Advisor | Teixeira, Mirna Barros | |
Author | Carneiro, Laiz Prestes | |
Access date | 2023-01-26T15:26:30Z | |
Available date | 2023-01-26T15:26:30Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | CARNEIRO, Laiz Prestes. Educação em saúde sobre drogas em ambiente escolar: uma aposta na redução de danos. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56634 | |
Abstract in Portuguese | O debate sobre drogas nas escolas é complexo, pode ser abordado de diversas formas e por diferentes perspectivas. Observa-se um cenário de disputa entre os paradigmas proibicionista e antiproibicionista na condução dessas discussões. A escola é compreendida enquanto um espaço de formação de cidadãos críticos e reflexivos, com possibilidades de produzir transformações na sociedade. No entanto, nem sempre se percebe a apropriação sobre o tema para conduzir este debate, apontando para a necessidade de parcerias intersetoriais. Frente a isso, o objetivo geral desta dissertação é analisar a abordagem da temática das drogas nas escolas, levando em consideração a relevância social do tema e reconhecimento da escola como lugar profícuo para este debate. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que seguiu duas estratégias principais: A Revisão Integrativa e a pesquisa empírica de abordagem qualitativa. A Revisão Integrativa, estruturada em formato de artigo científico, foi feita a partir de buscas em três importantes portais de produção científica. Foi possível sistematizar o estado da arte sobre o tema, com contribuições tanto para a realização do trabalho de campo desta pesquisa, quanto para as análises dele decorrentes. A pesquisa empírica teve como cenário a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e contou com a participação de atores internos e externos a esta escola por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em ambiente virtual. A partir dos relatos dos sujeitos da pesquisa, foi possível realizar análises capazes de colaborar tanto para a produção científica sobre o tema, quanto para a elaboração pela própria escola de um programa voltado a esta temática. Entre os achados da pesquisa destacam-se o fato de a escola ser identificada como um espaço primordial para a realização do debate sobre drogas. Reconheceu-se a importância de tratar o tema como uma questão de saúde e não de segurança pública. Ademais, enfatizou-se a necessidade de uma abordagem mais aberta, menos prescritiva e mais participativa sobre o tema, capaz de envolver toda a comunidade escolar e construir espaços de diálogo. Desta forma, a Promoção da Saúde e a Redução de Danos se apresentaram como recursos potentes para a abordagem do tema nas escolas. Além disso, evidenciou-se que a abordagem sobre drogas nas escolas não deve ser apenas informativa sobre os efeitos psicoativos, mas também promover reflexões sobre as consequências da maneira com que este tema tem sido tratado em nossa sociedade, ao considerar aspectos como o proibicionismo, o racismo, a criminalização da pobreza e de territórios periféricos. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação sobre Drogas | en_US |
Subject in Portuguese | Intersetorialidade | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Promoção da Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Redução de Danos | en_US |
Title | Educação em saúde sobre drogas em ambiente escolar: uma aposta na redução de danos | en_US |
Alternative title | Health education about drugs in school setting: a commitment on harm reduction | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2022-08-01 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Abstract | The debate on drugs in schools is complex and can be approached in different ways and from different perspectives. There is a scenario of dispute between the prohibitionist and antiprohibitionist paradigms conducting these discussions. Schools are known as spaces that shape critical and reflective citizens and give opportunities to transform society. However, the appropriation of the theme is not always perceived to lead this debate, pointing to the need for intersectoral collaboration. In view of this situation, the general objective of this dissertation is to analyze the thematic approach of drugs in schools, considering the social relevance of the theme and recognition of the school as a useful place for this debate. Therefore, qualitative research was carried out following two main strategies: The Integrative Review and empirical research with a qualitative approach. The Integrative Review, structured in a scientific article format, was carried out from searches in three important scientific production portals. It was possible to systematize the state of the art on the subject, with contributions both to the fieldwork of this research and to the analyzes resulting from it. The empirical research took place at the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) and had the participation of internal and external actors of this school through semi-structured interviews carried out in a virtual environment. From the reports of the research subjects, it was possible to carry out analyzes capable of collaborating both for the scientific production on the subject, and for the elaboration of a program focused on this theme by the school itself. Among the research findings, the fact that the school is identified as a primordial space for the realization of the debate on drugs stands out. The importance of treating the issue as a matter of health and not of public safety was recognized. In addition, the need for a more open, less prescriptive and more participatory approach to the topic was emphasized, capable of involving the entire school community and building spaces for dialogue. In this way, Health Promotion and Harm Reduction were presented as powerful resources for approaching the theme in schools. In addition, it became evident that the approach to drugs in schools should not only be informative about the psychoactive effects, but also promote reflections on the consequences of the way in which this topic has been treated in our society, when considering aspects such as prohibitionism, racism, the criminalization of poverty and peripheral territories. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Health Education | en_US |
Subject | Drug Education | en_US |
Subject | Health Promotion | en_US |
Subject | Harm Reduction | en_US |
Subject | Intersectoriality | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Promoção da Saúde | en_US |
DeCS | Redução do Dano | en_US |
DeCS | Colaboração Intersetorial | en_US |
DeCS | Drogas Ilícitas | en_US |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | en_US |
DeCS | Revisão de Integridade Científica | en_US |
DeCS | Entrevistas como Assunto | en_US |