Advisor | Bevilaqua, Diego Vaz | |
Author | Lima, Mariana de Souza | |
Access date | 2023-05-12T17:51:32Z | |
Available date | 2023-05-12T17:51:32Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | LIMA, Mariana de Souza. Prática de mediação e sua contribuição para a formação interdisciplinar do professor de física. 2022. 83 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58365 | |
Abstract in Portuguese | Os museus e centros de ciências, espaços de educação não formais, possibilitam, por meio da mediação de seus módulos e exposições, abordagens que contemplam a integração dos saberes. Essa integração é própria dos museus e seus mediadores, pois interligam os conhecimentos de forma orgânica, fluida, sem que haja justaposição de disciplinas, algo que não se evidencia como compatível com o atual modelo escolar baseado na divisão disciplinar e ainda muito atrelada aos avanços tecnológicos e à formação para o trabalho. Nesse contexto, os museus e centros de ciências podem ser vistos como espaços complementares fundamentais para a formação docente, com vistas a contribuir para uma formação ampla, livre das amarras curriculares, de forma interdisciplinar. Para tanto, neste estudo pretende-se conhecer a representação dos mediadores de museus e centros de ciência do Estado do Rio de Janeiro, licenciandos ou licenciados em Física, verificando aspectos como a adaptação à prática interdisciplinar no modelo não-formal de educação, que pode contribuir e transformar sua maneira de pensar a prática pedagógica. Para esse fim, a metodologia baseou-se na técnica da pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas dezenove entrevistas semiestruturadas com os mediadores, sujeitos da pesquisa, com a finalidade de obter o Discurso do Sujeito Coletivo que expressam, descritivamente, as Representações Sociais. Dessa forma, identificar, com maior clareza, como a experiência advinda da prática de mediação contribui para o processo formativo interdisciplinar de professores de física de diferentes instituições de ensino. | en_US |
Sponsorship | CAPES | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Divulgação Científica | en_US |
Subject in Portuguese | Prática de Mediação | en_US |
Subject in Portuguese | Interdisciplinaridade | en_US |
Subject in Portuguese | Formação de Professores | en_US |
Title | Prática de mediação e sua contribuição para a formação interdisciplinar do professor de física | en_US |
Alternative title | Mediation practice and its contribution to interdisciplinary training of physics teachers | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2022 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência Tecnologia e Saúde | en_US |
Co-Advisor | Silva, Alcina Maria Testa Braz da | |
Abstract | Museums and science centers, non-formal education spaces, enable, through the mediation of their modules and exhibitions, approaches that contemplate the integration of knowledge. This integration is proper to museums and their mediators, because they interconnect knowledge in an organic, fluid way, without juxtaposition of disciplines, something that is not evidenced as compatible with the current school model based on the disciplinary division and still very closely tied to technological advances and training for work. In this context, museums and science centers can be seen as fundamental complementary places for teacher education, with a view to contributing to a broad formation, free of curricular ties, in an interdisciplinary way. To this end, this study aims to know the representation of mediators of museums and science centers of the State of Rio de Janeiro, teachers or future teachers of Physics, verifying aspects such as adaptation to interdisciplinary practice in the non-formal education model, which can contribute and transform their way of thinking pedagogical practice. To this end, the methodology was based on the qualitative research technique, in which nineteen semistructured interviews were conducted with the mediators, subjects of the research, in order to obtain the Collective Subject Discourse that descriptively express the Social Representations. Thus, identifying, with greater clarity, how the experience departing from the practice of mediation contributes to the interdisciplinary formative process of physics teachers from different educational institutions. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Science Communication | en_US |
Subject | Mediation Practice | en_US |
Subject | Interdisciplinarity | en_US |
Subject | Teacher Training | en_US |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | en_US |
DeCS | Estudos Interdisciplinares | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
DeCS | Professores Escolares | en_US |
DeCS | Docentes | en_US |