Author | Albano, Wladimyr Mattos | |
Author | Santos, Marcelo Guerra | |
Author | Bastos, Wagner Gonçalves | |
Access date | 2024-01-12T13:38:07Z | |
Available date | 2024-01-12T13:38:07Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | ALBANO, Wladimyr Mattos; SANTOS, Marcelo Guerra; BASTOS, Wagner Gonçalves. Plantas medicinais e o estudo de ciências naturais. Contexto & Educação, v. 38, n. 120, p. 1-19, 14 dez. 2023. | en_US |
ISSN | 2179-1309 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62175 | |
Description | Wladimyr Mattos Albano - Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta a informação no documento. | en_US |
Abstract in Portuguese | Esse trabalho teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pela química, por meio da interação entre os conhecimentos popular, científico e escolar sobre plantas medicinais no ensino de Ciências Naturais. Foram preparadas duas aulas de teoria e prática experimental sobre plantas medicinais e o estudo das substâncias fenólicas. As aulas foram realizadas junto aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental de um colégio público no município de São Gonçalo/RJ, em zona urbana. Na primeira aula, com a aplicação de um questionário, foram obtidas informações sobre plantas medicinais, seu uso, seu nome e seu modo de preparação; posteriormente, foram introduzidos conceitos sobre plantas medicinais e realizado um debate acerca dos conceitos de natural e de contraindicação. Na segunda aula, por intermédio de um questionário, os alunos puderam avaliar seu próprio aprendizado e a eficiência do método. As atividades desenvolvidas proporcionaram uma oportunidade de sensibilização dos alunos sobre a presença de substâncias químicas em plantas medicinais, e o aprendizado de conceitos de Química, Biologia e Física. A metodologia pode ser aplicada na elaboração de aulas e na formação continuada de professores. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Editora Unijui | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Conhecimento popular | en_US |
Subject in Portuguese | Etnobotânica | en_US |
Subject in Portuguese | Métodos de ensino | en_US |
Subject in Portuguese | Química | en_US |
Title | Plantas medicinais e o estudo de ciências naturais | en_US |
Type | Article | |
DOI | 10.21527/2179-1309.2023.120.13591 | |
Abstract | This work aimed to arouse students’ interest in chemistry, through the interaction between popular, scientific and school knowledge about medicinal plants in the teaching of Natural Sciences. Two theoretical and experimental classes were prepared on medicinal plants and the study of phenolic substances. Classes were held with ninth grade middle school students from a public school in the city of São Gonçalo, Rio de Janeiro stade (Brazil), in an urban area. In the first class, a questionnaire was applied and students’ knowledge about medicinal plants, their use, their name, and their method of preparation was obtained. Then, concepts about medicinal plants, as well as natural and contraindicated substances were introduced and discussed. In the second class, through a questionnaire, the students were able to evaluate their own learning and the efficiency of the method applied in the classroom. The activities developed provided an opportunity to raise awareness among students about the presence of chemical substances in medicinal plants, and concepts of Chemistry, Biology and Physics. The methodology can be applied in the elaboration of classes and in the continuing formation of teachers. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Popular knowledge | en_US |
Subject | Ethnobotany | en_US |
Subject | Teaching methods | en_US |
Subject | Chemistry | en_US |
e-ISSN | 0102-8758 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |