Advisor | Gruzman, Carla | |
Author | Silva, Gabriel Rodrigues | |
Access date | 2023-11-24T11:09:13Z | |
Available date | 2023-11-24T11:09:13Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | SILVA, Gabriel Rodrigues. É possível um roteiro de mediação com inspirações decoloniais para uma exposição arqueológica?: educação museal e divulgação científica no contexto do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61445 | |
Abstract in Portuguese | Os museus durante muito tempo estiveram a serviço das grandes metrópoles imperiais que durante o processo de espoliação das colônias, exibiam em seus gabinetes de curiosidades objetos como troféus de sua suposta superioridade cultural. Mesmo após a independência política das antigas colônias, hábitos coloniais permaneceram em relação ao ser, ao saber, ao corpo, a natureza etc. A esses colonialismos que este trabalho visa transcender, propondo aqui um estudo exploratório para a elaboração de um roteiro com inspirações decoloniais no contexto do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para isso, foi identificado na literatura de referência do Grupo Modernidade/Colonialidade, da Museologia Decolonial e Divulgação Científica aportes teóricos que serviram de alicerce para a construção dessa pesquisa. Definimos como objetivo compreender as dimensões teórico-conceituais sobre decolonialidade e educação museal, para a elaboração de um roteiro de mediação que possa ser realizado com o público adulto que visita o MAEA-UFJF. Desse modo, elegemos os mediadores bolsistas do MAEA-UFJF como foco da presente proposta, buscando criar espaços de reflexão e desenvolver ferramentas com inspirações decoloniais para o exercício de suas práticas com os visitantes. O presente trabalho fez uma descrição detalhada da exposição de arqueoastronomia do MAEA-UFJF, problematizando a temática com suas vitrines e objetos musealizados. Ao final, realizamos a seleção de elementos para compor o roteiro de mediação com inspiração decolonial. Como resultado, a proposta de roteiro está organizada em quatro etapas: (1) Questões que levem os visitantes a reflexão; (2) A descrição histórica dos artefatos arqueológicos via comunicação museológica; (3) Problematizações decoloniais e diálogo; e (4) Fechamento. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Divulgação Científica | en_US |
Subject in Portuguese | Educação Museal | en_US |
Subject in Portuguese | Museus de Ciências | en_US |
Subject in Portuguese | Decolonialidade | en_US |
Subject in Portuguese | Roteiro de Mediação | en_US |
Title | É possível um roteiro de mediação com inspirações decoloniais para uma exposição arqueológica?: educação museal e divulgação científica no contexto do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora | en_US |
Alternative title | Is a script of mediation with decolonial inspirations possible for an archaeological exhibition?: museum education and scientific dissemination in the context of the Museum of American Archeology and Ethnology of the Federal University of Juiz de Fora | en_US |
Type | TCC | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Casa de Oswaldo Cruz | en_US |
Abstract | Museums for a long time were at the service of the great imperial metropolises that, during the process of dispossession of the colonies, exhibited objects in their cabinets of curiosities as trophies of their supposed cultural superiority. Even after the political independence of the former colonies, colonial habits remained in relation to being, knowledge, the body, nature, etc. These colonialisms that this work aims to transcend, proposing here an exploratory study for the elaboration of a script with decolonial inspirations in the context of the Museum of American Archeology and Ethnology of the Federal University of Juiz de Fora. For this, theoretical contributions were identified in the reference literature of the Modernity/Coloniality Group, Decolonial Museology and Scientific Dissemination, which served as a foundation for the construction of this research. We defined as objective to understand the theoretical-conceptual dimensions about decoloniality and museum education, for the elaboration of a mediation script that can be carried out with the adult public that visits the MAEA-UFJF. In this way, we chose MAEA-UFJF scholarship mediators as the focus of this proposal, seeking to create spaces for reflection and develop tools with decolonial inspirations for the exercise of their practices with visitors. The present work made a detailed description of the archaeoastronomy exhibition of MAEA-UFJF, problematizing the theme with its showcases and museum objects. In the end, we selected elements to compose the decolonial-inspired mediation script. As a result, the roadmap proposal is organized into four stages: (1) Questions that lead visitors to reflect; (2) The historical description of archaeological artifacts via museological communication; (3) Decolonial problematizations and dialogue; and (4) Closing. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
Subject | Scientific Divulgation | en_US |
Subject | Museum Education | en_US |
Subject | Science Museums | en_US |
Subject | Decoloniality | en_US |
Subject | Mediation Roadmap | en_US |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | en_US |
DeCS | Museus | en_US |
DeCS | Exposições Científicas | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |