Advisor | Gomes, Hilda da Silva | |
Author | Ferreira, Dayanne Ives dos Santos | |
Access date | 2023-11-24T09:33:30Z | |
Available date | 2023-11-24T09:33:30Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | FERREIRA, Dayanne Ives dos Santos. "S.O.S - Operação: Salve Quem Puder": uma ferramenta para popularização da educação ambiental. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61443 | |
Abstract in Portuguese | Nos últimos anos, o Brasil, país megadiverso biologicamente e com dimensões continentais, vem passando por diversos eventos de perda de biodiversidade. Apesar da regulamentação das medidas de preservação e conservação, cabe ao processo de ensino-aprendizagem conceber e estimular a consciência ambiental, para que as mudanças de costumes possam trazer medidas mais eficazes em longo prazo. Apropriando-se do jogo, em especial o de tabuleiro, um fenômeno cultural em ascensão no mercado, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de jogo de tabuleiro que possa ser utilizado como ferramenta de apoio ao professor-facilitador na introdução de temas e conceitos relacionados à perda da biodiversidade no Brasil que estimule o desenvolvimento da consciência ambiental. Dentro do universo proposto, conclui-se que inovar no processo de ensino-aprendizagem, amparando-se no uso de métodos pedagógicos alternativos, torna-se uma estratégia válida que permite ao aluno acrescentar suas relações interpessoais, seu raciocínio e senso crítico, além da apropriação dos conteúdos pertinentes ao currículo, cabendo ao professor o papel de mediador do processo de aprendizagem ativa. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Aprendizagem Ativa | en_US |
Subject in Portuguese | Biodiversidade | en_US |
Subject in Portuguese | Consciência Ambiental | en_US |
Subject in Portuguese | Divulgação Científica | en_US |
Subject in Portuguese | Jogos de Tabuleiro | en_US |
Title | "S.O.S - Operação: Salve Quem Puder": uma ferramenta para popularização da educação ambiental | en_US |
Type | TCC | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Casa de Oswaldo Cruz | en_US |
Abstract | In recent years, Brazil, a biologically megadiverse country with continental dimensions, has been experiencing several biodiversity loss events. Despite the regulation of preservation and conservation measures, it is up to the teaching- learning process to conceive and stimulate environmental awareness, so that changes in customs can bring more effective measures in the long run. Appropriating the game, especially the board game, a rising cultural phenomenon in the market, this paper aims to present a board game proposal that can be used as a support tool for the facilitator teacher in the introduction of themes and concepts related to the loss of biodiversity in Brazil that stimulates the development of environmental awareness. Within the proposed universe, it is concluded that innovating in the teaching-learning process, based on the use of alternative pedagogical methods, becomes a valid strategy that allows students to add their interpersonal relationships, their reasoning and critical sense, as well as their appropriation. content relevant to the curriculum, the teacher being the mediator role of the active learning process. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
Subject | Active Learning | en_US |
Subject | Biodiversity | en_US |
Subject | Environmental Awareness | en_US |
Subject | Game Board | en_US |
Subject | Science Communication | en_US |
DeCS | Aprendizagem Baseada em Problemas | en_US |
DeCS | Biodiversidade | en_US |
DeCS | Educação em Saúde Ambiental | en_US |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | en_US |
DeCS | Jogos Recreativos | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 15 Vida terrestre | |