Author | Bodart, Cristiano das Neves | |
Author | Cigales, Marcelo Pinheiro | |
Access date | 2023-06-29T20:14:31Z | |
Available date | 2023-06-29T20:14:31Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. O ensino de sociologia no século XIX: experiências no estado do Amazonas, 1890-1900. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 123-145, jan./mar. 2021. | en_US |
ISSN | 0104-5970 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59273 | |
Description | A revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos é uma publicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Lançada em julho de 1994, a revista publica artigos e notas de pesquisa inéditos, documentos e imagens de valor histórico, debates, entrevistas e resenhas de livros e produções digitais relevantes para a história das ciências e da saúde, aprovados por integrantes do conselho editorial ou pareceristas ad hoc. Desde 2023, adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos, mas com eventuais dossiês temáticos. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O artigo evidencia a presença do ensino de sociologia no Brasil no século XIX. As fontes remetem ao Diário Oficial do Estado do Amazonas e ao jornal Amazonas publicados entre 1890 e 1900, onde identificam-se experiências no estado do Amazonas. O referencial teórico-metodológico centra-se na análise documental e no conceito de “campo” de Bourdieu, no intuito de compreender as dinâmicas de inserção da sociologia na escola normal e no ensino secundário brasileiro. Os resultados revelam a formação do professorado, o número de alunos, os conteúdos e a sua configuração no currículo escolar, a influência das leis federais e a circulação internacional das ideias na proposição do ensino de sociologia. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/COC | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ginásio Amazonense | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino de Sociologia | en_US |
Subject in Portuguese | História do Ensino de Sociologia | en_US |
Title | O ensino de sociologia no século XIX: experiências no estado do Amazonas, 1890-1900 | en_US |
Alternative title | Teaching sociology in the nineteenth century: experiences in the state of Amazonas, 1890-1900 | en_US |
Type | Article | |
DOI | 10.1590/S0104-59702021000100007 | |
Abstract | This article depicts the teaching of sociology in nineteenth-century Brazil, using sources such as the Diário Oficial do Estado do Amazonas and the Amazonas newspaper published between 1890 and 1900 that convey experiences in the state of Amazonas. The theoretical-methodological approach focuses on document analysis and Bourdieu’s concept of “field” in order to understand the dynamics of how sociology was situated within normal schools and secondary education in Brazil. The results illustrate teacher training, the number of students, the content and its inclusion in the curriculum, the influence of federal laws, and international circulation of ideas in the teaching of sociology. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação e Programa de Pós-graduação em Sociologia. Maceió, AL, Brasil. | |
Affilliation | Universidade de Brasília. Departamento de Sociologia. Brasília, DF, Brasil. | |
Subject | Ginásio Amazonense | en_US |
Subject | Teaching Sociology | en_US |
Subject | History of Teaching Sociology | en_US |
DeCS | Sociologia | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
e-ISSN | 1678-4758 | |