Advisor | Moraes, Danielle Ribeiro de | |
Author | Marques, Hugo Braz | |
Access date | 2023-06-14T18:13:05Z | |
Available date | 2023-06-14T18:13:05Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | MARQUES, Hugo Braz. Análise das políticas alimentares de municípios brasileiros integrantes da rede de liderança climática C40 Cities para enfrentamento da Sindemia Global. 2023. 185 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59023 | |
Abstract in Portuguese | Interconexões sinérgicas têm sido sugeridas na determinação da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, constituindo-se a Sindemia Global, devido à configuração vigente do sistema alimentar hegemônico, com associações atribuídas a alimentos ultraprocessados, carne bovina e laticínios. Para alcance do propósito do Acordo de Paris, metrópoles integrantes da Rede de Liderança Climática C40 Cities se predispuseram a revisar seus sistemas alimentares a partir de 2019. O objetivo consiste em analisar políticas alimentares de municípios brasileiros integrantes da Rede C40 Cities, entre 2019 e a primeira metade de 2022. Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem exploratória, descritiva e analítica, com coleta de dados feita por questionário eletrônico semiestruturado e oficinas em videoconferência, com representantes de órgãos estratégicos e táticos mobilizadores de ações em alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional e meio ambiente, no Rio de Janeiro e em Curitiba. Procedeu-se com análise de conteúdo e análise de discurso. Os principais entraves compreenderam dificuldade de articulação e comunicação intersetorial, com descontinuidade de ações por mudanças gestionárias, atribuição da “causa” como exclusiva do(a) nutricionista, instabilidade por mudança estrutural na área técnica e retardo na publicação da política municipal de alimentação e nutrição no Rio de Janeiro. Por outro lado, as facilidades incluíram a contemplação da temática em planos municipais precedentes, o fortalecimento da agenda de Segurança Alimentar e Nutricional no Rio de Janeiro por rearranjos institucionais e a existência de uma secretaria específica em Curitiba. A Dieta de Saúde Planetária, da Comissão EAT-Lancet, foi considerada inaplicável na particularidade nacional, enfatizando-se o Guia Alimentar para a População Brasileira como referência precípua para revisão de sistemas alimentares. A captura corporativa pela indústria de alimentos fez-se notar a partir da conivência com ajustes neoliberais em políticas públicas e do descompromisso municipal com a prevenção e conflitos de interesses com saúde e sustentabilidade. Em ambos municípios, a agenda parece se alocar em status institucional, ainda que Curitiba se sobressaia com programas que imbricam os diversos processos do sistema alimentar e constructos de sua interface com os munícipes. Contudo, em nenhum dos municípios foram efetivamente implementadas políticas públicas de alimentação de nutrição. Questões da ordem de governança consistiram no radical principal para os entraves para revisão de sistemas alimentares municipais. | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Obesidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Desnutrição | pt_BR |
Subject in Portuguese | Mudanças Climáticas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistema Alimentar | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cidade Saudável | pt_BR |
Title | Análise das políticas alimentares de municípios brasileiros integrantes da rede de liderança climática C40 cities para enfrentamento da sindemia global | pt_BR |
Alternative title | Analysis of food policies of Brazilian urban centers inserted in the C40 Cities Climate Leadership Network to confront the Global Syndemic | en_US |
Type | Thesis | |
Defense date | 2023-03-30 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Co-Advisor | Castro Junior, Paulo César Pereira de | |
Abstract | Synergistic interconnections have been suggested in the determination of obesity, malnutrition and climate change, constituting the Global Syndemic, due to the current configuration of the hegemonic food system, with associations attributed to ultra-processed foods, beef and dairy products. In order to achieve the purpose of the Paris Agreement, urban centers that take part in the C40 Cities Climate Leadership Network decided to review their food systems from 2019. The objective is to analyze food policies of Brazilian municipalities that are members of the C40 Cities, between 2019 and the first half of 2022. This is a qualitative study, exploratory, descriptive and analytical approach, with data collection made by electronic questionnaire and workshops in videoconference, with representatives of strategic and tactical secretariats mobilizing actions in food and nutrition, food and nutrition security, and environment, in Rio de Janeiro and Curitiba. It was carried out content analysis and discourse analysis. The main obstacles were concerned to difficulty in articulation and intersectoral communication, with discontinuity of actions due to management changes, attribution of the "cause" as exclusive to the nutritionist, instability due to structural change in the technical area and the delay in the publication of the municipal food and nutrition policy in Rio de Janeiro. On the other hand, the facilities included the contemplation of the theme in previous municipal plans, the strengthening of the Food and Nutrition Security agenda in Rio de Janeiro through institutional rearrangements and the existence of a specific secretariat in Curitiba. The Planetary Health Diet of the EAT-Lancet Commission was considered inapplicable in the national particularity, emphasizing the Brazilian Food Guide as the main reference for the review of food systems. Corporate capture by the food industry was noted from the connivance with neoliberal adjustments in public policies and the municipal disengagement with prevention and conflicts of interest with health and sustainability. In both municipalities, the agenda seems to be allocated in the institutional status, although Curitiba stands out with programs that intertwine the various processes of the food system and constructs of its interface with the citizens. However, in none of the municipalities, public food and nutrition policies were effectively implemented. Issues of the order of governance consisted of the main radical for the obstacles to the revision of municipal food systems. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Obesity | en_US |
Subject | Malnutrition | en_US |
Subject | Climate Change | en_US |
Subject | Food System | en_US |
Subject | Urban Health | en_US |
DeCS | Obesidade | pt_BR |
DeCS | Desnutrição | pt_BR |
DeCS | Mudança Climática | pt_BR |
DeCS | Sistema Alimentar | pt_BR |
DeCS | Cidade Saudável | pt_BR |
DeCS | Sindemia | pt_BR |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 02 Fome zero e agricultura sustentável | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 11 Cidades e comunidades sustentáveis | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 13 Ação contra a mudança global do clima | |