporte. La mayor prevalencia de actividad física para el ocio se observó entre hombres, jóvenes y personas con educación secundaria. Los ancianos, las personas con educación secundaria y los blancos tuvieron una prevalencia más baja en el transporte activo. Los formuladores de políticas deben proponer estrategias de fomento a la actividad física para el ocio en mujeres, personas ≥ 35 años y personas con baja escolaridad (< 12 años), y la actividad física para el transporte entre los ancianos (≥ 60 años), aquellos con educación secundaria (≥ 12 años) y personas blancas.
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