Advisor | Nascimento, Dilene Raimundo do | |
Author | Costa Junior, Ives Mauro Silva da | |
Access date | 2013-01-07T15:55:04Z | |
Available date | 2013-01-07T15:55:04Z | |
Document date | 2006 | |
Citation | COSTA JÚNIOR, Ives Mauro Silva da. Conta-me tudo: representações de doença na filmografia de Pedro Almodóvar. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2006. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6117 | |
Abstract in Portuguese | Os estudos sobre doenças possibilitam análises sobre articulações e mudanças na sociedade. A doença quase sempre é um elemento de desorganização e reorganização social. Os estudos nesse campo devem levar em conta a articulação entre a patologia de uma época, a configuração histórica e ideológica que a contextualiza e o estágio de desenvolvimento da Medicina. Ao avaliarmos a dimensão social da doença, trilhamos um dos caminhos para a compreensão de uma sociedade, uma vez que esta funciona como suporte e expressão da mesma.
Doença é uma construção social e um indivíduo doente sempre o é em função da sociedade e segundo moldes fixados pela mesma. Dessa maneira, podemos pensar a doença como um objeto histórico, uma vez que esta é fenômeno social, ao mesmo tempo em que transforma a sociedade. Ao perceber que doenças são representações carregadas de culpa e comiseração o Cinema as usou como tema, personagens ou pano de fundo, construindo painéis de uma determinada época ou sociedade. Este trabalho pretende discutir a construção do doente na filmografia de Pedro Almodóvar, uma vez que percebo que este as usa como elemento de transformação de indivíduos ou da própria sociedade. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Representação | |
Subject in Portuguese | Doença | |
Subject in Portuguese | Cinema | |
Subject in Portuguese | Ética | |
Title | Conta-me tudo: representações de doença na filmografia de Pedro Almodóvar | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2006 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde | |
Abstract | Studies on illnesses may lead to analyses on social movements and changes. An illness is almost always an element of social disorganization and reorganization. The studies in this field should take into consideration the link between the pathology of an era, the historical and ideological configuration that contextualizes it and the degree of development in Medicine. When we analyze the social dimension of an illness, we tread one of the paths leading to the understanding of a society, since it works as support and expression of the illness itself. The illness is a social construction and an individual is always ill because of society and according to patterns determined by it. We can thus think of an illness as historical objects, since it is a social phenomenon and, at the same time, transforms society. When cinema realized that illnesses are representations full of guilt and commiseration, it used them as theme, characters or background, building panels of a specific era or society. The aim of this work is to discuss the construction of the sick person in Pedro Almodóvar’s filmography, since I realize he uses it as an element for the transformation of single individuals or of society itself. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Representation | en |
Subject | Illness | en |
Subject | Cinema | |
Subject | Ethics | |
DeCS | Sociedades/ética | pt_BR |
DeCS | Pacientes | pt_BR |
DeCS | Filmes Cinematográficos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |