Author | Santos, Bruna Navarone | |
Author | Braga, Cristiane Nogueira | |
Author | Sousa, Isabela Cabral Félix de | |
Access date | 2024-01-04T14:29:07Z | |
Available date | 2024-01-04T14:29:07Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | SANTOS, Bruna Navarone; BRAGA, Cristiane Nogueira; SOUSA, Isabela Cabral Félix de. A relevância do ensino de sociologia para a formação acadêmica e profissional de jovens no Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz. Revista Intratextos. Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 34-44, 2022. | en_US |
ISSN | 2176-6789 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62068 | |
Abstract in Portuguese | O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz), no Rio de Janeiro, possibilita há mais de trinta anos que estudantes no ensino médio iniciem as atividades científicas por convênios firmados com escolas e/ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Mediante a análise de entrevistas semiestruturadas e realizadas com quinze alunos e trinta e dois egressos do Provoc-Fiocruz, observou-se a tendência a escolherem áreas socialmente consideradas mais apropriadas de acordo com as normas de gênero. Estas escolhas também são justificadas pelos jovens com base em emoções que foram categorizadas como “gosto”, “interesse” e “orgulho/reconhecimento”. Este estudo reflete sobre como estes aspectos emocionais se expressam nos relatos sobre as práticas de formação acadêmica e profissional destes jovens. Nesse contexto, propõe-se estudos sobre a aplicabilidade do ensino da Sociologia como uma intervenção no processo formativo destes jovens. Por meio desta proposta de ensino, busca-se incentivá-los a compreenderem como as práticas profissionais são historicamente e culturalmente associadas a construções de gênero que são expressas pelas emoções. Esta proposta pretende promover a problematização sobre as diferenças de gênero, abordando conceitos sociológicos e antropológicos, e suas implicações na construção dos conhecimentos sobre as áreas que redundam em escolhas acadêmicas e profissionais. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | UERJ/PPCIS | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Emoções | en_US |
Subject in Portuguese | Currículo de Sociologia | en_US |
Subject in Portuguese | Iniciação Científica | en_US |
Title | A relevância do ensino de sociologia para a formação acadêmica e profissional de jovens no Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | The Scientific Vocation Program of the Oswaldo Cruz Foundation (Provoc-Fiocruz), in Rio de Janeiro, has for over thirty years enabled high school students to begin scientific activities through agreements signed with schools and/or Civil Society Organizations of Public Interest (OSCIP). Through the analysis of semi-structured interviews carried out with fifteen students and thirty-two graduates of Provoc-Fiocruz, a tendency to choose areas socially considered more appropriate according to gender norms was observed. These choices are also justified by young people based on emotions that were categorized as “like”, “interest” and “pride/recognition”. This study reflects on how these emotional aspects are expressed in reports about the academic and professional training practices of these young people. In this context, studies are proposed on the applicability of teaching Sociology as an intervention in the training process of these young people. Through this teaching proposal, we seek to encourage them to understand how professional practices are historically and culturally associated with gender constructions that are expressed through emotions. This proposal aims to promote the problematization of gender differences, addressing sociological and anthropological concepts, and their implications for the construction of knowledge about areas that result in academic and professional choices. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El Programa de Vocación Científica de la Fundación Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz), en Río de Janeiro, permite desde hace más de treinta años que estudiantes de secundaria inicien actividades científicas a través de convenios firmados con escuelas y/u Organizaciones de la Sociedad Civil de Interés Público (OSCIP). Através del análisis de entrevistas semiestructuradas realizadas con quince estudiantes y treinta y dos egresados de Provoc-Fiocruz, se observó una tendencia a elegir áreas socialmente consideradas más apropiadas según las normas de género. Estas elecciones también son justificadas por los jóvenes basándose en emociones que fueron categorizadas como “me gusta”, “interés” y “orgullo/reconocimiento”. Este estudio reflexiona sobre cómo estos aspectos emocionales se expresan en relatos sobre las prácticas de formación académica y profesional de estos jóvenes. En este contexto, se proponen estudios sobre la aplicabilidad de la enseñanza de la Sociología como intervención en el proceso de formación de estos jóvenes. A través de esta propuesta didáctica buscamos incentivarlos a comprender cómo las prácticas profesionales están histórica y culturalmente asociadas a construcciones de género que se expresan a través de las emociones. Esta propuesta tiene como objetivo promover la problematización de las diferencias de género, abordando conceptos sociológicos y antropológicos, y sus implicaciones para la construcción de conocimientos sobre áreas que resultan en elecciones académicas y profesionales. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Emotions | en_US |
Subject | Sociology Curriculum | en_US |
Subject | Scientific Research | en_US |
Subject in Spanish | Emociones | en_US |
Subject in Spanish | Plan de estudios de sociología | en_US |
Subject in Spanish | Iniciación Científica | en_US |
DeCS | Educação Profissionalizante | en_US |
DeCS | Sociologia | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Pesquisa | en_US |
DeCS | Promoção da Pesquisa | en_US |