Advisor | Araújo Júnior, José Luiz do Amaral Corrêa de | |
Author | Lyra, Tereza Maciel | |
Access date | 2023-10-27T14:07:33Z | |
Available date | 2023-10-27T14:07:33Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | LYRA, Tereza Maciel. A política de saúde ambiental do Recife em 2001 e 2002: uma análise a partir do Programa de Saúde Ambiental. 2009. 310 p. Tese, (Doutorado)-Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2009. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60970 | |
Abstract in Portuguese | A descentralização tem favorecido o surgimento de inovações. Os municípios têm sido lócus privilegiados para o surgimento de novas práticas, dentre essas o Programa de Saúde Ambiental (PSA). O PSA surge no âmbito da Secretaria de Saúde do Recife em 2001. Além de recuperar os princípios do SUS, fundamentam-se nos princípios da Promoção da Saúde, do Programa Marco de Atenção ao Meio Ambiente (OPAS) e da Agenda 21. Reconhecido como inovador, e surgido como uma proposta de enfrentamento dos graves e crônicos problemas que afetam a cidade do Recife, o PSA contém elementos relevantes para uma análise como política pública, o que nos propusemos realizar ao longo da presente tese. O trabalho teve por objetivo analisar o PSA desde sua colocação na agenda pública em 2001, até a implementação do mesmo na cidade do Recife, em 2002. Buscou-se compreender o contexto no momento da elaboração do PSA em 2001, como se deu seu processo de elaboração, que atores influenciaram, qual o conteúdo propositivo do PSA e como o mesmo dialoga com os princípios do SUS e da Promoção da Saúde. O contexto, processo, atores e conteúdo foram também analisados no momento da implementação do PSA, em 2002. Foi realizado um estudo qualitativo de caso, com 20 entrevistas semi-estruturadas, analisadas através de condensação de significados. Foram cumpridas as exigências éticas. As principais ferramentas utilizadas foram as de análise de políticas públicas. Os resultados revelam achados sobre o contexto, processo, atores e conteúdo. principais resultados referentes ao contexto foram: as mudanças ocorridas devido a eleição do candidato do PT para a Prefeitura (2001/04); as características sócio-sanitárias do Recife; a escolha do Secretário de Saúde, política e tecnicamente hábil; equipe de gestores majoritariamente sanitaristas; adesão dos técnicos; incremento financeiro, que se traduziu no equilíbrio do triângulo de governo de Matus. Quanto ao processo, destacou-se a captação da oportunidade por parte dos gestores para elaboração do PSA. Os principais atores foram os gestores e técnicos setoriais, mas, identificou-se outros atores extra-setorias, que ressaltou a construção da viabilidade. O conteúdo do PSA dialogou com os princípios do SUS e da Promoção da Saúde. Em relação ao momento da implementação, destaca-se a influencia da epidemia de dengue em 2002, que exerceu pressão tanto no ritmo como na implementação das ações do programa. | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | restricted access | |
Subject in Portuguese | Políticas Públicas de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formulação de Políticas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Planos e Programas de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Programação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação de Programas e Projetos de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Política Ambiental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Programas Governamentais | pt_BR |
Title | A política de saúde ambiental do Recife em 2001 e 2002: uma análise a partir do Programa de Saúde Ambiental | pt_BR |
Alternative title | The Environmental Health Policy in Recife in 2001 and 2002: an analysis from the Health Environment Program | en_US |
Type | Thesis | |
Defense date | 2009-06-03 | |
Departament | Departamento de Saúde Coletiva | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Recife | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Abstract | Decentralization has favored innovation. The municipalities have been privileged sites to the appearance of new practices, the Health Environment Programme (Programa de Saúde Ambiental -PSA) among them. The PSA emerges in the Health Secretariat of Recife in 2001, fundamented in the principles of Health Promotion of Attention to the Environment Programme (Programa Marco de Atenção ao Meio Ambiente - OPAS) and Agenda 21, besides retrieving the SUS principles. Recognized as innovating as well as a proposal to facing the serious and chronic problems which affect the city of Recife, the PSA has relevant elements to be analysed as a public policy, our aim throughout the present essay. The present work aims at analysing the PSA since its placing in the public agenda in 2001 to its implementation in the city of Recife in 2002. The context at the moment and the process of the elaboration of the programme in 2001, the actors influencing it, its proposed content and how the dialogue between the PSA and the principles of the SUS and Health Promotion were the focus of our study. The context, process, actors and content were also analysed at the moment of the PSA implementation in 2002. A qualitative case study, involving 20 semistructured interviews analysed by meaning condensation was done, following all ethical requirements. The policy analysis tools were used. The main findings were: the context of change with the election of the PT candidate to the City Office (2001/04); the social-sanitary characteristics of Recife; the choice of the political and technically apt Health Secretary; a team of major sanitary managers; the joining of technicians; financial increment, shown in the balance of Matus’ government triangle. As far as the process was concerned, the capitation of opportunity by the PSA elaborating managers stands out. The main actors were the sector managers and technicians, but there were extra-sector actors as well, who made the construction of viability prominent. The PSA content dialogued with the SUS and Health Promotion principles. As refers to the moment of implementation, the influence of the dengue epidemics in 2002 stands out, for the pressure it exerted both on the rhythm as on implementing the programme actions themselves. The present work has achieved its proposed objectives, the method and tools used having shown applicability. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Member of the board | Araújo Júnio, José Luiz do Amaral Corrêa de | |
Member of the board | Praciano, Luci | |
Member of the board | Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do | |
Member of the board | Gurgel, Ide Dantas | |
Member of the board | Maciel Filho, Rômulo | |
DeCS | Políticas públicas de saúde | pt_BR |
DeCS | Formulação de políticas | pt_BR |
DeCS | Planos e programas de saúde | pt_BR |
DeCS | Análise de projetos | pt_BR |
DeCS | Avaliação de programas e projetos de saúde | pt_BR |
DeCS | Política ambiental | pt_BR |
DeCS | Programas governamentais | pt_BR |
DeCS | Brasil | pt_BR |