Advisor | Guimarães, Maria Cristina Soares | |
Author | Pinto, Elzimar Evangelista Peixoto | |
Access date | 2023-12-14T18:31:40Z | |
Available date | 2023-12-14T18:31:40Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | PINTO, Elzimar Evangelista Peixoto. Translação e implementação do Conhecimento no campo da saúde Mental: o lugar dos processos de formação. 2023. 175 f. Tese (Doutorado em Informação, Comunicação e Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61786 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho se debruça sobre o campo da Translação do Conhecimento (TC) e os desafios de implementação de inovações complexas no campo da saúde mental, a partir de ações de formação. É um estudo descritivo e exploratório que parte do reconhecimento de que as evidências científicas no campo da saúde levam muitos anos para serem implementadas, o que pode representar mortes evitáveis, além de fragilizar o cuidado. Esta realidade é, reconhecidamente, mais evidente no campo da saúde mental, em função de preconceitos e estigmas historicamente determinados, em especial, quanto ao uso de álcool e outras drogas. O aumento da prevalência dos transtornos mentais, a sinalização do cuidado de base territorial e a Redução de Danos como estratégia de cuidado, fazem parte de um contexto que aponta para a necessidade de investigar os processos de TC no campo da saúde mental quando relacionados à formação dos profissionais de saúde. Esse trabalho faz essa discussão a partir do Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas), uma ação formativa pioneira no campo da saúde mental, proposta pelo Ministério da Saúde, realizada durante os anos 2013 a 2015 que formou 237.262 Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos em enfermagem em todo o país. A análise dirigida da literatura se somou à pesquisa documental e entrevistas com atores-chave que participaram da organização e implementação do Projeto para que, juntas, fossem discutidas à luz do framework, consolidated Framework for Implentation Research (CFIR). A análise do material aponta que a ação formativa, Projeto Caminhos do Cuidado, se pautou pelas evidências científicas, encontrou um contexto político bastante favorável, experimentou uma feliz confluência entre sua equipe, utilizou um modelo pedagógico participativo e dialógico, desenvolveu tecnologia que permitiu a capilarização das atividades e participação das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, fatores que contribuíram para atingir as metas do projeto. Entretanto, mesmo com o reconhecido êxito da ação formativa, identificou-se a complexidade do processo de TC no campo da saúde mental, o que reforça os desafios envolvidos na busca pela integralidade do cuidado. A TC deve ser entendida como um processo que envolve vários atores e níveis de gestão os quais, por vezes, têm lógicas e tempos de ação diferentes. Quando não propriamente articulados e engajados, corre-se o risco de captura pela lógica que individualiza, culpabiliza e desresponsabiliza àqueles teoricamente comprometidos com a integralidade do cuidado | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Translação do Conhecimento | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ciência da Implementação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Mental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Projeto Caminhos do Cuidado | pt_BR |
Title | Translação e implementação do conhecimento no campo da saúde mental: o lugar dos processos de formação | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2023 | |
Departament | Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde | en_US |
Abstract | This work focuses on the field of Knowledge Translation (KT) and the challenges of implementing complex innovations in the field of mental health, based on training actions. It is a descriptive and exploratory study that brings in its core acknowledgment that scientific evidence in the health field takes many years to be implemented, which may represent avoidable deaths, not to mention weakening care. This reality is admittedly more evident in the mental health field, due to historically determined prejudices and stigmas, specially regarding the use of alcohol and other drugs. The increase in the prevalence of mental disorders, the signaling of territorial-based care and Harm Reduction as a care strategy are part of a context that points to the need to investigate the processes of HT in the mental health field when related to the training of health professionals. This thesis makes this discussion from the Pathways of Care Project - Training in Mental Health (Crack, alcohol and other drugs), a pioneering formative action in the field of mental health, proposed by the Ministry of Health, held during the years 2013 to 2015 that trained 237,262 Community Health Agents and Nursing Assistants and Technicians throughout the country. The directed literature analysis was added to the document research and interviews with key actors who participated in the organization and implementation of the Project so that, together, they could be discussed in the light of the consolidated Framework for Implementation Research (CFIR). The analysis of the material shows that the formative action, Pathways of Care Project, which was guided by scientific evidence, found a very favorable political context, experienced a fortunate confluence among its team, used a participative and dialogic pedagogical model, developed technology that allowed the capillarization of the activities and participation of the Technical Schools of the Unified Health System, factors that contributed to reach the project's goals. Yet, even with the recognized success of the training action, the complexity of the TC process in the mental health field was identified, which reinforces the challenges involved in the search for comprehensive care. TC must be understood as a process that involves various actors and levels of management, which sometimes have different logics and times of action. When not properly articulated and engaged, it runs is the risk of being captured by the logic that individualizes, blames, and disempowers those theoretically committed to the integrality of care | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Knowledge Translation | en_US |
Subject | Implementation Science | en_US |
Subject | Health Training | en_US |
Subject | Mental Health | en_US |
Subject | “Pathways of Care” Project | en_US |
DeCS | Ciência da Implementação | pt_BR |
DeCS | Ciência Translacional Biomédica | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
DeCS | Saúde Mental | pt_BR |
DeCS | Integralidade em Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |