Advisor | Vasconcellos, Luiz Carlos Fadel de | |
Author | Castro, Robson Valerio de Oliveira | |
Access date | 2023-12-19T15:41:40Z | |
Available date | 2023-12-19T15:41:40Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | CASTRO, Robson Valerio de Oliveira. Síndrome Aerotóxica: um problema de saúde pública: o estado da arte e das práticas no Brasil. 2023. 245 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61887 | |
Abstract in Portuguese | A síndrome aerotóxica (SAT) é composta por um conjunto de sinais e sintomas, agudos e/ou crônicos, decorrentes da exposição aos Fume Events (FE) - vapores tóxicos oriundos do processo de pressurização da cabine do avião. Essas ocorrências surgem, em certas condições, e podem provocar diversos danos à saúde de passageiros e trabalhadores, transportados em aeronaves do serviço de transporte aéreo público nacional e internacional. Em diversos países, esse problema é discutido, inclusive trabalhos foram publicados e conferências realizadas sobre a temática, mas no Brasil as pesquisas são escassas e o assunto parece não possuir o destaque merecido. Em decorrência do fato, a presente pesquisa avaliou o estado da arte e das práticas em relação à SAT na saúde dos aeronautas do serviço do transporte aéreo público regular no Brasil. Foram mapeadas as produções acadêmicas publicadas no Brasil e no exterior, relacionadas ao fenômeno, bem como os possíveis casos de FE e SAT, ocorridos no serviço de transporte aéreo público regular, em bancos de dados públicos nacionais e internacionais. A pesquisa foi complementada com um questionário fechado anônimo, autoaplicável, objetivando identificar a percepção dos aeronautas do serviço de transporte aéreo público regular quanto às ocorrências de SAT, o atendimento da saúde do trabalhador no SUS e os riscos no seu ambiente de trabalho. Todos os dados coletados foram utilizados para a confecção de uma cartilha sobre os casos de FE e SAT nos sistemas de informação. As informações coletadas nos bancos de dados públicos nacionais comprovaram que o Brasil não está livre de FE, pois, entre 2012 e 2022, diversos voos sofreram com fumaça a bordo, odores e outros fenômenos. Além disso, foi identificado que 9 (nove) pilotos apresentaram incapacitações em pleno voo com 4 (quatro) desmaios, entre 2018 e 2022 Observando os registros de saúde percebeu-se um número acentuado de lacunas no preenchimento do registro de ocupação profissional nos casos de doenças relacionadas ao trabalho. Essa disparidade pode afetar o tipo de enquadramento em relação ao auxílio que será concedido ao profissional. Já, a avaliação dos questionários revelou que 72% dos respondentes têm, em média, 10 anos de atividade de voo e os eventuais efeitos do FE e SAT não são discutidos no briefing antes do voo. A respeito da estrutura da saúde do trabalhador no SUS, quase 100% desconhecem suas estruturas oficiais. Com base nesses dados, percebe-se a ausência de discussões e o consequente desconhecimento dos tripulantes a respeito dos FE e SAT. Daí, um dos produtos da pesquisa foi a confecção de uma cartilha de orientação, buscando conscientizar e incentivar os trabalhadores a reconhecerem e notificarem eventuais casos de FE e SAT. Desse modo, os próprios trabalhadores contribuirão para a promoção e proteção dos tripulantes e passageiros, buscando conscientizar, fomentar e alicerçar políticas em defesa da saúde dos trabalhadores sujeitos aos fenômenos descritos. Por fim, a pesquisa demonstrou que a SAT se configura como um relevante problema de saúde pública ainda não equacionado no Brasil. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Síndrome Aerotóxica | en_US |
Subject in Portuguese | Eventos de Fumaça | en_US |
Subject in Portuguese | Aeronauta | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde do Trabalhador | en_US |
Subject in Portuguese | SUS | en_US |
Title | Síndrome Aerotóxica: um problema de saúde pública: o estado da arte e das práticas no Brasil | en_US |
Alternative title | Aerotoxic Syndrome: a public health problem: the state of the art and practices in Brazil | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2023-08-31 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Abstract | The aerotoxic syndrome (ATS) is composed of a set of signs and symptoms, acute and/or chronic, resulting from exposure to Fume Events (EF) - toxic vapors arising from the pressurization process of the aircraft cabin. These occurrences occur under certain conditions and can cause various damages to the health of passengers and workers transported in aircraft of the national and international public air transport service. This problem is discussed in several countries, including published works and conferences. However, in Brazil, research is scarce, and the issue needs the attention it deserves. As a result, this research evaluated the state of the art and practices of SAT in the health of aeronauts in regular public air transport services in Brazil. Academic productions published in Brazil and abroad related to the phenomenon and possible cases of EF and SAT, which occurred in the regular public air transport service, were mapped in national and international public databases. The survey was complemented with an anonymous, self-administered closed questionnaire, aiming to identify the perception of regular general air transport service aeronauts regarding the occurrences of SAT, the health care of workers in the SUS, and the risks in their work environment. All data collected were used to create a booklet on cases of EF and SAT in the information systems. The information obtained in national public databases proved that Brazil is not free of EF since, between 2012 and 2022, several flights suffered from smoke on board, odors, and other phenomena. In addition, it was identified that 9 (nine) pilots had disabilities in mid-flight, with 4 (four) fainting between 2018 and 2022 The health records showed marked gaps in filling out the professional occupation record in cases of work-related illnesses. This disparity may affect the type of framework for the assistance granted to the professional. Already, the evaluation of the questionnaires revealed that 72% of the respondents have, on average, ten years of flying activity, and the possible effects of FE and SAT are not discussed in the pre-flight briefing. Regarding the structure of workers' health in the SUS, almost 100% need to be made aware of its official forms. Based on these data, we can see the absence of discussions and the consequent lack of knowledge among crew members regarding FE and SAT. Hence, one of the research products was the preparation of an orientation booklet, seeking to raise awareness and encourage workers to recognize and notify possible cases of EF and SAT. In this way, the workers will contribute to promoting and protecting crew members and passengers, seeking to raise awareness, encourage, and support policies in defense of workers' health subject to the phenomena described. Finally, the research demonstrated that SAT is a relevant public health problem that still needs to be addressed in Brazil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Aeronaut | en_US |
Subject | Aerotoxic Syndrome | en_US |
Subject | Fume Events | en_US |
Subject | Worker's Health | en_US |
Subject | SUS | en_US |
DeCS | Saúde Ocupacional | en_US |
DeCS | Sistema Único de Saúde | en_US |
DeCS | Aeronauta | en_US |
DeCS | Worker's Health | en_US |
DeCS | Aeronaut | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |