Author | Guedes, Ana Cristina Carneiro Menezes | |
Author | Valente, Tânia Cristina de Oliveira | |
Access date | 2024-01-17T14:17:33Z | |
Available date | 2024-01-17T14:17:33Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | GUEDES, Ana Cristina Carneiro Menezes; VALENTE, Tânia Cristina de Oliveira. Práticas educacionais colaborativas em saúde mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação: uma revisão de literatura. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 4, p. 962–975, out./dez. 2023. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62249 | |
Description | A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS) é organizada, gerenciada e editada, desde 2007, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos, em português, inglês, espanhol ou francês, de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde coletiva. As submissões à RECIIS são em fluxo contínuo. Apenas para os textos propostos aos dossiês temáticos, há um período específico para submissão, conforme indicado em Notícias. Os meses de publicação das edições são: março, junho, setembro e dezembro, com possibilidade de ahead of print. A RECIIS não cobra taxa de processamento de artigo, o que inclui avaliação, edição, publicação, distribuição e acesso dos manuscritos submetidos. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. Link da revista: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/index | en_US |
Abstract in Portuguese | O objetivo do presente estudo foi identificar elementos estruturantes do processo de trabalho das redes educacionais colaborativas em saúde mediadas por tecnologias de informação e comunicação, assinalando suas características-chave e sua dinâmica de funcionamento. Trata-se de uma revisão de escopo, realizada nas bases de dados: Medline, Lilacs e no portal Oasisbr. Foram encontrados 1.499 estudos, dos quais, oito atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados da investigação apontam as práticas educacionais colaborativas em saúde mediados por essas tecnologias como processos amplos e complexos, envolvendo a associação de diversos fatores. Destacam-se a dimensão técnico-pedagógica, a gestão estratégica, o gerenciamento do fluxo de informações, os aspectos relacionais, as competências de cada membro e a mediação do processo colaborativo. A integração dos diferentes aspectos da rede traduz um conjunto de desafios para a estruturação dos processos colaborativos que não se limita à pura acumulação cognitiva, mas vincula-se a processos de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/ICICT | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Rede Universitária de Telemedicina do Brasil | en_US |
Subject in Portuguese | Aprendizagens colaborativas | en_US |
Subject in Portuguese | Prática interdisciplinar | en_US |
Subject in Portuguese | Tecnologia da Informação e Comunicação | en_US |
Subject in Portuguese | Telemedicina | en_US |
Title | Práticas educacionais colaborativas em saúde mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação: uma revisão de literatura | en_US |
Alternative title | Prácticas educativas colaborativas en salud mediadas por las tecnologías de la información y comunicación: una revisión de literatura | en_US |
Alternative title | Collaborative educational practices in health mediated by information and communication technologies: a literature review | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v17iAhead-of-Print.3367 | |
Abstract | The aim of the present study was to identify structural elements of the work process of collaborative educational networks in health, mediated by information and communication technologies, by pointing out its key characteristics and its operating dynamics. This is a scope review, accomplished in the following databases Medline and Lilacs and in the Oasisbr portal. A total of 1.499 studies were found, and eight of them met the inclusion criteria. The search results indicate the collaborative educational practices in health mediated by these technologies as broad and complex processes, involving the association of several factors. The technical-pedagogical dimension, the strategic management, the management of the information flow, the relational aspects, the competencies of each member, and the mediation of the collaborative process are highlighted. The integration of the different aspects of the network translates a set of challenges for the
structuring of collaborative processes, which is not limited to pure cognitive accumulation, but is bound to learning processes and to the subjects’ development. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El objetivo del presente estudio es identificar elementos estructurantes del proceso de trabajo de las redes educativas colaborativas en salud mediadas por tecnologías de la información y comunicación, señalando sus características claves y su dinámica de funcionamiento. El trabajo presenta una revisión de escopo, realizada en las bases de datos: Medline, Lilacs y en el portal Oasisbr. Fueron encontrados 1.499 estudios, de los cuales ocho cumplieron los criterios de inclusión. Los resultados de la investigación apuntan a las prácticas educativas colaborativas en salud mediadas por estas tecnologías como procesos amplios y complejos, que abarcan la asociación de diversos factores. Se destacan la dimensión técnico-pedagógica, la
gestión estratégica, el gerenciamiento del flujo de información, los aspectos relacionales, las competencias de cada miembro y la mediación del proceso colaborativo. La integración de los diferentes aspectos de la red traduce un conjunto de desafíos para la estructuración de los procesos colaborativos, que no se limitan a la acumulación cognitiva, sino que se vinculan a los procesos de aprendizaje y desarrollo de los sujetos. | en_US |
Affilliation | Hospital Federal dos Servidores do Estado. Núcleo de Telessaúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Departamento .de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | University Network of Telemedicine in Brazil | en_US |
Subject | Collaborative learning | en_US |
Subject | Interdisciplinary practice | en_US |
Subject | Information and communication technology | en_US |
Subject | Telemedicine | en_US |
Subject in Spanish | Red Universitaria de Telemedicina de Brasil | en_US |
Subject in Spanish | Aprendizaje colaborativo | en_US |
Subject in Spanish | Práctica interdisciplinaria | en_US |
Subject in Spanish | Tecnología de la información y la comunicación | en_US |
Subject in Spanish | Telemedicina | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |