Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Motta, Luciana Branco da | |
Autor | Aguiar, Adriana Cavalcanti de | |
Fecha de acceso | 2023-06-02T17:04:38Z | |
Fecha de disponibilización | 2023-06-02T17:04:38Z | |
Fecha de publicación | 2007 | |
Referencia | MOTTA, Luciana Branco da; AGUIAR, Adriana Cavalcanti de. Novas competências profissionais em saúde e o envelhecimento populacional brasileiro: integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, p. 1-10, 2007. | en_US |
ISSN | 1678-4561 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58899 | |
Descripción | Adriana Cavalcanti de Aguiar - Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento. | en_US |
Resumen en Portugués | Este trabalho discute as características da formação médica frente ao processo de envelhecimento e as especificidades da atenção à saúde do idoso, de forma a sistematizar as competências necessárias para profissionais de saúde. A premissa é que existe uma distância marcante entre, por um lado, conteúdos necessários à boa prática geriátrica e diretrizes das políticas de saúde e educação e, por outro lado, o currículo atual da graduação e da pós-graduação. A transição epidemiológica e demográfica coloca a Geriatria e Gerontologia como uma especialidade com mercado em expansão, tanto no setor público como privado, implicando a discussão da normatização da formação e distribuição de RH na saúde. Porém, a pouca valorização da presença de seus conteúdos nos currículos não reflete apenas uma questão pedagógica. Ao que tudo indica, apesar da legislação existente, ainda não está clara a importância destes conteúdos para a sociedade. A inclusão do processo de envelhecimento como curso de vida e em todos os seus aspectos nos currículos de graduação é uma prioridade. É também necessário ampliar a discussão sobre o papel da pós-graduação, da educação permanente e da educação continuada a fim de fazer frente ao desafio de envelhecer com qualidade. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | en_US |
Derechos de autor | open access | en_US |
Palabras clave en Portugués | Educação médica | en_US |
Palabras clave en Portugués | Idosos | en_US |
Palabras clave en Portugués | Envelhecimento | en_US |
Palabras clave en Portugués | Recursos humanos | en_US |
Título | Novas competências profissionais em saúde e o envelhecimento populacional brasileiro: integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade | en_US |
Título alternativo | New professional competences in the field of health and the aging Brazilian population: integrality, interdisciplinarity, intersectoriality | en_US |
Tipo del documento | Article | en_US |
DOI | 10.1590/s1413-81232007000200012 | |
Resumen en Inglés | This paper discusses the challenges faced by medical education with regard to the aging Brazilian population as well as the specificities of senior health care services, aiming at systematizing the contents and practices needed to prepare health professionals. The assumption is based on a clear gap between appropriate contents for quality geriatric practices and health policy guidelines on the one hand, and current undergraduate and graduate level medical programs on the other. This epidemiological and demographic transition positions Geriatrics and Gerontology as fields of expertise in an expanding market, both in the public and private sectors, which raises the discussion on medical training standardization and health HR distribution. However, the little emphasis given to these fields in current curricula does not only reflect a mere pedagogical issue. In spite of the existing legislation, everything points to the fact that the importance of these contents to society is not yet clear. Including the aging process in undergraduate programs as part of the life course and in all of its aspects is a priority for the Brazilian population. A broad discussion on the role played by graduate, permanent, and continuing education is needed in order to face the challenge of quality aging. | en_US |
Afiliación | Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade Aberta da Terceira Idade. Núcleo de Atenção ao Idoso. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Afiliación | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | en_US |
Palavras clave en Inglês | Medical education | en_US |
Palavras clave en Inglês | Medical curriculum | en_US |
Palavras clave en Inglês | Senior health | en_US |
Palavras clave en Inglês | Aging process | en_US |
Palavras clave en Inglês | Human resources | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade |