Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60025
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO BASEADA EM INTELIGÊNCIA
Inteligência
Teoria das Inteligências Múltiplas
Promoção da saúde
Alfabetização em Saúde
Intelligence
Theory of Multiple Intelligences
Health Promotion
Health Literacy
Alternative title
Intelligence-based Information LiteracyAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa correlaciona habilidades cognitivas que compõem as Inteligências Múltiplas com habilidades informacionais do modelo de Competência em Informação, de modo a contribuir para o desenvolvimento de subsídios para o aprimoramento das competências na utilização da informação no âmbito da saúde. A pesquisa seguiu um delineamento descritivo e qualitativo utilizando como métodos de coleta de dados a revisão bibliográfica convencional aliada à abordagem metodológica de revisão sistemática da literatura. Foram identificadas cento e noventa e cinco características, habilidades e/ou competências essenciais específicas das oito Inteligências Múltiplas e estabelecidas as potenciais correlações com o modelo de Competência em Informação, assim como se evidenciaram as lacunas existentes entre ambas as competências. Para fins de delimitação deste trabalho, optou-se por explorar a Inteligência Linguística – uma das oito que compõem as Inteligências Múltiplas. Pôde-se inferir que a correlação observada entre as habilidades cognitivas que compõem e caracterizam as Inteligências Múltiplas e a Competência em Informação é evidente, de maneira geral, em verbos de ação, os quais caracterizam também o conceito nuclear de cada inteligência ou competência. Assim, pode-se dizer que estes verbos de ação são igualmente importantes para direcionar os processos e conteúdos dos programas de capacitação informacional de usuários leigos, proporcionando o estímulo para ambas as competências – cognitivas e em informação – e contribuindo potencialmente para o aprendizado ao longo da vida. Como resultados obtidos da revisão sistemática da literatura, foram analisadas trinta e nove publicações, sendo considerados sete artigos pertinentes, com especial destaque às pesquisas empíricas relatadas nestes trabalhos. Pode-se concluir que o estímulo às inteligências favorece o desenvolvimento da Competência em Informação, bem como o estímulo à Competência em Informação favorece o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, evidenciando, mais uma vez, a relação de reciprocidade entre ambas as competências.
Abstract
This piece of research correlates cognitive skills that compose Multiple Intelligences with informational skills of the Information Literacy model in order to contribute to the development of subsidies for the improvement of competences in the information use in health studies. The research followed a descriptive and qualitative approach by using the systematic bibliographic review and the literature review as methods of data collection. A total of one hundred and ninety-five characteristics, skills and/or specific core competencies of the eight Multiple Intelligences were identified and the potential correlations with the Information Literacy model were established, as well as the gaps existent between the competences were highlighted. In order to delimit this study, the Linguistic Intelligence – one of the eight Multiple Intelligences – was exploited. It was possible to assume that the noticed correlation between the cognitive skills which compose and characterize the theory of Multiple Intelligences and the Information Literacy is evident, in general, in action verbs, also characterizing the core concept of each intelligence or competence. Therefore, it is possible to state that these action verbs are equally important to define the informational training programs’ processes and contents for lay users, providing the stimulus for both competencies – cognitive and information – and potentially contributing to learning for the whole life. As results of the literature review, thirty-nine publications were analyzed, of which seven articles were relevant with special emphasis on the mentioned empirical pieces of research. It was possible to conclude that the intelligences’ stimulating process is positive to the Information Literacy development, as well as the Information Literacy encouragement contributes to the Multiple Intelligences development, showing again the reciprocal relationship between both competencies.
Keywords in Portuguese
Competência em InformaçãoInteligência
Teoria das Inteligências Múltiplas
Promoção da saúde
Alfabetização em Saúde
Keywords
Information LiteracyIntelligence
Theory of Multiple Intelligences
Health Promotion
Health Literacy
Share